Questões Sobre o Descritor D2 - Matemática - 5º ano
D2: Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
1) Ana Lúcia arrumou seus sólidos geométricos da seguinte maneira:
Observando a arrumação, é correto afirmar que a prateleira que tem apenas sólidos com formas arredondadas é:
- A) I
- B) II
- C) III
- D) IV
A resposta correta é a letra D)
A arrumação que tem apenas sólidos com formas arredondadas é opção "D".
2) Observe a figura abaixo, ela representa um prisma de base triangular.
Dos moldes abaixo o que representa a planificação do prisma de base triangular é
- A) Planificação A.
- B) Planificação B.
- C) Planificação C.
- D) Planificação D.
A resposta correta é a letra A)
A planificação do prisma de base triangular é figura "A".
3) Observe os sólidos geométricos desenhados abaixo.
Qual desses sólidos é o cilindro?
- A) I
- B) II
- C) III
- D) IV
A resposta correta é a letra B)
O cilindro é a sólido da figura II. Logo, opção "B".
4) Observe as figuras desenhadas abaixo.
Qual dessas figuras é um poliedro?
- A) Figura 1.
- B) Figura 2.
- C) Figura 3.
- D) Figura 4.
A resposta correta é a letra A)
Poliedros (do latim poli — muitos — e edro — face) são figuras tridimensionais formadas pela união de polígonos regulares. Então, a figura 1 que é um poliedro. Portanto, opção "A".
5) Observe abaixo os objetos que Maíra levou para a aula de geometria.
Quais desses objetos lembram corpos redondos?
- A) I e II.
- B) I e III.
- C) I, III e V.
- D) II, IV e V.
A resposta correta é a letra B)
Corpos redondos são sólidos que possuem as bases em forma de círculo. Portanto, é o cilindro (pilha) e o cone (sorvete). Logo, opção "B".
6) Observe abaixo o desenho de uma pirâmide.
Qual das figuras abaixo representa a planificação dessa pirâmide?
- A) Planificação A.
- B) Planificação B.
- C) Planificação C.
- D) Planificação D.
A resposta correta é a letra D)
A figura que representa a planificação dessa pirâmide é "D".
7) Iracema quer construir um vaso de cartolina para colocar flores de papel. Pensou em um vaso na forma de um cubo sem tampa que tenha uma flor desenhada em faces opostas.
Veja o desenho do vaso que ela quer construir.
Qual é o molde correto para fazer esse vaso?
- A) Planificação A.
- B) Planificação B.
- C) Planificação C.
- D) Planificação D.
A resposta correta é a letra D)
O molde correto para fazer esse vaso é a letra "D".
8) Observe o desenho dos cartões X, Y, Z.
Usando cartões como esses e fita adesiva, Marina montou uma caixa sem tampa. Veja abaixo o desenho da caixa que ela fez.
Para montar essa caixa, Marina usou:
- A) um cartão X, dois Y e dois Z.
- B) um cartão X, dois Y e um Z.
- C) dois cartões X, um Y e dois Z.
- D) dois cartões X, dois Y e um Z.
A resposta correta é a letra A)
Para montar essa caixa, Marina usou um cartão X, dois Y e dois Z. Portanto, opção "A".
9) Os alunos do 5º Ano estão montando um cubo para fazer um dado para a aula de Matemática. Eles utilizam o molde seguinte, onde os números 3 e 4 representam duas de suas faces opostas.
Em um dado a soma dos números em duas faces opostas quaisquer totaliza sempre 7.
Com base no desenho anterior que algarismos deverão estar escritos nas faces em branco?
- A)
1 2 5 6 - B)
2 1 6 5 - C)
2 5 1 6 - D)
1 2 6 5
A resposta correta é a letra D)
Como a soma dos números em duas faces opostas quaisquer totaliza sempre 7. Então, a opção correta é a letra "D".
10) Observe a barraca que Mauro vai levar para o acampamento da escola. Ela tem a forma de uma pirâmide quadrangular.
Qual é o molde da pirâmide quadrangular?
- A) Molde A.
- B) Molde B.
- C) Molde C.
- D) Molde D.
A resposta correta é a letra B)
A planificação da pirâmide quadrangular é a figura "B".