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Questões Sobre o Descritor D21 - Matemática - 9º ano

D21: Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

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1) Ao medir a espessura de um livro de História, um aluno encontrou 3,5 cm.

Esse número escrito em forma de uma fração é

  • A) [tex]\frac{2}{7} [tex]
  • B) [tex]\frac{3}{5} [tex]
  • C) [tex]\frac{5}{3} [tex]
  • D) [tex]\frac{7}{2} [tex]
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A resposta correta é a letra D)

Observe que:

   [tex] 3,5 = \frac{35}{10} = \frac{35\ ÷\ 5}{10\ ÷\ 5} = \frac{7}{2} [tex]

Portanto, opção "D".

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2) A representação fracionária do número racional 1,8 é:

  • A) [tex] \frac{9}{5} [tex]
  • B) [tex] \frac{7}{5} [tex]
  • C) [tex] \frac{5}{4} [tex]
  • D) [tex] \frac{1}{5} [tex]
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A resposta correta é a letra A)

Observe que:

  [tex] 1,8 = \frac{18}{10} = \frac{18\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{9}{5} [tex]

Portanto, opção "A".

3) Mariana usou 0,5 litro de leite em uma receita de vitamina de frutas.

Qual é a fração que representa essa quantidade de leite que Mariana usou nessa receita?

  • A) [tex]\frac{3}{4} [tex]
  • B) [tex]\frac{1}{2} [tex]
  • C) [tex]\frac{1}{3} [tex]
  • D) [tex]\frac{1}{4} [tex]
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A resposta correta é a letra B)

Observe que:

   [tex] 0,5 = \frac{1}{2} = 50 \%\ [tex]

Portanto, opção "B".

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4) Uma professora de Matemática pediu a seus alunos que representassem um mesmo número racional de três formas diferentes. Observe abaixo como quatro alunos representaram o número que escolheram.

Um desses alunos acertou todas as representações do número racional.

Qual é esse aluno?

  • A) Alice.
  • B) Dilma.
  • C) Lucas.
  • D) Meire.
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A resposta correta é a letra C)

O único aluno que acertou todas as representações foi Lucas, pois:

  [tex] \frac{1}{100} = 1 \%\ = 0,01 [tex]

Portanto, opção "C".

5) No jogo “Encontrando Números Iguais” são lançados 5 dados especialmente preparados para isso.

Observe esta jogada: Os dados com números iguais são:

  • A) 1, 2 e 4.
  • B) 1, 3 e 4.
  • C) 2, 3 e 5.
  • D) 3, 4 e 5.
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A resposta correta é a letra B)

Os dados com números iguais são:

 Dado 1:  [tex] 1,50 [tex]

 Dado 2:  [tex] \frac{7}{4} = 1,75 [tex]

 Dado 3:  [tex] 1,50 [tex]

 Dado 4:  [tex] 1 \frac{1}{2} = 1 + 0,5 = 1,50 [tex]

 Dado 5:  [tex] \frac{1}{5} = 0,20 [tex]

Sendo assim, os dados iguais são: 1, 3 e 4.

Portanto, opção "B".

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6) A professora Clotilde pediu que seus estudantes escrevessem um número que representasse meio ou metade.

GERALDOCÁSSIOCARLAFERNANDO
[tex] \frac{1}{2} [tex]0,51,20,005

Os estudantes que acertaram o exercício foram

  • A) Cássio e Carla.
  • B) Geraldo e Cássio.
  • C) Carla e Geraldo.
  • D) Geraldo e Fernando.
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A resposta correta é a letra B)

Observe que meio pode ser representado por:

  [tex] 0,5 = \frac{1}{2} [tex]

Então, os estudantes que acertaram o exercício foram Geraldo e Cássio.

Portanto, opção "B".

7) Qual dos números abaixo representa 36%?

  • A) 0,036
  • B) 0,36
  • C) 3,6
  • D) 36
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A resposta correta é a letra B)

Observe a resolução a seguir:

   [tex] 36\ \% = \frac{36}{100} [tex]

Agora, dividindo 36 por 100, temos:

   [tex] 36 ÷ 100 = 0,36 [tex]

Portanto, opção "B".

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8) A fração [tex] \frac{3}{5}[tex] pode ser representada pelo número decimal:

  • A) 0,35
  • B) 0,53
  • C) 0,6
  • D) 3,5
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A resposta correta é a letra C)

Observe:

Dividindo 3 por 5, temos

   [tex] 3 ÷ 5 = 0,6 [tex]

Portanto, opção "C".

9) No Brasil, [tex] \frac{3}{4} [tex] da população vive na zona urbana.

De que outra forma podemos representar esta fração?

  • A) 15%
  • B) 25%
  • C) 34%
  • D) 75%
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A resposta correta é a letra D)

Observe a resolução a seguir:

Dividindo 3 por 4 obtemos:

   [tex] 3 ÷ 4 = 0,75 = \frac{75}{100} = 75\ \% [tex]

Portanto, opção "D".

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10) Juliana durante o seu treinamento de arremesso livre de basquete obteve 75% de acerto.

A alternativa que melhor associa ao aproveitamento de Juliana é:

  • A)
    c c c.
  • B)
    c c c.
  • C)
    c c c.
  • D)
    c c c.
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A resposta correta é a letra C)

Observe a resolução a seguir:

  [tex] 75\ \% = \frac{75}{100} = \frac{75\ ÷\ 25}{100\ ÷\ 25} = \frac{3}{4} [tex]

Portanto, opção "C".

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