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Questões Sobre o Descritor D22 - Matemática - 9º ano

D22: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

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1) José tinha 17 figurinhas e presenteou o seu primo com 7 dessas figurinhas.

  • A) [tex] \frac{17}{10} [tex]
  • B) [tex] \frac{7}{17} [tex]
  • C) [tex] \frac{10}{17} [tex]
  • D) [tex] \frac{17}{7} [tex]
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A resposta correta é a letra B)

Observe que:

[tex] Fração = \frac{N°\ de\ figurinhas\ dadas}{Total\ de\ figurinhas} = \frac{7}{17} [tex]

Portanto, opção "B".

2) Os lados de um papel retangular medem 16 cm e 24 cm. Ele é cortado ao meio pelo lado maior, conforme indicado na figura.

  • A) [tex] \frac{2}{3} [tex]
  • B) [tex] \frac{3}{4} [tex]
  • C) [tex] \frac{4}{3} [tex]
  • D) [tex] \frac{3}{2} [tex]
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A resposta correta é a letra B)

Observe que:

  [tex]Razão = \frac{Lado\ menor\ (hachurada)}{Lado\ maior\ (hachurada)} [tex]

  [tex]Razão = \frac{12}{16} = \frac{12\ ÷\ 4}{16\ ÷\ 4} = \frac{3}{4} [tex]

Portanto, opção "B".

3) Anita desenhou o retângulo abaixo, dividiu-o em 10 quadrados iguais.

  • A) [tex] \frac{6}{10} [tex]
  • B) [tex] \frac{4}{10} [tex]
  • C) [tex] \frac{4}{6} [tex]
  • D) [tex] \frac{6}{4} [tex]
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A resposta correta é a letra B)

Observe que:

  [tex] Fração = \frac{Quadrado\ verde}{total\ de\ quadrados} = \frac{4}{10} [tex]

Portanto, opção "B".

4) Em uma aula de matemática, a professora desenhou a figura abaixo, em que todos os quadrados são iguais.

  • A) Jorge tem razão.
  • B) Carlos e Jorge têm razão.
  • C) Jorge e Sônia têm razão.
  • D) Carlos e Sônia têm razão.
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A resposta correta é a letra D)

Observe que:

  [tex] \frac{Quadrado\ verde}{Total\ de\ quadrados} = \frac{6}{18} = \frac{6\ ÷\ 3}{18\ ÷\ 3} = \frac{2}{6} [tex]

Portanto, opção "D".

5) Numa atividade avaliativa Bruna teve como nota 0,4 ponto.

  • A) [tex] \frac{2}{5} [tex]
  • B) [tex] \frac{2}{3} [tex]
  • C) [tex] \frac{4}{8} [tex]
  • D) [tex] \frac{1}{4} [tex]
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A resposta correta é a letra A)

Observe que:

  [tex] 0,4 = \frac{4}{10} = \frac{4\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{2}{5} [tex]

Portanto, opção "A".

6) Observe abaixo o triângulo que Helena desenhou. Ela dividiu esse triângulo em partes iguais e pintou algumas de vermelho.

  • A) [tex] \frac{9}{4} [tex]
  • B) [tex] \frac{9}{5} [tex]
  • C) [tex] \frac{5}{9} [tex]
  • D) [tex] \frac{4}{9} [tex]
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A resposta correta é a letra D)

Observe que:

  [tex]\frac{Parte\ vermelha}{Total\ de\ partes} = \frac{4}{9} [tex]

Portanto, opção "D".

7) Cássia fez um desenho, dividiu em partes iguais e pintou de cinza algumas dessas partes, conforme mostra a figura abaixo.

  • A) [tex] \frac{12}{3} [tex]
  • B) [tex] \frac{9}{3} [tex]
  • C) [tex] \frac{3}{9} [tex]
  • D) [tex] \frac{3}{12} [tex]
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A resposta correta é a letra D)

Observe que:

  [tex]\frac{Total\ de\ partes\ cor\ cinza}{Total\ de\ partes} = \frac{3}{12} [tex]

Portanto, opção "D".

8) Paulo tem 12 camisetas, na qual, 7 são brancas e as restantes, azuis.

  • A) [tex] \frac{1}{12} [tex]
  • B) [tex] \frac{5}{12} [tex]
  • C) [tex] \frac{7}{12} [tex]
  • D) [tex] \frac{12}{12} [tex]
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A resposta correta é a letra C)

Observe que:

  [tex]\frac{Total\ de\ camisetas\ brancas}{Total\ de\ camisetas} = \frac{7}{12} [tex]

Portanto, opção "C".

9) Um aluno fez o seguinte desenho em uma folha de papel quadriculado:

  • A) [tex] \frac{1}{5} [tex]
  • B) [tex] \frac{2}{5} [tex]
  • C) [tex] \frac{3}{5} [tex]
  • D) [tex] \frac{4}{5} [tex]
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A resposta correta é a letra B)

Observe que:

[tex]\frac{Quadradinhos\ coloridos}{Total\ de\ Quadradinhos} = \frac{32}{80} = \frac{32\ ÷\ 16}{80\ ÷\ 16} = \frac{2}{5} [tex]

Portanto, opção "B".

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10) Uma massa de bolo precisa ser batida durante [tex] \frac{1}{4}[tex] de hora, ou seja, durante:

  • A) 5 min
  • B) 15 min
  • C) 30 min
  • D) 45 min
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A resposta correta é a letra B)

Observe que:

  [tex] \frac{1}{4} h = \frac{1}{4} × 60\ min = \frac{60}{4} = 15\ min [tex]

Portanto, opção "B".

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