Questões Sobre o Descritor D23 - Matemática - 9º ano
D23: Identificar frações equivalentes.
1) Quatro amigas pintaram uma parede. Anita pintou [tex]\frac{1}{6}[tex] dessa parede, Carol pintou [tex]\frac{2}{12}[tex], Júlia pintou [tex]\frac{2}{8}[tex] e Lorena [tex]\frac{3}{8}[tex].
- A) Anita e Carol.
- B) Anita e Júlia.
- C) Júlia e Carol.
- D) Júlia e Lorena.
A resposta correta é a letra A)
Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.
Anita: [tex]\frac{1}{6}[tex]
Carol: [tex]\frac{2}{12} = \frac{2\ ÷\ 2}{12\ ÷\ 2} = \frac{1}{6}[tex]
Júlia: [tex]\frac{2}{8} = \frac{2\ ÷\ 2}{8\ ÷\ 2} = \frac{1}{4} [tex]
Lorena: [tex]\frac{3}{8} [tex]
Logo, Anita e Carol pintaram a mesma quantidade dessa parede.
Portanto, opção "A".
2) O número no [tex]\clubsuit[tex], de forma a que as duas frações sejam equivalentes é
- A) 3
- B) 2
- C) 5
- D) 6
A resposta correta é a letra B)
Vamos obter a fração equivalente.
[tex] \frac{6}{45} = \frac{ \clubsuit}{15} \ \Rightarrow\ \frac{6\ ÷\ 3}{45\ ÷\ 3}\ = \frac{2}{15} [tex]
Sendo assim, [tex]\clubsuit = 2[tex].
Portanto, opção "B".
3) Regina, Bruno, Carlos e Mariana participaram de uma olimpíada de Matemática.
- A) Regina e Bruno
- B) Bruno e Carlos
- C) Carlos e Mariana
- D) Bruno e Mariana
A resposta correta é a letra D)
Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.
Regina: [tex]\frac{2}{5}[tex]
Bruno: [tex]\frac{1}{2}[tex]
Carlos: [tex]\frac{3}{8}[tex]
Mariana: [tex]\frac{2}{4} = \frac{2\ ÷\ 2}{4\ ÷\ 2} = \frac{1}{2}[tex]
Logo, Bruno e Mariana acertaram o mesmo número de questões.
Portanto, opção "D".
4) Ana, Bia, Cris e Dani estão colecionando figurinhas para completar seus alguns. Ana completou [tex]\frac{2}{6}[tex] de seu álbum. Bia completou [tex]\frac{2}{3}[tex], Cris [tex]\frac{4}{6}[tex] e Dani [tex]\frac{4}{3}[tex].
- A) Ana e Bia.
- B) Ana e Dani.
- C) Bia e Cris.
- D) Bia e Dani.
A resposta correta é a letra C)
Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.
Ana: [tex]\frac{2}{6} = \frac{2\ ÷\ 2}{6\ ÷\ 2} = \frac{1}{3} [tex]
Bia: [tex]\frac{2}{3} [tex]
Cris: [tex]\frac{4}{6} = \frac{4\ ÷\ 2}{6\ ÷\ 2} = \frac{2}{3}[tex]
Dani: [tex]\frac{4}{3} [tex]
Logo, Bia e Cris completaram a mesma fração do álbum.
Portanto, opção "C".
5) Três irmãos recebem mesadas iguais. Pedro guarda [tex]\frac{1}{4}[tex] da sua mesada, Antônio guarda [tex]\frac{5}{20}[tex] da sua mesada e Maria guarda [tex]\frac{3}{12}[tex] de sua mesada.
- A) Antônio guardou mais dinheiro que Pedro e este guardou mais dinheiro que Maria.
- B) Antônio guardou mais dinheiro que Maria e esta guardou mais dinheiro que Pedro.
- C) Maria guardou mais dinheiro que Pedro e este guardou mais dinheiro que Antônio.
- D) Pedro, Antônio e Maria guardaram igual quantia de dinheiro.
A resposta correta é a letra D)
Vamos escrever as frações na forma irredutível e encontrar a fração equivalente.
Pedro: [tex]\frac{1}{4}[tex]
Antônio: [tex]\frac{5}{20} = \frac{5\ ÷\ 5}{20\ ÷\ 5} = \frac{1}{4}[tex]
Maria: [tex]\frac{3}{12} = \frac{3\ ÷\ 3}{12\ ÷\ 3} = \frac{1}{4}[tex]
Logo, Pedro, Antônio e Maria guardaram igual quantia de dinheiro.
Portanto, opção "D".
6) A figura abaixo representa uma fração.
- A)
. . . . - B)
. . . . - C)
. . . . - D)
. . . .
A resposta correta é a letra B)
Observe que:
Figura: [tex]\frac{1}{2} [tex]
Letra A): [tex]\frac{1}{4} [tex]
Letra B): [tex]\frac{2}{4} = \frac{2\ ÷\ 2}{4\ ÷\ 2} = \frac{1}{2} [tex]
Letra C): [tex]\frac{3}{4} [tex]
Letra D): [tex]\frac{4}{4} = \frac{4\ ÷\ 4}{4\ ÷\ 4} = \frac{1}{1} = 1\ inteiro [tex]
Portanto, opção "B".
7) Observe a figura a seguir:
- A) [tex]\frac{3}{4}[tex]
- B) [tex]\frac{2}{4}[tex]
- C) [tex]\frac{1}{2}[tex]
- D) [tex]\frac{1}{3}[tex]
A resposta correta é a letra A)
A fração equivalente é:
[tex]\frac{18}{24} = \frac{18\ ÷\ 6}{24\ ÷\ 6} = \frac{3}{4} [tex]
Portanto, opção "A".
8) O professor de Matemática selecionou uma lista de exercícios que destes alguns iriam cair no trabalho final do bimestre.
- A) Cláudio e Dudu.
- B) Bernardo e Cláudio.
- C) Ana e Bernardo.
- D) Ana e Dudu.
A resposta correta é a letra D)
Observe que:
Ana: [tex]\frac{3}{5} [tex]
Bernardo: [tex]\frac{2}{7} [tex]
Cláudio: [tex]\frac{4}{8} = \frac{4\ ÷\ 4}{8\ ÷\ 4} = \frac{1}{2} [tex]
Dudu: [tex]\frac{6}{10} = \frac{6\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{3}{5} [tex]
Sendo assim, os alunos que resolveram a mesma quantidade de exercícios foram Ana e Dudu.
Portanto, opção "D".
9) A fração equivalente a [tex]\frac{4}{7}[tex] é
- A) [tex]\frac{7}{4}[tex]
- B) [tex]\frac{14}{12}[tex]
- C) [tex]\frac{8}{14}[tex]
- D) [tex]\frac{8}{16}[tex]
A resposta correta é a letra C)
A fração equivalente é:
[tex]\frac{4}{7} = \frac{4\ ×\ 2}{7\ ×\ 2} = \frac{8}{14} [tex]
Portanto, opção "C".
10) Observe a situação a seguir:
- A) Essa discussão é inútil, pois as quantias são iguais.
- B) Ele está com a razão, pois ela quer muito mais dinheiro do que ele ofereceu.
- C) Ela está com a razão, pois ele está oferecendo muito pouco dinheiro.
- D) Essa discussão é inútil, pois ela está pedindo uma quantia inferior a que ele está oferecendo.
A resposta correta é a letra A)
Observe:
ELE: [tex]\frac{4}{10} = \frac{4\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{2}{5} [tex]
ELA: [tex]\frac{6}{15} = \frac{6\ ÷\ 3}{15\ ÷\ 3} = \frac{2}{5} [tex]
Logo, essa discussão é inútil, pois as quantias são iguais.
Portanto, opção "A".