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Questões Sobre o Descritor D3 - Matemática - 9º ano

D03: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

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1) A classificação do triângulo quanto aos lados e quanto aos ângulos é:

  • A) Escaleno e retângulo
  • B) Isósceles e obtusângulo
  • C) Eqüilátero e acutângulo
  • D) Isósceles e retângulo
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A resposta correta é a letra A)

    O triângulo que possui todos lados distintos é chamado de triângulo escaleno. E, o que tem um ângulo reto (90°) é chamado de triângulo retângulo.

    Portanto, opção "A".

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2) Observe o triângulo a seguir:

O nome desse triângulo é:

  • A) isósceles
  • B) retângulo
  • C) obtusângulo
  • D) acutângulo
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

    O triângulo que possui um ângulo maior que 90° é chamado obtusângulo. Portanto, opção "C".

3) As medidas dos ângulos de um triângulo PQR são [tex]\widehat {P} = 40°[tex], [tex]\widehat {Q} = 80°[tex] e [tex]\widehat {R} = 60°[tex].

Uma relação entre os lados [tex]\overline{PQ}[tex], [tex]\overline{QR}[tex] e [tex]\overline{PR}[tex] desse triângulo é

  • A) [tex]\overline{PQ} > \overline{QR} > \overline{PR} [tex]
  • B) [tex]\overline{PR} > \overline{PQ} > \overline{QR} [tex]
  • C) [tex]\overline{QR} > \overline{PR} > \overline{PQ} [tex]
  • D) [tex]\overline{QR} > \overline{PQ} > \overline{PR} [tex]
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A resposta correta é a letra B)

Observe a figura a seguir:

Em um triângulo, o tamanho do lado é proporcional ao ângulo oposto a esse lado. Portanto,

   [tex] 80° > 60° > 40° [tex]

   [tex]\overline{PR} > \overline{PQ} > \overline{QR} [tex]

Portanto, opção "B".

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4)     De acordo com o triângulo abaixo, assinale a alternativa correta:

  • A) O valor de x é 90° e este é um triângulo retângulo.
  • B) O valor de x é 80° e este é um triângulo acutângulo.
  • C) O valor de x é 75° e este é um triângulo escaleno.
  • D) O valor de x é 55° e este é um triângulo isósceles.
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A resposta correta é a letra A)

Encontrar o ângulo x, sabendo que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo,

    [tex] 55° + \widehat {x} + 35° = 180°[tex]

    [tex] \widehat {x} = 180° - 55° - 35° [tex]

    [tex] \widehat {x} = 180° - 90° [tex]

    [tex] \widehat {x} = 90° [tex]

Então, O valor de x é 90° e este é um triângulo retângulo.

Portanto, altenativa "A".

5) No pátio de uma escola, a professora de matemática pediu que Júlio, que mede 1,60m de altura, se colocasse em pé, próximo de uma estaca vertical. Em seguida, a professora pediu a seus alunos que medissem a sombra de Júlio e a da estaca. Os alunos encontraram as medidas de 2m e 5m, respectivamente, conforme ilustraram as figuras abaixo.

A altura da estaca média:

  • A) 3,6 m.
  • B) 4 m.
  • C) 5 m.
  • D) 8,6 m.
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A resposta correta é a letra B)

Utilizando semelhança de triângulos, temos:

    [tex] \frac{x}{1,60} = \frac{5}{2} [tex]

    [tex] 2x = 1,60 \cdot 5 [tex]

    [tex] x = \frac{8}{2} [tex]

    [tex] x = 4\ cm [tex]

Portanto, altenativa "B".

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6) Janine desenhou dois triângulos, sendo que o triângulo DEF é uma redução do triângulo ABC.

A medida x do lado DF é igual a:

  • A) 4 cm.
  • B) 6 cm.
  • C) 8 cm.
  • D) 12 cm.
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A resposta correta é a letra B)

Utilizando semelhança de triângulos, temos:

    [tex] \frac{AC}{DF} = \frac{AB}{DE} [tex]

    [tex] \frac{12}{x} = \frac{8}{4} [tex]

    [tex] 8x = 12 \cdot 4 [tex]

    [tex] x = \frac{48}{8} [tex]

    [tex] x = 6\ cm [tex]

Portanto, altenativa "B".

7) Maria Sofia desenhou dois triângulos, sendo que o triângulo SRT é uma ampliação do triângulo ABC.

A medida x do lado SR é igual a

  • A) 21 cm.
  • B) 15 cm.
  • C) 13 cm.
  • D) 4 cm.
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A resposta correta é a letra B)

Utilizando semelhança de triângulos, temos:

    [tex] \frac{AC}{TS} = \frac{AB}{SR} [tex]

    [tex] \frac{4}{12} = \frac{5}{x} [tex]

    [tex] 4x = 12 \cdot 5 [tex]

    [tex] x = \frac{60}{4} [tex]

    [tex] x = 15\ cm [tex]

Portanto, altenativa "B".

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8) Observe as figuras.

Quanto aos lados das figuras acima podemos afirmar que os triângulos são respectivamente

  • A) escaleno, equilátero, isósceles.
  • B) retângulo, equilátero, isósceles.
  • C) acutângulo, equilátero, obtusângulo.
  • D) isósceles, escaleno, equilátero.
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A resposta correta é a letra A)

   Por definição, temos:

Triângulo equilátero: lados e ângulos congruentes;

Triângulo isósceles: 2 lados e 2 ângulos congruentes;

Triângulo escaleno: todos lados e ângulos distintos entre si.

   Portanto, opção "A".

   

9) Na figura abaixo há dois triângulos semelhantes. As figuras não estão desenhadas em escala.

A medida do lado AB é:

  • A) 12,5 cm
  • B) 9 cm
  • C) 4,5 cm
  • D) 13,5 cm
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A resposta correta é a letra D)

Utilizando semelhança de triângulos, temos:

    [tex] \frac{AB}{DE} = \frac{BC}{EF} [tex]

    [tex] \frac{AB}{4,5} = \frac{18}{6} [tex]

    [tex] \frac{AB}{4,5} = 3 [tex]

    [tex] AB = 3 \cdot 4,5 [tex]

    [tex] AB = 13,5\ cm [tex]

Portanto, altenativa "D".

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10) Observe o triângulo EFG abaixo, retângulo em F.

Quanto mede o ângulo x desse triângulo?

  • A) 30º
  • B) 60º
  • C) 90º
  • D) 120º
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A resposta correta é a letra A)

Observe:

Cálculo do ângulo y.

    [tex] \widehat {y} + 120° = 180°[tex]

    [tex] \widehat {y} = 180° - 120° [tex]

    [tex] \widehat {y} = 60° [tex]

Agora, encontrar o ângulo x, sabendo que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo,

    [tex] \widehat {F} + \widehat {E} + \widehat {G} = 180°[tex]

    [tex] 90° + \widehat {x} + 60° = 180°[tex]

    [tex] \widehat {x} = 180° - 90° - 60° [tex]

    [tex] \widehat {x} = 180° - 150° [tex]

    [tex] \widehat {x} = 30° [tex]

Portanto, altenativa "A".

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