Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No trecho “(…) os erros de planejamento fazem se multiplicar os pontos de alagamento em Goiânia.”, há uma relação de A) causa e finalidade. B) concessão e condição. C) finalidade e oposição. D) causa e consequência.

Despreparo para o clima

    São claras e visíveis as tendências de agravamento dos eventos climáticos, com concentração de chuvas em elevado volume e longos períodos de estiagem.

    Como consequência, os centros urbanos sofrem cada vez mais com os efeitos da seca e dos temporais. Goiânia não foge à regra. O mais grave é que as cidades não estão se preparando adequadamente para tais fenômenos. Na verdade, caminham em direção oposta, ampliando áreas de impermeabilização, autorizando ou tolerando construções em locais impróprios, destruindo faixas verdes e ainda adiando a implantação de planos de drenagem que garantam um eficaz escoamento de água. O resultado está diante de nossos olhos sempre que o clima se manifesta com eventos drásticos. Reportagens publicadas nas edições de ontem e hoje mostram, de um lado, as consequências funestas de temporais, que se transformaram em sinônimo de medo; e de outro, os erros de planejamento fazem se multiplicar os pontos de alagamento em Goiânia.

    Grande parte deles é resultado da ocupação e urbanização incorreta das margens de córregos. Assim, se multiplicam também os prejuízos materiais e as perdas humanas, essas irrecuperáveis.

Disponível em: http://www.opopular.com.br/editorias /opiniao/editorial-1.145048/despreparo -para-o-clima-1.1175808>. Acesso em: 07 nov. 2016.

No trecho “(…) os erros de planejamento fazem se multiplicar os pontos de alagamento em Goiânia.”, há uma relação de

Resposta:

A resposta correta é a letra D)

No trecho "os erros de planejamento fazem se multiplicar os pontos de alagamento em Goiânia", identifica-se uma relação de causa e consequência.

Os "erros de planejamento" atuam como a causa que produz o efeito direto, que é a "multiplicação dos pontos de alagamento". Essa construção evidencia que uma ação (ou falta dela) gera um resultado específico e indesejado, caracterizando claramente a relação causal.

O texto de apoio reforça essa interpretação ao demonstrar como as más práticas urbanas - como impermeabilização excessiva, construções inadequadas e destruição de áreas verdes - resultam diretamente nos problemas de drenagem e alagamentos enfrentados pela cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *