Questões Sobre o Descritor D12 - Português - 9º ano
Descritor 12: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Questão 1
Artigo 29
I) Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
II) No exercício de seus direitos e liberdades todo o homem estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigência da moral, da ordem pública e do bem estar de uma sociedade democrática.
III) Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
(Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: www.dhnet.org.br/direitos/deconu /textosintegra.htm Acesso ago. 2008)
Esse texto tem por objetivo
- A) apresentar uma opinião.
- B) conscientizar os homens.
- C) estabelecer comunicação.
- D) indicar direitos e deveres.
A resposta correta é a letra D)
O Artigo 29 da Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece de forma clara e objetiva os direitos e deveres fundamentais do indivíduo perante a sociedade. O texto apresenta três incisos que detalham:
I) O dever do homem para com a comunidade onde se desenvolve
II) As limitações legais ao exercício de direitos e liberdades
III) A proibição do exercício contrário aos princípios da ONU
A alternativa correta é a D porque o texto não se limita a apresentar opiniões (A), nem tem caráter primarily de conscientização (B), tampouco busca estabelecer comunicação como objetivo principal (C). O texto tem natureza normativa e prescritiva, indicando explicitamente tanto direitos quanto deveres dos indivíduos em sociedade, caracterizando-se como um documento que estabelece diretrizes de conduta e balizas jurídicas.
Questão 2
RECEITINHA: SANDUÍCHE NATURAL
Ingredientes:
• 1/2 xícara de alface picado
• 3 fatias de tomate
• cenoura ralada a gosto
• 1 colher de chá de margarina ou manteiga
• 2 fatias de queijo mussarela
• 2 fatias de pão de forma integral
• sal a gosto
• azeite a gosto
• orégano a gosto
Modo de Preparo:
Tempere o tomate, a cenoura e o alface com o sal, azeite e orégano. Passe a margarina/manteiga no pão de forma. Depois coloque todos os ingredientes entre as duas fatias de pão. Se preferir coloque o pão para esquentar antes de comer, assim ele fica mais crocante. Agora é só saborear.
http://corujasantenadas.blogspot .com/2010/04/receitinha-sanduich e-natural.html
O texto tem a finalidade de
- A) comentar o preparo de um sanduíche.
- B) relatar o preparo de um sanduíche.
- C) discutir a importância dos ingredientes.
- D) ensinar como se prepara um sanduíche.
A resposta correta é a letra D)
O texto apresentado possui a estrutura típica de uma receita culinária, organizada em seções de ingredientes e modo de preparo, com linguagem clara, objetiva e instrucional. Ele lista quantidades específicas e oferece orientações passo a passo, como "Tempere o tomate...", "Passe a margarina...", e "coloque todos os ingredientes...", caracterizando-se como um texto instrucional que visa guiar o leitor na execução prática da receita.
Analisando as alternativas:
- A) Comentar o preparo envolveria opiniões ou observações, o que não está presente.
- B) Relatar o preparo implicaria descrever algo já feito, não instruir sobre como fazer.
- C) Discutir a importância dos ingredientes exigiria argumentação ou análise, ausente no texto.
- D) Ensinar como se prepara um sanduíche corresponde perfeitamente à finalidade do texto, que é fornecer instruções diretas para a produção do sanduíche natural.
Portanto, a finalidade do texto é ensinar o preparo, tornando a alternativa D a correta.
Questão 3

SOUZA, Maurício de. Mônica. Gibi, nº 10. Maurício de Sousa, p. 82, 2007.
A finalidade desse texto é
- A) convencer.
- B) divertir.
- C) ensinar.
- D) informar.
A resposta correta é a letra B)
A resposta correta é a letra B) divertir, pois o texto em questão é uma tirinha da Turma da Mônica, criação de Mauricio de Sousa. As histórias em quadrinhos da Mônica têm como principal característica o entretenimento e o humor, apresentando situações cômicas do cotidiano infantil. A finalidade desse gênero textual não é convencer, ensinar ou informar de forma direta, mas sim proporcionar diversão e leveza aos leitores através das trapalhadas dos personagens e do humor característico das narrativas.
Questão 4
Cuidado com o peso!
As crianças têm andado curvadas para a escola por causa do peso das mochilas imensas? Elas não deveriam passar por isso. Nem você. Veja como prevenir dores e lesões.
Torne as mochilas mais leves. Não carregue mais de 25% do seu peso numa mochila, que deve ficar bem ajustada às costas para não balançar. Carregar 11 quilos pode cortar o fluxo sanguíneo para os braços depois de apenas 10 minutos, causando cansaço e perda de mobilidade dos dedos.
Mantenha o objeto próximo do seu corpo, especialmente enquanto se agacha e se ergue, diz o Dr. Kevin Gill, do Centro de estudos sobre a Coluna, da Universidade do Texas, nos EUA. E evite os suportes lombares (usados frequentemente por pessoas que carregam muito peso). Um estudo recente mostrou que esses equipamentos não previnem a dor lombar.
Seleções Reader’s Digest. jan. 2009. p. 40.
A finalidade desse texto é
- A) divulgar um produto.
- B) divulgar uma pesquisa.
- C) fazer um alerta.
- D) narrar um fato.
A resposta correta é a letra C)
A resposta correta é a letra C) porque o texto tem como principal finalidade fazer um alerta sobre os riscos à saúde causados pelo excesso de peso nas mochilas, especialmente para crianças. O texto não se limita a apresentar informações neutras, mas busca conscientizar o leitor sobre um problema específico e oferece recomendações práticas para prevenção de dores e lesões.
O texto inicia com uma pergunta retórica que já estabelece um tom de alerta ("Cuidado com o peso!") e continua com frases como "Elas não deveriam passar por isso. Nem você", o que demonstra uma intenção clara de advertência. Além disso, apresenta dados concretos (como o limite de 25% do peso corporal) e cita especialistas para embasar suas recomendações preventivas.
Embora o texto mencione uma pesquisa (sobre os suportes lombares) e contenha elementos informativos, estes servem como suporte para o objetivo principal de alertar e orientar, não sendo o foco central. Não há qualquer intenção de divulgar produtos ou narrar fatos de forma neutra, mas sim de chamar a atenção para um problema de saúde pública.
Questão 5
O leão e o ratinho
Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.
— Segue em paz, ratinho; não tenhas medo de teu rei.
Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, bateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.
Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.
— Amor com amor se paga — disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxavam, pode o leão deslindar-se e fugir.
Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.
LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Brasiliense, 1958. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
A finalidade desse texto é
- A) analisar o comportamento dos animais.
- B) apresentar um ensinamento moral.
- C) descrever as características dos animais.
- D) mostrar um traço da personalidade do leão.
A resposta correta é a letra B)
A fábula "O leão e o ratinho" possui como finalidade principal apresentar um ensinamento moral, conforme indicado pela alternativa B. Este gênero textual, característico das fábulas, utiliza uma narrativa breve com animais personificados para transmitir uma lição de caráter ético ou moral.
No texto, observamos claramente essa intenção através da estrutura narrativa: inicialmente o leão poupa o ratinho, demonstrando magnanimidade, e posteriormente é salvo pelo pequeno roedor quando preso numa rede. O clímax moral é explicitado na frase final: "Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão", que sintetiza o ensinamento sobre o valor da persistência paciente em contraposição à força bruta.
As demais alternativas não se sustentam como finalidade principal: não há análise comportamental profunda (A), as características animais servem apenas como pano de fundo para a moral (C), e o traço de personalidade do leão é elemento secundário da narrativa (D). A essência do texto reside precisamente na transmissão de um valor moral através da alegoria animal.
Questão 6
Fruto do ouro
Foi Quetzalcoat, a serpente com penas, senhora da Lua e dos ventos, deusa da sabedoria, quem presenteou os toltecas com a semente sagrada trazida do Reino dos Filhos do Sol. A bebida amarga extraída dela, o xocolatl, proporcionaria ao homem resistência à fadiga, saúde intestinal, poder e magia. Ganhou tanto valor, que era reservada só aos reis, nobres, sacerdotes e guerreiros. Entre os astecas, virou moeda. Um coelho valia, por exemplo, 3 sementes.
Brasil Almanaque de Cultura Popular, ano 9, julho de 2007, nº 99.
Esse texto foi escrito com a função de
- A) apresentar uma sinopse de livro.
- B) contar uma história sobre deuses.
- C) dar uma informação mitológica.
- D) fazer propaganda de um produto.
A resposta correta é a letra C)
O texto apresenta informações sobre a origem mitológica do chocolate na cultura tolteca e asteca, descrevendo Quetzalcoatl como a divindade responsável por presentear os povos com a semente sagrada e atribuindo características mágicas e simbólicas à bebida xocolatl. A estrutura narrativa, embora contenha elementos históricos e culturais, está fundamentada em referências mitológicas, como a associação da serpente com penas a divindades lunares e ventos, e a transformação do produto em moeda com valor ritualístico. A menção final à fonte (Brasil Almanaque de Cultura Popular) reforça o caráter informativo sobre mitologia, sem se configurar como sinopse literária, narrativa ficcional focada em deuses ou propaganda comercial.
Questão 7
Bombeiros resgatam filhote de cachorro preso entre parede e muro, em Quirinópolis
Equipe foi chamada pelos donos do cão, que estava agitado e nervoso. Animal foi retirado de fresta sem ferimentos.
Vanessa Martins, G1 GO
O Corpo de Bombeiros resgatou, sem ferimentos, um filhote de cachorro preso entre um muro e uma parede, em Quirinópolis, no sul de Goiás. Segundo a corporação, agitado, o animal entrou no local sozinho, mas não conseguia sair. Os donos tentaram ajudá-lo, mas ficaram com medo de machucar o bichinho e chamaram ajuda.
“O principal foi acalmar o filhote, que estava muito agitado e nervoso porque não conseguia sair. Com jeito, a equipe foi puxando ele até conseguir tirar. Logo que saiu, o filhote já voltou a correr”, contou ao G1 o tenente Roberto Cézar Lima Tosta, dos bombeiros.
Ainda conforme o tenente, apesar do perigo do animal se ferir na saída da fresta em que ficou preso, não foi necessário quebrar nenhuma parte da parede ou do muro.
Disponível em: https://g1.globo.com/go/goias/ noticia/bombeiros-resgatam-filhote- de-cachorro-preso-entre-parede-e- muro-em-quirinopolis.ghtml. Acesso em: 27 fev. 2018.
Qual é o objetivo desse texto?
- A) Instruir.
- B) Informar.
- C) Divulgar.
- D) Agradecer.
A resposta correta é a letra B)
O objetivo principal deste texto é informar o leitor sobre um evento específico: o resgate de um filhote de cachorro preso entre uma parede e um muro em Quirinópolis, realizado pelo Corpo de Bombeiros. O texto apresenta detalhes factuais sobre o ocorrido, incluindo o local do incidente, as circunstâncias em que o animal ficou preso, a ação dos bombeiros para resgatá-lo sem ferimentos e o desfecho positivo da situação. A linguagem é clara, direta e imparcial, característica de textos informativos que buscam transmitir uma notícia de forma objetiva, sem intenção de instruir, divulgar ou agradecer.
Questão 8
Hora de estadistas
A intensidade da cobrança, expressa na série de manifestações nas cidades brasileiras desde a semana passada, recomenda articulação de lideranças político-partidárias que não apenas ouçam os gritos nas ruas, mas que, principalmente, apresentem propostas claras e definição de prioridades.
Este momento grave vivido pelo país exige mais do que meros líderes de agremiações partidárias, mas estadistas, que enxerguem o importante momento histórico pelo qual passa o país e que tenham a grandeza de apresentar uma objetiva proposta de agenda de interesse nacional para contribuir na superação dos desafios.
O cidadão tem protestado nas ruas contra uma soma de ineficiências e desvios que resultaram em má prestação de serviços básicos e falhas na garantia de direitos essenciais. O foco, portanto, deve ser no sentido de dar respostas efetivas a essas demandas.
Um dos recados que emanam das ruas é o de exaustão com negociações e articulações dissociadas dos interesses coletivos, tanto que houve mesmo hostilização a grupos partidários e movimentos políticos. A hora é de esforço e trabalho para resgatar a confiança perdida, com reformas e adoção de medidas para aprimorar e fortalecer as instituições democráticas como caminho para alcançar as metas pretendidas.
Editorial. O popular. Disponível em: http://www.opopular.com.br/cmlink/ o-popular/opopular.flip/Acesso em: 25/06/2013.
Qual a finalidade do texto?
- A) Instruir.
- B) Relatar.
- C) Divertir.
- D) Opinar.
A resposta correta é a letra D)
A finalidade do texto é opinar, conforme indicado pela alternativa D. O editorial apresenta um posicionamento claro sobre a situação política do país, defendendo a necessidade de estadistas e propostas concretas para atender às demandas populares. O texto não se limita a relatar fatos ou instruir o leitor, mas expressa uma perspectiva crítica e sugere caminhos para superar os desafios nacionais, caracterizando-se como um texto de opinião.
Questão 9
Trindade terá sistema híbrido
Dependendo das condições climáticas, a energia eólica é muito indicada para regiões de acesso restrito, e, por isso, com menores demandas — como as ilhas. Seguindo esta linha, o CEPEL, juntamente com a Eletrobrás e a Marinha do Brasil, desenvolvem, desde 2005, projeto de instalação de fontes alternativas na ilha de Trindade, no litoral do Espírito Santo.
A ideia é implantar um sistema híbrido de energia solar e eólica com capacidade para gerar 120kW, o suficiente para reduzir de 60 mil para 2 mil litros o consumo anual de óleo diesel na ilha, que atualmente é atendida por geradores movidos a óleo.
Localizada a 1.200 quilômetros da costa brasileira, a Ilha de Trindade é estratégica para garantir a extensão territorial do país, e por isso é ocupada pela Marinha. Mas, para que tenha energia, precisa ser alimentada por óleo diesel, que, de dois em dois meses, chega transportado por barcos, em viagem que dura cerca de quatro dias. Daí a grande importância desse projeto – exemplifica Ricardo Dutra, pesquisador do Cepel.
Jornal do Brasil, 27 jul. 2007.
O texto “Trindade terá sistema híbrido” tem a função de
- A) criticar.
- B) conscientizar.
- C) denunciar.
- D) informar.
A resposta correta é a letra D)
O texto "Trindade terá sistema híbrido" apresenta caráter essencialmente informativo, pois seu objetivo principal é transmitir dados factuais sobre um projeto energético específico. A estrutura textual é organizada de forma expositiva, apresentando detalhes como:
- As instituições envolvidas (CEPEL, Eletrobrás e Marinha do Brasil)
- O período de desenvolvimento do projeto (desde 2005)
- A localização geográfica (Ilha de Trindade, litoral do Espírito Santo)
- As características técnicas do sistema (híbrido solar-eólico com capacidade de 120kW)
- Os benefícios quantificáveis (redução de 60 mil para 2 mil litros de consumo anual de diesel)
- O contexto estratégico e logístico da ilha
O texto não emite juízos de valor, não faz críticas explícitas, não busca conscientizar através de apelos emocionais nem denuncia situações irregulares. Limita-se a relatar informações concretas sobre a implementação de fontes alternativas de energia, caracterizando-se portanto como texto informativo.
Questão 10
Respeito ao Araguaia
Reportagem nessa edição traz elementos para uma importante reflexão ambiental. Ninguém ousa discordar que o Rio Araguaia seja um patrimônio afetivo dos goianos, numa relação que a cada nova temporada se fortalece. Porém, o afeto não se traduz em respeito, se levarmos em consideração a monumental quantidade de lixo deixada nas 25 praias que ficam no leito do rio que corta o município de Aruanã.
Nesse ano, a prefeitura local recolheu 175 toneladas de lixo deixados na natureza, após os acampamentos. Os rejeitos vão de cadeiras e churrasqueiras até vasos sanitários e pneus. O volume de lixo daria para encher 12 caminhões da Companhia de Urbanização de Goiânia. A média diária ficou em 8 toneladas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aruanã chegou a fazer um trabalho de conscientização, visitando acampamentos e chamando a atenção para a importância de se pensar na destinação do lixo por parte dos turistas.
Contudo, como não é possível designar um fiscal para cada acampamento, é vital que o turista assuma para si essa responsabilidade, sob pena de degradar o endereço que todo goiano aprendeu a amar.
Disponível em: https://www.opopular.com.br/editorias /opiniao/editorial-1.145048/respeito -ao-araguaia-1.1615398. Acesso em 19 nov.2018.
Esse editorial publicado no Jornal O Popular tem por objetivo
- A) instruir os turistas sobre a destinação adequada do lixo no Rio Araguaia.
- B) divulgar o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aruanã.
- C) opinar criticamente sobre a falta de respeito dos goianos em relação ao Rio Araguaia.
- D) apresentar informação sobre a quantidade de toneladas de lixo deixados na natureza.
A resposta correta é a letra C)
O editorial "Respeito ao Araguaia" tem como objetivo principal opinar criticamente sobre a falta de respeito dos goianos em relação ao Rio Araguaia, conforme indicado pela alternativa C. O texto inicia destacando a importância afetiva do rio para a população, mas rapidamente contrasta esse sentimento com a realidade da degradação ambiental causada pelo lixo deixado pelos turistas. Através de dados concretos - como as 175 toneladas de resíduos coletados e a média diária de 8 toneladas - o autor constrói uma argumentação crítica que vai além da simples informação ou instrução.
Embora o texto mencione o trabalho de conscientização da Secretaria de Meio Ambiente (alternativa B) e apresente dados sobre o volume de lixo (alternativa D), essas informações servem como elementos de apoio para a crítica central, não como objetivo principal. Da mesma forma, embora haja um apelo à responsabilidade dos turistas, o texto não se caracteriza como material instrucional (alternativa A), mas sim como uma posição editorial que expõe a contradição entre o afeto declarado e a ação prática da população.
A linguagem utilizada - com expressões como "ninguém ousa discordar", "afeto não se traduz em respeito" e "degradar o endereço que todo goiano aprendeu a amar" - reforça o caráter opinativo e crítico do texto, confirmando que a intenção principal é alertar sobre o problema ambiental através de uma perspectiva crítica rather than meramente informativa ou educativa.