No trecho “…(interrupção da respiração por mais de 10 segundos enquanto dormem)…”, os parênteses foram usados com a finalidade de A) comentar um acontecimento. B) detalhar uma informação. C) esclarecer um vocábulo. D) introduzir nova informação.
É bom dormir depois do almoço?
Depende. Pessoas que têm problemas de estômago ou sofrem de insônia e apneia do sono (interrupção da respiração por mais de 10 segundos enquanto dormem) não devem cochilar depois do almoço, pois esse descanso pode, respectivamente, prejudicar a digestão e comprometer o sono da noite. Fora isso, a sesta, comum em países como Espanha e Itália, não tem qualquer contraindicação e pode ser uma forma eficiente de recarregar as baterias. “Sem ela, o organismo de muita gente não funciona bem”, afirma a neurologista Dalva Poyares, coordenadora do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo os especialistas, além de tornar a pessoa mais ativa e produtiva, a sesta pode melhorar a digestão, pois deixa o organismo livre para concentrar suas energias no funcionamento do sistema digestor. Pesquisa realizada pela Nasa, a agência espacial norte-americana, revelou que 40 minutos de sono depois de uma refeição, no meio de uma jornada de trabalho, aumentam em 34% a capacidade produtiva. A única ressalva é quanto ao tempo de duração e ao horário do cochilo. “Para não perturbar o sono noturno, ele não pode ser superior a uma hora e deve ocorrer preferencialmente entre 13 e 17 horas, conforme o relógio biológico de cada um”, explica Dalva.
Disponível em: http://vidasimples.abril.com.br/100respostas/ conteudo_258554.shtml>. Acesso em: 08 set. 2010.
No trecho “…(interrupção da respiração por mais de 10 segundos enquanto dormem)…”, os parênteses foram usados com a finalidade de
- A) comentar um acontecimento.
- B) detalhar uma informação.
- C) esclarecer um vocábulo.
- D) introduzir nova informação.
Resposta:
A resposta correta é a letra A)
No trecho "(interrupção da respiração por mais de 10 segundos enquanto dormem)", os parênteses foram utilizados para comentar um acontecimento. A expressão entre parênteses funciona como uma observação explicativa sobre a apneia do sono, caracterizando-se como um comentário adicional que detalha o significado dessa condição médica mencionada no texto.
Esta função dos parênteses se enquadra na alternativa A, pois não se trata de um simples detalhamento (B), nem de esclarecimento de vocábulo (C) ou introdução de informação nova (D), mas sim de um comentário explicativo inserido no fluxo do texto para melhor compreensão do leitor.
Deixe um comentário