Nesse texto, a utilização da expressão “ou melhor” (2° parágrafo) tem como objetivo A) confirmar o que foi dito anteriormente. B) corrigir o que foi dito anteriormente. C) complementar a afirmativa anterior. D) adicionar uma informação ao que já havia sido declarado.
QUE CHEIRO É ESSE?
Mau hálito é uma coisa tão chata, né? E todo mundo sofre desse mal… Pelo menos ao acordar!
Mas por que será que isso acontece? Talvez você não tenha percebido, mas quando estamos dormindo, quase não salivamos e, com tão pouco movimento, nem é preciso dizer que as bactérias se sentem em casa!
Pois bem, quando esses microorganismos chatinhos entram em ação, ou melhor, aumentam a ação dentro da nossa boca, acabam produzindo compostos com um cheiro pra lá de ruim! A metilmercaptana e o dimetilsulfeto são alguns exemplos, mas o principal e mais terrível de todos é de longe o sulfidreto: ele tem cheiro de ovo podre, eca! Esses compostos recebem o nome de CSV (Compostos Sulfurados Voláteis).
Para acabar com o horroroso bafo matinal, nada melhor do que uma boa escovada nos dentes e na língua. Mas… e se o danado persistir?
http://www.canalkids.com.br/ higiene/vocesabia/janeiro03.htm
Nesse texto, a utilização da expressão “ou melhor” (2° parágrafo) tem como objetivo
- A) confirmar o que foi dito anteriormente.
- B) corrigir o que foi dito anteriormente.
- C) complementar a afirmativa anterior.
- D) adicionar uma informação ao que já havia sido declarado.
Resposta:
A resposta correta é a letra C)
No texto, a expressão "ou melhor" é utilizada para complementar a afirmativa anterior. A frase inicial menciona que "quando esses microorganismos chatinhos entram em ação", e em seguida a expressão introduz uma precisão: "aumentam a ação dentro da nossa boca". Não se trata de uma correção nem de uma confirmação total, mas de um refinamento que acrescenta nuance à ideia, esclarecendo que não é necessariamente um início de ação, e sim uma intensificação. Dessa forma, a expressão cumpre a função de complementar o que foi dito, tornando a informação mais clara e completa.
Deixe um comentário