Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No trecho “O YouTube é a plataforma utilizada pelos anunciantes, o MP entende que ele tem responsabilidade”, a palavra “ele” se refere ao A) renda média.B) classe média. C) pirâmide social.D) desigualdade nacional.

Ministério Público de SP pede retirada de vídeos de youtubers mirins por ‘propaganda velada’

    O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com uma ação para pedir à Justiça que o Google, dono do YouTube, tire do ar vídeos de youtubers mirins, por considerar que eles fazem “propaganda velada” para crianças.

    No pedido, o promotor do MP-SP Eduardo Dias alega que as empresas enviaram aos youtubers brinquedos e outros objetos para que eles façam vídeos mostrando estes produtos, “como verdadeiros promotores de vendas”. A ação está em segredo de justiça.

    O MP pede que os vídeos listados fiquem indisponíveis. Também pede a adoção de meios para impedir a monetização dos vídeos com propaganda infantil.

    “Quando um vídeo é monetizado, o YouTube faz uma análise de conteúdo. O Ministério Público quer que a plataforma use a análise como forma de barrar o abuso da publicidade”, esclarece a advogada Lívia Cattaruzzi, do programa Criança e Consumo do Instituto Alana.

    A ação do MP foi ajuizada contra o Google, não as empresas. “Dentro de uma ação de consumo, quem fornece o serviço também pode responder. O YouTube é a plataforma utilizada pelos anunciantes, o MP entende que ele tem responsabilidade”, explica Cattaruzzi. Isso não impede que o órgão adote medidas contra as empresas citadas.

    O G1 procurou o Google, mas a empresa disse que “não comenta casos isolados”.

Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia /2019/01/03/ministerio-publico-de-sp-pede -retirada-de-alguns-videos-de-youtubers -mirins-por-propaganda-velada.ghtml. Acesso em: 10 jan. 2019.

YouTube: é aquela pessoa que faz vídeos para o YouTube.

Propaganda velada: propaganda disfarçada.

Monetização: utilização de algo como fonte de lucro ou rendimento.

Ajuizada: posta, colocada.

No trecho “O YouTube é a plataforma utilizada pelos anunciantes, o MP entende que ele tem responsabilidade”, a palavra “ele” se refere ao

Resposta:

A resposta correta é a letra D)

No trecho "O YouTube é a plataforma utilizada pelos anunciantes, o MP entende que ele tem responsabilidade", a palavra "ele" funciona como um pronome pessoal que retoma e se refere ao termo "YouTube", mencionado anteriormente na mesma oração. O pronome é utilizado para evitar a repetição do substantivo, mantendo a coesão textual. Analisando as alternativas apresentadas, nenhuma delas (renda média, classe média, pirâmide social ou desigualdade nacional) possui relação semântica ou contextual com o conteúdo do texto, que trata especificamente sobre propaganda velada em vídeos infantis no YouTube e a responsabilização da plataforma. Portanto, a referência do pronome "ele" é claramente ao YouTube como entidade responsável pela veiculação do conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *