Questões Sobre o Descritor D20 - Português - 9º ano
Descritor 20: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Questão 1
Texto I
“É necessário banir da vida pública pessoas desonestas, mas é preciso respeitar as regras da Constituição”.
“Ninguém pode ser tratado pelo poder público como se culpado já fosse”.
“Partidos políticos escolhem mal seus próprios candidatos”.
(Celso de Mello)
Texto II
“É chegada a hora de a sociedade ter o direito de escolher e o orgulhar-se poder votar em candidatos probos sobre os quais não recaia qualquer condenação criminal e não pairem dúvidas sobre mal versão de recursos públicos”.
(Joaquim Barbosa)
Disponível em: http://veja.abril.com.br/complementos -materias/ficha-limpa/index.shtml>. Acesso em: 27 ago. 2012.
Acerca dos textos I e II é correto afirmar que:
- A) Os dois textos expõe a defesa da Ficha Limpa.
- B) Os dois textos expõe argumentos contra a Ficha Limpa.
- C) Celso Mello (texto I) é contra a Ficha Limpa, pois, segundo seu ponto de vista, a Constituição garante que todos podem se candidatar a qualquer cargo.
- D) Joaquim Barbosa defende a Ficha Limpa, já que o povo tem o direito de escolher e poder votar em candidatos honestos.
A resposta correta é a letra A)
A resposta correta é a letra A porque ambos os textos, embora com abordagens distintas, convergem na defesa da Lei da Ficha Limpa.
O Texto I, de Celso de Mello, enfatiza a importância de combater a desonestidade na vida pública, mas ressalta que esse combate deve ocorrer dentro dos limites constitucionais, preservando o princípio da presunção de inocência. Essa posição não representa uma oposição à Ficha Limpa, mas sim uma defesa de sua aplicação conforme as garantias legais.
O Texto II, de Joaquim Barbosa, defende explicitamente o direito da sociedade de escolher candidatos íntegros, sem condenações criminais ou suspeitas de má gestão de recursos públicos, o que corresponde diretamente aos objetivos da Lei da Ficha Limpa.
Portanto, ambos os textos sustentam a necessidade de moralização na política através de mecanismos legais como a Ficha Limpa, tornando a alternativa A a única que accurately representa a posição dos dois autores.
Questão 2
A distribuição da água no mundo, no Brasil e na Amazônia
O volume total de água na Terra não aumenta nem diminui: é sempre o mesmo. Hoje somos mais de 5 bilhões de pessoas que, com outros seres vivos, repartem essa água. O desenvolvimento do ser humano está em grande parte relacionado à quantidade e à qualidade da água.
Cada pessoa gasta por dia, em média, 40 litros de água: bebendo, tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos antes das refeições etc.
Apenas 0,7% do volume total de água da Terra é formado por água potável, isto é, pronta para o consumo humano. Hoje em dia, quase 2 bilhões de pessoas não dispõem de água potável.
Hoje, 54% da água disponível anualmente está sendo consumida, dos quais 2/3 na agricultura. Em 2025, 70% será consumida, apenas considerando o aumento da população. Caso os padrões de consumo dos países desenvolvidos forem estendidos à população mundial, estaremos consumindo 90% da água disponível.
www.iepa.ap.gov.br. Acesso 22/07/2007
Texto II
Planeta água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d’água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água …
www.vagalume.com.br/guilhermearantes/planeta água.
Esses dois textos falam da:
- A) água das indústrias.
- B) água da população.
- C) água no mundo.
- D) água no banho.
A resposta correta é a letra C)
Os dois textos abordam a temática da água em escala global, apresentando diferentes perspectivas sobre sua distribuição, importância e ciclo natural.
O Texto I fornece dados concretos sobre a distribuição da água no planeta, destacando que apenas 0,7% da água terrestre é potável, aborda o consumo humano em diferentes atividades, a situação do Brasil e da Amazônia no contexto hídrico mundial, e projeta cenários futuros de consumo considerando o crescimento populacional e padrões de desenvolvimento.
O Texto II, através de linguagem poética, celebra o ciclo da água em sua journey natural - desde nascentes até rios, chuvas, evaporação e retorno à terra - representando um panorama universal da água como elemento vital que conecta todo o planeta, sem restringir-se a aspectos locais ou setoriais.
Ambos os textos tratam da água como recurso global, não se limitando a:
- Água das indústrias (A)
- Água da população (B)
- Água no banho (D)
mas sim apresentando uma visão abrangente sobre a água no mundo (C), seja através de dados estatísticos ou da representação poética de seu ciclo natural.
Questão 3

Texto 1
Disponível em: http://neusamariabento.blogspot. com/2010/05/boas-maneiras.html. Acesso em: 8 maio 2011.
Texto 2
Espirrar
Espirrar não é, em si, um ato grosseiro. A maneira de espirrar pode ser…
Quando sentir o espirro chegando, vire a cabeça para o lado (tirando os outros da linha de tiro e cubra o nariz e boca com a mão — que, de preferência estará segurando um lenço!).
Também não faça mais barulho que o necessário, mas não tente segurar o espirro. É claro que, usando este método, você pode ficar com a mão cheia de… meleca (eu disse para usar um lenço). Não limpe na sua própria roupa (e muito menos na dos outros!). Vá até o banheiro mais próximo e lave a mão. […]
VILELA, Antônio Carlos. Coisas que todo garoto deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2009. p. 49. Fragmento.
Esses textos falam sobre
- A) as regras de educação.
- B) as maneiras de espirrar.
- C) as orientações de higiene.
- D) as brincadeiras das crianças.
A resposta correta é a letra A)

Texto 1
Disponível em: http://neusamariabento.blogspot.com/2010/05/boas-maneiras.html. Acesso em: 8 maio 2011.
Texto 2
Espirrar
Espirrar não é, em si, um ato grosseiro. A maneira de espirrar pode ser...
Quando sentir o espirro chegando, vire a cabeça para o lado (tirando os outros da linha de tiro e cubra o nariz e boca com a mão — que, de preferência estará segurando um lenço!).
Também não faça mais barulho que o necessário, mas não tente segurar o espirro. É claro que, usando este método, você pode ficar com a mão cheia de... meleca (eu disse para usar um lenço). Não limpe na sua própria roupa (e muito menos na dos outros!). Vá até o banheiro mais próximo e lave a mão. [...]
VILELA, Antônio Carlos. Coisas que todo garoto deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2009. p. 49. Fragmento.
Esses textos falam sobre
- A) as regras de educação.
- B) as maneiras de espirrar.
- C) as orientações de higiene.
- D) as brincadeiras das crianças.
A resposta correta é a letra A porque ambos os textos abordam normas de conduta social e boas maneiras. O Texto 1, intitulado "Boas Maneiras", já indica claramente seu tema central. O Texto 2, embora trate especificamente do ato de espirrar, o faz dentro do contexto de etiqueta e comportamento adequado em sociedade, ensinando como espirrar de forma educada e considerada com os outros, o que caracteriza uma regra de educação.
Questão 4
Texto I
Zap
Não faz muito que temos esta nova TV com controle remoto, mas devo dizer que se trata agora de um instrumento sem o qual eu não saberia viver. Passo os dias sentado na velha poltrona, mudando de um canal para outro — uma tarefa que antes exigia certa movimentação, mas que agora ficou muito fácil. Estou num canal, não gosto — zap, mudo para outro. Não gosto de novo — zap, mudo de novo. Eu gostaria de ganhar em dólar num mês o número de vezes que você troca de canal em uma hora, diz minha mãe. Trata-se de uma pretensão fantasiosa, mas pelo menos indica disposição para o humor, admirável nessa mulher.
Moacyr Scliar. www.releituras.com/mscliar_zap.asp
Texto II
Televisão
Desde o início dos tempos o ser humano sempre buscou algo para o seu entretenimento.
Na época do homem das cavernas, ele pintava o seu cotidiano e suas façanhas nas paredes das cavernas. De modo que essa pintura tanto servia par eternizá-lo, como para representar seus desejos e seus medos. Hoje em dia, com as grandes revoluções industriais e tecno-científicas, o ser humano inventou uma máquina que eterniza todo o seu cotidiano, e o transmite para todas as pessoas do planeta.
A televisão hoje está presente na vida das pessoas. Como meio de comunicação ela traz as mais variadas informações que inconscientemente os cidadãos captam. São valores e ideologias cultuadas. Funcionando muitas vezes como ditadora de regras, estilos e modas.
De acordo com o sociólogo e historiador João Ramos Batanolli a influência da televisão depende do senso crítico do telespectador. Hoje a grande maioria se posta em frente a um aparelho de forma passiva, para distração. Além disso, existe uma articulação do poder econômico, focando no consumismo, não apenas em propagandas, como também em novelas.
Outra área que a televisão influencia é na política, colocando e tirando homens do poder. Hoje em dia sua influência é tão grande que não imaginamos o mundo sem televisão. Pode-se dizer até que a televisão é um instrumento de covardia, pois ilude a parcela mais vulnerável da população que são as baixas camadas sociais.
Mas a televisão não é só uma vilã, ela também oferece bons programas educativos e informativos. Cabe a nós não nos deixarmos levar pela “fantástica caixa de sonhos” e distinguir aquilo que serve apenas para nos alienar, daquilo que serve para nos educar.
João Bosco da Silva Monteiro Júnior, São Bento – PB.
Fonte: http://www.pucrs.br/mj/artigo-televisao.php
Comparando os dois textos é possível constatar que
- A) os dois textos tratam do papel que a televisão exerce no cotidiano das pessoas.
- B) somente o texto II mostra o fascínio que a televisão exerce no cotidiano das pessoas.
- C) somente o texto I mostra que a televisão oferece informações diversificadas.
- D) nenhum dos textos trata do papel que a televisão exerce no cotidiano das pessoas.
A resposta correta é a letra A)
Comparando os dois textos, observa-se que ambos abordam a influência da televisão no cotidiano das pessoas, embora sob perspectivas diferentes.
O Texto I, de Moacyr Scliar, apresenta uma visão pessoal e íntima da relação do narrador com a televisão, destacando como o controle remoto (o "zap") transformou sua experiência de assistir TV, tornando-a mais cômoda e viciante. O texto enfatiza o fascínio e a dependência que o aparelho pode gerar, ilustrando como ele se integra ao dia a dia de maneira quase indispensável.
O Texto II, de João Bosco da Silva Monteiro Júnior, oferece uma análise mais ampla e crítica, discutindo o papel da televisão como meio de comunicação, sua influência na formação de valores, no consumo, na política e até como instrumento de alienação, mas também reconhecendo seu potencial educativo. O texto aborda explicitamente como a TV está presente na vida das pessoas e molda seu cotidiano.
Dessa forma, a alternativa A está correta, pois ambos os textos tratam, cada um à sua maneira, do papel que a televisão exerce no cotidiano das pessoas. As demais alternativas estão incorretas: o Texto I também mostra fascínio pela TV (contrariando B), o Texto II menciona que a TV oferece informações diversificadas (contrariando C), e ambos tratam do tema (contrariando D).
Questão 5
Planeta Água
Guilherme Arantes
Texto I
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão…
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Texto II
O ciclo da água
Toda a água que existe em nosso planeta é a mesma desde que a Terra se formou. O calor provocado pelo Sol e a ação dos ventos causam a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios. O vapor d’água, por ser mais leve que o ar, sobe para a atmosfera formando as nuvens. Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor d’água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta à superfície em forma de chuva.
Marli Mitsunaga. Manual Ecokids.
Os dois textos apresentam
- A) temas semelhantes e estilos diferentes.
- B) temas, forma e estilos diferentes.
- C) temas diferentes e estilos semelhantes.
- D) temas, forma e estilos semelhantes.
A resposta correta é a letra A)
Os dois textos apresentam temas semelhantes e estilos diferentes.
O Texto I, "Planeta Água" de Guilherme Arantes, é uma composição poética que aborda a água de forma lírica e metafórica, destacando sua origem, trajetória e importância para a fertilidade da terra. Já o Texto II, "O ciclo da água" de Marli Mitsunaga, é um texto explicativo de caráter científico, que descreve o processo do ciclo hidrológico de forma objetiva e informativa.
Ambos compartilham o tema central da água e sua relevância no planeta, porém divergem completamente na forma de abordagem: o primeiro utiliza linguagem literária, figuras de linguagem e estrutura poética, enquanto o segundo emprega linguagem técnica, explicativa e didática, característica de textos científicos.
Portanto, a alternativa correta é a letra A, pois os textos tratam do mesmo tema (água) mas possuem estilos completamente distintos - um poético e outro científico.
Questão 6
Texto I
Na boca de todo mundo, ética perde o significado
Antonio Arruda. Folha de São Paulo
Quanto mais se aproxima o 6 de outubro, mais a ética brilha como palavra de ordem nos palanques, na mídia e nas conversas inflamadas do brasileiro às vésperas das eleições. O conceito de ética, indispensável e eficiente na escolha do melhor candidato, é exaltado, paparicado, mas também manipulado, usurpado e maquiado. Banalizada, a ética virou pau para toda obra. “Há duas palavras que entraram na moda e que temos de especificar muito bem: ética e cidadania. A ética como está sendo debatida pode facilmente ocultar o seu verdadeiro sentido, pode mascarar candidatos”, diz Maria Victória Benevides, cientista política da Universidade de São Paulo. E, para tanto, o discurso é uma das estratégias mais eficazes e utilizadas.
Texto II
Cansado, eleitor deixa de acreditar
Folha de São Paulo
“O custo da falta de ética é brutal.” A declaração de Renato Janine Ribeiro dá a medida das consequências na sociedade quando um político falta com a ética.
Quando elege um candidato qualquer e depois se decepciona com sua atuação, o eleitor tende a desenvolver um sentimento generalizado em relação à política. Ou seja, para ele, a desonestidade passa a imperar.
O foco principal de ambos os textos podemos encontrar em:
- A) Ética e cidadania.
- B) Corrupção.
- C) Sistema educacional Brasileiro.
- D) A credibilidade dos nossos dirigentes.
A resposta correta é a letra A)
O foco principal de ambos os textos encontra-se na opção A) Ética e cidadania. Esta escolha justifica-se pela análise do conteúdo apresentado nos dois textos fornecidos.
No Texto I, o autor Antonio Arruda destaca como o conceito de ética tem sido banalizado e manipulado no contexto político eleitoral. A menção explícita à cientista política Maria Victória Benevides reforça esta ideia ao alertar que "há duas palavras que entraram na moda e que temos de especificar muito bem: ética e cidadania". Esta citação direta estabelece uma conexão clara entre os dois conceitos como eixo central da discussão.
O Texto II, por sua vez, aborda as consequências da falta de ética na política, mostrando como a decepção com os políticos eleitos gera uma descrença generalizada na classe política. Embora não mencione explicitamente a cidadania, o texto discute diretamente o impacto da ética (ou sua falta) no exercício da cidadania pelo eleitor, que se sente traído quando os representantes eleitos não correspondem às expectativas éticas.
As demais alternativas não representam o foco central: a corrupção (B) é uma consequência da falta de ética, mas não o tema principal; o sistema educacional (C) não é mencionado em nenhum dos textos; e a credibilidade dos dirigentes (D) é apresentada como consequência da questão ética, não como o cerne da discussão.
Portanto, a intersecção temática entre os dois textos reside precisamente na discussão sobre ética e como esta se relaciona com o exercício da cidadania no contexto político brasileiro.
Questão 7
DONALD TRUMP
TEXTO I
A histeria dos jornalistas desta Folha contra Trump no que se refere à construção do muro na fronteira com o México é ridícula porque, entre outros motivos, não resiste ao mínimo debate racional. Que tal como argumento, apenas para lembrar a turma dos bonitinhos politicamente corretos, que o próprio México, que deporta 9 entre 10 guatemaltecos ilegais, deseja construir um muro nessa fronteira e não vemos a mesma reação?
PAULO BOCCATO (Taquaritinga, SP)
TEXTO II
Não bastassem a agressão e o bloqueio a Cuba por meio século e a tomada de grande extensão territorial do México, vêm agora o senhor Trump para bloquear as fronteiras mexicanas com esse vergonhoso muro e sobretaxas coercitivas. Pode estar começando mais um bloqueio contra um país vizinho. Que se cuide o Canadá.
GERALDO G. VIEIRA (Brasília, DF)
Disponível em: http://www.1.folha.folha.uol.com.br /paineldoeitor/2017/01/1853810-brasileiros -esperam-que-carmen-lucia-nao-decepcione-o -pais-afirma-leitor.shtml>. Acesso em: 18 jan. 2017.
A temática comum abordada nos textos é a
- A) construção de um muro na fronteira com o México por Donald Trump.
- B) histeria dos jornalistas da Folha contra Donald Trump.
- C) tomada de grande extensão territorial do México.
- D) agressão a Cuba por meio século.
A resposta correta é a letra A)
A resposta correta é a letra A porque ambos os textos, apesar de apresentarem perspectivas opostas sobre o assunto, têm como foco central a proposta de construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México durante a administração de Donald Trump.
No Texto I, o autor Paulo Boccato defende a construção ao criticar a reação dos jornalistas e fazer uma comparação com a política migratória do México. Já no Texto II, Geraldo G. Vieira condena a mesma proposta, classificando-a como vergonhosa e relacionando-a a outras ações históricas dos EUA contra países vizinhos.
As demais alternativas não representam a temática comum: a letra B refere-se apenas à opinião expressa no Texto I, enquanto as letras C e D mencionam elementos contextuais presentes apenas no Texto II, que não são o ponto central compartilhado por ambos os textos.
Questão 8

Texto I
Disponível em http://jataovaqueiro.blogspot.com.br/2 012-a-seca-do-nordeste-por-adnael-html. Acesso em 18/03/2014.
Texto II
Por trás do que lembro,
ouvi de uma terra desertada,
vaziada, não vazia,
mais que seca, calcinada.
De onde tudo fugia,
onde só pedra é que ficava,
pedras e poucos homens
com raízes de pedra, ou de cabra.
Lá o céu perdia as nuvens,
derradeiras de suas aves;
as árvores, a sombra,
que nelas já não pousava.
Tudo o que não fugia,
gaviões, urubus, plantas bravas,
a terra devastada
ainda mais fundo devastava.
João Cabral de Melo Neto
Disponível em http://pensador.oul.com .br/poema_sobre_a_seca. Acesso em 13/02/2014.
Comparando os dois textos, percebe-se que eles tratam o tema da seca de forma
- A) idêntica.
- B) contrária.
- C) divergente.
- D) complementar.
A resposta correta é a letra D)
Os textos apresentados abordam o tema da seca nordestina com perspectivas distintas porém complementares. O Texto I, de caráter informativo e descritivo, apresenta dados concretos sobre os efeitos da seca na região, enquanto o Texto II, sendo uma obra poética de João Cabral de Melo Neto, explora a dimensão sensorial e existencial desse fenômeno através de linguagem metafórica e recursos estilísticos.
A complementaridade reside no fato de que o Texto I fornece a base factual e contextual sobre a seca, descrevendo suas causas e consequências materiais, enquanto o Texto II aprofunda a experiência humana e emocional desse mesmo fenômeno, dando voz ao sofrimento, à resistência e à relação complexa entre o homem e a terra árida.
Diferentemente de uma abordagem idêntica (A) ou contrária (B), e mais do que simplesmente divergente (C), os textos se completam ao oferecer, respectivamente, a dimensão objetiva e subjetiva da mesma realidade, criando uma visão mais completa e multifacetada do tema da seca nordestina.
Questão 9

Texto I
Disponível em http://kikacastro.com.br/2014/10/16 /de-novo-o-desperdicio-deagua/.Acesso em 06/04/2015.
Texto II
Bom-senso no uso da água
Antônio Aguiar
[…] Diante da realidade de escassez da água nos grandes centros, nos quais Juiz de Fora se inclui, percebemos a necessidade de incutir nos próprios cidadãos este processo de avaliação e responsabilidade contra os gastos excessivos deste recurso natural não renovável, que precisa ser usado com mais inteligência e menos desperdício. Por isso, propusemos a lei que impede a lavagem de nossas calçadas com água tratada.
No entanto, ressaltamos que o bom-senso precisa estar sempre à frente. Quando a lei propõe a proibição deste comportamento, é porque a água tem sido usada comumente no lugar da vassoura para retirar a poeira dos nossos passeios. Quantos de nós já não nos indignamos com este comportamento em nossas ruas? Quantas vezes a própria imprensa já não realizou flagrantes deste comportamento, que não pode ser mantido diante da nova realidade mundial e que o Brasil já enfrenta, mesmo sendo a nação que possui 12% de toda a água doce superficial do planeta, recurso este que não é maior do que 3% de toda a água do planeta Terra? […]
Disponível em http://www.tribunademinas.com. br/bom-senso-no-uso-da-agua/. Acesso em 06/04/2015.
Esses dois textos tratam
- A) da quantidade de água no planeta.
- B) do percentual de água doce no Brasil.
- C) da falta de consciência no uso da água.
- D) da lei que proíbe o uso de água tratada.
A resposta correta é a letra C)
Os dois textos apresentados abordam criticamente a questão do desperdício e da falta de consciência no uso da água, evidenciando a necessidade de mudança de comportamento da população.
O Texto I, através de uma abordagem mais direta e impactante, denuncia o desperdício de água tratada em atividades cotidianas, como a lavagem de calçadas. Já o Texto II, de autoria de Antônio Aguiar, desenvolve um argumento mais elaborado, defendendo a aplicação do bom senso e citando uma proposta de lei que proíbe especificamente o uso de água tratada para lavar calçadas, justificando essa medida pela escassez do recurso.
Embora ambos mencionem dados contextuais (como o percentual de água doce no Brasil) e façam referência a uma lei, o cerne da discussão em cada um deles não é meramente informar sobre esses aspectos. O foco principal converge para a crítica à irresponsabilidade e à falta de consciência no uso da água, posicionando-se contra o desperdício e defendendo um uso mais racional e inteligente desse recurso natural não renovável.
Portanto, a alternativa que melhor sintetiza o tema central compartilhado pelos dois textos é a C) da falta de consciência no uso da água.
Questão 10

Texto I
Doença
O vírus da chikungunya é transmitido por duas espécies de mosquito, o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, e o Aedes albopictus, que é encontrado na zona rural. A infecção pelo vírus provoca sintomas semelhantes aos da dengue, porém mais dolorosos.
No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das dores articulares provocadas pela doença.
Pesquisadores ainda não desenvolveram nenhuma vacina ou remédio para curar a enfermidade. O tratamento é paliativo, já que há apenas medicamentos para aliviar os sintomas. A prevenção contra a chikungunya é semelhante à da dengue e tem como objetivo eliminar os focos criadouros do mosquito transmissor.
“Oitenta por cento dos criadouros do Aedes aegypti, do mosquito da dengue e chikungunya, estão nos domicílios. Então é preciso haver a contribuição de toda a população para que nós possamos eliminar esses criadouros, eliminar o mosquito Aedes aegypti e com isso interromper a transmissão tanto de dengue quanto de chikungunya”, afirma Leonardo Vilela.
Disponível em: http://g1.globo/goias/noticia/2015/ 01/confirmado-o-primeiro-caso-de-febre- chikungunya-contraio-em-goias.html. acesso em 21/08/20105.
Texto II
As informações dos textos I e II sobre a chikungunya e a dengue são
- A) iguais.
- B) opostas.
- C) excludentes.
- D) complementares.
A resposta correta é a letra D)

Texto I
Doença
O vírus da chikungunya é transmitido por duas espécies de mosquito, o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, e o Aedes albopictus, que é encontrado na zona rural. A infecção pelo vírus provoca sintomas semelhantes aos da dengue, porém mais dolorosos.
No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das dores articulares provocadas pela doença.
Pesquisadores ainda não desenvolveram nenhuma vacina ou remédio para curar a enfermidade. O tratamento é paliativo, já que há apenas medicamentos para aliviar os sintomas. A prevenção contra a chikungunya é semelhante à da dengue e tem como objetivo eliminar os focos criadouros do mosquito transmissor.
"Oitenta por cento dos criadouros do Aedes aegypti, do mosquito da dengue e chikungunya, estão nos domicílios. Então é preciso haver a contribuição de toda a população para que nós possamos eliminar esses criadouros, eliminar o mosquito Aedes aegypti e com isso interromper a transmissão tanto de dengue quanto de chikungunya", afirma Leonardo Vilela.
Disponível em: http://g1.globo/goias/noticia/2015/01/confirmado-o-primeiro-caso-de-febre-chikungunya-contraio-em-goias.html. acesso em 21/08/2015.
Texto II
As informações dos textos I e II sobre a chikungunya e a dengue são
- A) iguais.
- B) opostas.
- C) excludentes.
- D) complementares.
A resposta correta é a letra D) complementares, pois os textos apresentam informações que se somam e se completam sobre as doenças. O Texto I fornece informações específicas sobre a chikungunya (transmissão, sintomas, origem do nome, tratamento e prevenção), enquanto o Texto II, embora não esteja totalmente visível na imagem, pelo contexto da pergunta, deve trazer informações sobre a dengue que se relacionam e complementam as informações do primeiro texto, especialmente no que diz respeito aos mosquitos transmissores compartilhados e às medidas preventivas comuns.