Os dois textos falam sobre o bullying, mas apenas o segundo A) aborda a história do bullying no decorrer dos anos. B) evidencia a violência física sofrida por vítimas de bullying.C) traz um depoimento de uma mãe sobre o bullying sofrido por sua filha.D) mostra a preocupação das escolas em coibir a violência proporcionada pelo bullying.
Texto I
O bullying sempre existiu
Tom Coelho
O bullying sempre existiu. Anos atrás as vítimas eram chamadas de CDFs, nerds ou puxa-sacos. Eram jovens que se sentavam nas primeiras fileiras de carteiras na sala de aula, prestavam atenção no professor e na matéria lecionada, inquiriam e respondiam perguntas, faziam o dever de casa e, consequentemente, tiravam boas notas. O contraponto era a “turma do fundão”, formada por rebeldes e descolados.
Os atos de bullying eram bem conhecidos. Desde o “corredor polonês”, onde vários estudantes se enfileiravam para escorraçar o alvo com alguns petelecos, tapas e breves pontapés, a chamada “geral”, até o famigerado “te pego lá fora”. A opressão era mais física do que psicológica, pois o constrangido tinha em sua defesa o fato de ser, normalmente, melhor aluno que seus agressores.
Claro que também tínhamos o assédio ao gordo, ao feio e ao varapau. Mas a questão é que estas ações eram contidas em si mesmas. As escolas mantinham “bedéis” para colocar ordem na casa e coibir atos de violência, sem falar que ir “parar na diretoria” era temido pela maioria dos alunos.
Contudo, se o bullying ocorresse, ao chegar em casa a vítima ainda iria ter com seus pais. Alguns poderiam dizer: “Não reaja, pois não é de sua natureza”, no melhor estilo “oferea a outra face”. Já outros argumentariam: “Se apanhar de novo lá fora e não reagir, vai levar outra surra quando chegar em casa”.
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Disponível: http://oglobo.globo.com/sociedade/ educacao/veja-aqui-outros-relatos-de-pessoas -que-sofreram-bullying-na-escola-3122758>. Acesso em: 23 maio 2016.
Texto II
Minha filha tem 10 anos, cabelos enormes e encaracolados, com muito volume. Os cabelos dela são lindos, remetem a uma coisa meio afro e é considerado um trunfo nas passarelas, já que ela faz alguns desfiles de moda infantil. No entanto, na escola, ela sofre bullying, é chamada de pulguenta, bruxa e uma série de adjetivos que a magoam profundamente. Ela sempre me pede pra deixar que faça escova progressiva, chapinha, mas seria um erro permitir que a maldade daqueles pestinhas retirem o seu diferencial. Até porque muitas críticas acontecem quando ela usa algo bonito ou diferente. A mãe de uma aluna me ligou pra saber onde eu havia comprado uma boina que a filha dela queria desesperadamente, a mesma que a menina havia chamado de “brega”, quando viu minha filha usando. Ser alta, magra e estilosa tem sido difícil para a minha filha. Imagine o quanto de maldade não acontece com as crianças gordinhas ou com outras diferenças.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao veja-aqui-outros-relatos-de-pessoas-que -sofreram-bullying-na-escola-3122758>. Acesso em: 23 maio 2016.
Os dois textos falam sobre o bullying, mas apenas o segundo
- A) aborda a história do bullying no decorrer dos anos.
- B) evidencia a violência física sofrida por vítimas de bullying.
- C) traz um depoimento de uma mãe sobre o bullying sofrido por sua filha.
- D) mostra a preocupação das escolas em coibir a violência proporcionada pelo bullying.
Resposta:
A resposta correta é a letra C)
Os dois textos abordam a questão do bullying, mas apresentam perspectivas distintas. O Texto I, de Tom Coelho, faz uma análise histórica e genérica do fenômeno, descrevendo como o bullying sempre existiu no ambiente escolar, com ênfase nas características das vítimas (como os "CDFs" e "nerds") e nas formas de violência física praticadas, além de mencionar o papel das escolas e das famílias no enfrentamento do problema.
Já o Texto II difere significativamente por apresentar um relato pessoal e emocional de uma mãe sobre o bullying sofrido por sua filha. Através de um depoimento específico, o texto detalha as agressões verbais e psicológicas que a criança enfrenta devido às suas características físicas (cabelos encaracolados, estilo), mostrando como o bullying se manifesta na contemporaneidade e seu impacto na autoestima infantil.
Analisando as alternativas:
A) É incorreta porque apenas o Texto I aborda a perspectiva histórica do bullying.
B) É incorreta porque o Texto II focaliza principalmente a violência psicológica, não física.
C) É correta pois apenas o Texto II apresenta um depoimento pessoal de uma mãe sobre o bullying sofrido por sua filha.
D) É incorreta porque a preocupação das escolas é mencionada apenas no Texto I.
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