Questões Sobre o Descritor D20 - Português - 9º ano
Descritor 20: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Questão 11
Texto I
O bullying sempre existiu
Tom Coelho
O bullying sempre existiu. Anos atrás as vítimas eram chamadas de CDFs, nerds ou puxa-sacos. Eram jovens que se sentavam nas primeiras fileiras de carteiras na sala de aula, prestavam atenção no professor e na matéria lecionada, inquiriam e respondiam perguntas, faziam o dever de casa e, consequentemente, tiravam boas notas. O contraponto era a “turma do fundão”, formada por rebeldes e descolados.
Os atos de bullying eram bem conhecidos. Desde o “corredor polonês”, onde vários estudantes se enfileiravam para escorraçar o alvo com alguns petelecos, tapas e breves pontapés, a chamada “geral”, até o famigerado “te pego lá fora”. A opressão era mais física do que psicológica, pois o constrangido tinha em sua defesa o fato de ser, normalmente, melhor aluno que seus agressores.
Claro que também tínhamos o assédio ao gordo, ao feio e ao varapau. Mas a questão é que estas ações eram contidas em si mesmas. As escolas mantinham “bedéis” para colocar ordem na casa e coibir atos de violência, sem falar que ir “parar na diretoria” era temido pela maioria dos alunos.
Contudo, se o bullying ocorresse, ao chegar em casa a vítima ainda iria ter com seus pais. Alguns poderiam dizer: “Não reaja, pois não é de sua natureza”, no melhor estilo “oferea a outra face”. Já outros argumentariam: “Se apanhar de novo lá fora e não reagir, vai levar outra surra quando chegar em casa”.
[…]
Disponível: http://oglobo.globo.com/sociedade/ educacao/veja-aqui-outros-relatos-de-pessoas -que-sofreram-bullying-na-escola-3122758>. Acesso em: 23 maio 2016.
Texto II
Minha filha tem 10 anos, cabelos enormes e encaracolados, com muito volume. Os cabelos dela são lindos, remetem a uma coisa meio afro e é considerado um trunfo nas passarelas, já que ela faz alguns desfiles de moda infantil. No entanto, na escola, ela sofre bullying, é chamada de pulguenta, bruxa e uma série de adjetivos que a magoam profundamente. Ela sempre me pede pra deixar que faça escova progressiva, chapinha, mas seria um erro permitir que a maldade daqueles pestinhas retirem o seu diferencial. Até porque muitas críticas acontecem quando ela usa algo bonito ou diferente. A mãe de uma aluna me ligou pra saber onde eu havia comprado uma boina que a filha dela queria desesperadamente, a mesma que a menina havia chamado de “brega”, quando viu minha filha usando. Ser alta, magra e estilosa tem sido difícil para a minha filha. Imagine o quanto de maldade não acontece com as crianças gordinhas ou com outras diferenças.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao veja-aqui-outros-relatos-de-pessoas-que -sofreram-bullying-na-escola-3122758>. Acesso em: 23 maio 2016.
Os dois textos falam sobre o bullying, mas apenas o segundo
- A) aborda a história do bullying no decorrer dos anos.
- B) evidencia a violência física sofrida por vítimas de bullying.
- C) traz um depoimento de uma mãe sobre o bullying sofrido por sua filha.
- D) mostra a preocupação das escolas em coibir a violência proporcionada pelo bullying.
A resposta correta é a letra C)
Os dois textos abordam a questão do bullying, mas apresentam perspectivas distintas. O Texto I, de Tom Coelho, faz uma análise histórica e genérica do fenômeno, descrevendo como o bullying sempre existiu no ambiente escolar, com ênfase nas características das vítimas (como os "CDFs" e "nerds") e nas formas de violência física praticadas, além de mencionar o papel das escolas e das famílias no enfrentamento do problema.
Já o Texto II difere significativamente por apresentar um relato pessoal e emocional de uma mãe sobre o bullying sofrido por sua filha. Através de um depoimento específico, o texto detalha as agressões verbais e psicológicas que a criança enfrenta devido às suas características físicas (cabelos encaracolados, estilo), mostrando como o bullying se manifesta na contemporaneidade e seu impacto na autoestima infantil.
Analisando as alternativas:
A) É incorreta porque apenas o Texto I aborda a perspectiva histórica do bullying.
B) É incorreta porque o Texto II focaliza principalmente a violência psicológica, não física.
C) É correta pois apenas o Texto II apresenta um depoimento pessoal de uma mãe sobre o bullying sofrido por sua filha.
D) É incorreta porque a preocupação das escolas é mencionada apenas no Texto I.
Questão 12

Texto 1
Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis
O maior benefício destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos, por outro, os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.
Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia, impactando menos o meio ambiente.
Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que utilizamos. Lembrando que antes do descarte é muito mais importante reduzir o consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o “lixo que não é lixo” para reciclagem.
Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/ produtos/produtos-biodegradaveis/>. Acesso em: 17 jun. 2013.
Texto 2
Disponível em: http://londrina.abrasel.com.br/index. php/noticias/1362-empresa-carioca-produz -copos-biodegradaveis-a-base-de-mandioca>. Acesso em: 17 jun. 2013.
Esses dois textos têm em comum o fato de
- A) defenderem a substituição do plástico.
- B) divulgarem um copo feito de mandioca.
- C) incentivarem o uso de produtos biodegradáveis.
- D) mostrarem o benefício da reciclagem do lixo.
A resposta correta é a letra A)

Texto 1
Vantagens e desvantagens dos biodegradáveis
O maior benefício destes materiais é a decomposição completa e bem mais rápida. Os produtos biodegradáveis contribuem para o não acúmulo de lixo no planeta. Porém, se por um lado eles contribuem para a redução de resíduos sólidos, por outro, os produtos biodegradáveis contribuem para o efeito estufa, pois, ao se degradarem eles liberam gás metano proporcional à velocidade de degradação, ou seja, quanto mais rápido o produto se decompõe mais gás ele libera no ar.
Apesar das desvantagens, os produtos biodegradáveis ainda representam vantagens ambientais sobre os produtos convencionais. Estudos mostram que produtos com agentes biodegradáveis mais lentos podem ser acondicionados em aterros sanitários e o gás proveniente da decomposição pode ser utilizado para gerar calor e energia, impactando menos o meio ambiente.
Os produtos biodegradáveis não são a melhor solução, mas, os avanços nas pesquisas podem contribuir para aprimorar as embalagens dos produtos biodegradáveis que utilizamos. Lembrando que antes do descarte é muito mais importante reduzir o consumo, dar preferência aos produtos com embalagens reutilizáveis e separar o "lixo que não é lixo" para reciclagem.
Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/produtos/produtos-biodegradaveis/>. Acesso em: 17 jun. 2013.
Texto 2
Disponível em: http://londrina.abrasel.com.br/index.php/noticias/1362-empresa-carioca-produz-copos-biodegradaveis-a-base-de-mandioca>. Acesso em: 17 jun. 2013.
Esses dois textos têm em comum o fato de
- A) defenderem a substituição do plástico.
- B) divulgarem um copo feito de mandioca.
- C) incentivarem o uso de produtos biodegradáveis.
- D) mostrarem o benefício da reciclagem do lixo.
A resposta correta é a letra A) porque ambos os textos abordam a questão dos produtos biodegradáveis como alternativa aos materiais convencionais, especialmente o plástico. O Texto 1 discute explicitamente as vantagens ambientais dos biodegradáveis sobre os produtos convencionais, enquanto o Texto 2, pelo contexto da URL, trata especificamente de copos biodegradáveis feitos de mandioca, que representam uma substituição direta aos copos plásticos tradicionais. Ambos defendem implicitamente a substituição de materiais não-biodegradáveis por alternativas mais sustentáveis.