Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Qual é a ideia defendida pelo autor desse texto? A) As empresas deveriam adaptar os costumes ao clima brasileiro. B) As vestimentas vindas da Europa são usadas no Brasil.C) Os cidadãos sofrem para trabalhar com o calor do Rio de Janeiro. D) Os homens devem ser autorizados a usar saias no verão.

Para leitor, não há motivo para impedir uso de bermuda no trabalho

    Vi uma reportagem nessa semana sobre um cidadão que foi trabalhar de saia no Rio de Janeiro porque no trabalho dele não é permitido para homens o uso de bermuda, e ele não estava mais aguentando o calor no escritório. […]

    O fato de a maioria das empresas brasileiras obrigarem os funcionários a usar calça é no mínimo ilógico. Somos um país tropical que importou os costumes de vestimenta oriundos de países europeus, de clima temperado. […]

    Como seria bom se mais empresários brasileiros tivessem a coragem de começar a mudar esse panorama e desenvolver uma cultura “made in Brazil”. Só vejo benefícios nisso:

    1) É mais confortável para os funcionários, […].

    2) É mais barato para as empresas, pois poderiam ajustar os equipamentos de ar condicionado cerca de 2°C ou 3°C mais quente. Para um prédio grande, isso é uma economia de algumas centenas ou milhares de reais por mês.

    Lembrando que não usar calça não significa andar esculhambado. É muito possível usar bermuda e camisa e estar alinhado. […]

Oliver Abreu Küffner

De Munique (Alemanha)

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor /meuolhar/2014/02/1408399-para-leitor-nao-ha -motivo-para-impedir-uso-debermuda -no-trabalho.shtml. Acesso em: 31 jan. 2014.

Qual é a ideia defendida pelo autor desse texto?

Resposta:

A resposta correta é a letra A)

A ideia central defendida pelo autor Oliver Abreu Küffner é que as empresas brasileiras deveriam adaptar seus códigos de vestimenta à realidade climática do país, abandonando a imposição de trajes europeus inadequados ao clima tropical. O texto argumenta que a proibição de bermudas no ambiente corporativo é ilógica, pois ignora as condições climáticas do Brasil em favor de costumes importados de países temperados.

O autor sustenta sua posição apresentando benefícios concretos dessa adaptação: maior conforto para os funcionários, economia significativa com redução no uso de ar condicionado e a possibilidade de manter uma aparência profissional mesmo com vestimentas mais adequadas ao calor. A menção ao cidadão que usou saia como protesto serve como ilustração do absurdo da situação atual, mas a proposta principal não se limita à permissão de saias especificamente.

Embora as alternativas B, C e D mencionem elementos presentes no texto, nenhuma captura completamente a tese principal. A opção B apenas descreve um fato histórico, a C foca em uma consequência específica e a D reduz a proposta a uma única peça de roupa. A letra A, por outro lado, sintetiza adequadamente o argumento central de que é necessária uma adaptação cultural das normas empresariais às condições brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *