Questões Sobre o Descritor D9 - Português - 9º ano
Descritor 09: Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Questão 1
Animais no espaço
Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas.
Os russos já usaram cachorros em suas experiências. Eles têm o sistema cardíaco parecido com o dos seres humanos. Estudando o que acontece com eles, os cientistas descobrem quais problemas podem acontecer com as pessoas.
A cadela Laika, tripulante da Sputnik-2, foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço, em novembro de 1957, quatro anos antes do primeiro homem, o astronauta Gagarin.
Os norte-americanos gostam de fazer experiências científicas espaciais com macacos, pois o corpo deles se parece com o humano. O chimpanzé é o preferido porque é inteligente e convive melhor com o homem do que as outras espécies de macacos. Ele aprende a comer alimentos sintéticos e não se incomoda com a roupa espacial.
Além disso, os macacos são treinados e podem fazer tarefas a bordo, como acionar os comandos das naves, quando as luzes coloridas acendem no painel, por exemplo. Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço, em novembro de 1961, a bordo da nave Mercury/Atlas 5. A nave de Enos teve problemas, mas ele voltou são e salvo, depois de ter trabalhado direitinho. Seu único erro foi ter comido muito depressa as pastilhas de banana durante as refeições.
(Folha de São Paulo, 26 de janeiro de 1996)
No texto “Animais no espaço”, uma das informações principais é
- A) “A cadela Laika (...) foi o primeiro ser vivo a ir ao espaço”.
- B) “Os russos já usavam cachorros em suas experiência”.
- C) “Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas”.
- D) “Enos foi o mais famoso macaco a viajar para o espaço”.
A resposta correta é a letra C)
No texto "Animais no espaço", a informação principal está contida na alternativa C: "Vários animais viajaram pelo espaço como astronautas". Esta afirmação funciona como uma síntese do tema central do texto, que desenvolve justamente essa ideia ao apresentar exemplos específicos de diferentes animais utilizados em missões espaciais.
As demais alternativas, embora corretas como informações secundárias, representam detalhes particulares que sustentam a ideia principal: a cadela Laika (A) ilustra o uso de cães pelos russos; o emprego de cachorros (B) mostra uma das espécies utilizadas; e o macaco Enos (D) exemplifica os primatas usados pelos norte-americanos. Todas estas informações complementam e corroboram a afirmação principal de que diversos animais foram enviados ao espaço como astronautas.
Portanto, a alternativa C constitui a informação nuclear que engloba e unifica todas as demais, representando o cerne temático do texto sobre a participação de múltiplas espécies animais na exploração espacial.
Questão 2
A POLUIÇÃO CAUSA O EFEITO ESTUFA
Em primeiro lugar, efeito estufa, por si só, é uma coisa boa: sem ele, a Terra seria um picolé. O efeito funciona como cobertor de gases que retêm o calor da luz solar perto da superfície do planeta. Seu principal causador é o dióxido de carbono, o gás que emitimos quando soltamos o ar na respiração, e que não tem efeito tóxico nenhum sobre os seres vivos. Portanto, não dá pra chamá-lo de poluente.
(Revista Galileu, n° 172.)
A principal informação em relação ao texto sobre o que ocasiona o efeito estufa é
- A) a presença do dióxido de carbono.
- B) o gás que soltamos no ar durante a respiração.
- C) a retenção do calor da luz solar perto da superfície do planeta.
- D) o acúmulo de gases sob a atmosfera.
A resposta correta é a letra A)
A resposta correta é a letra A) a presença do dióxido de carbono.
O texto afirma explicitamente que "seu principal causador é o dióxido de carbono", referindo-se ao efeito estufa. Embora as outras alternativas contenham elementos mencionados no texto, nenhuma delas identifica corretamente o principal agente causador:
- A alternativa B) menciona apenas uma das fontes de dióxido de carbono, não o causador em si
- A alternativa C) descreve como o efeito estufa funciona, não o que o causa
- A alternativa D) é muito genérica e não especifica o gás principal responsável
O texto deixa claro que o dióxido de carbono é o principal gás responsável pelo efeito estufa, embora destaque que este gás não é necessariamente um poluente e que o efeito estufa natural é benéfico para o planeta.
Questão 3
“No Antigo Egito, o gato foi honrado e enaltecido, sendo considerado como um animal santo. Nesta mesma época, a gata transformou-se na representação da Deusa Bastet, fêmea do deus Sol Rá. […] Na Europa, o gato se desenvolveu com as conquistas romanas. Ele foi admirado pela sua beleza e dupla personalidade (ora um selvagem independente, ora um animal doce e afável), e apreciado ainda no século XI quando o rato negro invadiu a Europa. No século XIII desenvolveram-se as superstições e o gato passou de criatura adorada a infernal, associada aos cultos pagãos e à feitiçaria. A igreja lhe virou as costas. […] No século XVIII ele voltou majestoso e em perfeito acordo com os poetas, pintores e escritores que prestam homenagem à graça e à beleza de seu corpo.”
Fonte: Revista DC. Diário Catarinense, 25 de abril 1999.
A informação principal que se destaca no texto é
- A) A trajetória do gato ao longo da história.
- B) Justificar a importância dos gatos e dos ratos.
- C) Descrever a história dos ratos ao longo dos tempos.
- D) Citar superstições acerca dos gatos.
A resposta correta é a letra A)
A resposta correta é a letra A porque o texto apresenta uma sequência cronológica da relação entre humanos e gatos ao longo de diferentes períodos históricos. Ele começa descrevendo a reverência aos gatos no Antigo Egito, passa pela admiração na Europa durante as conquistas romanas e a utilidade no controle de pragas no século XI, menciona a perseguição religiosa no século XIII e finaliza com a revalorização artística no século XVIII. Esta progressão temporal claramente configura uma trajetória histórica.
As demais alternativas estão incorretas porque: a letra B é inválida já que o texto não justifica a importância dos ratos (apenas os menciona contextualmente); a letra C é errônea pois os ratos aparecem apenas como elemento secundário; e a letra D é incompleta porque as superstições são apenas um dos momentos dessa trajetória, não o foco principal.
O texto estrutura-se como uma linha do tempo que mostra a evolução da percepção e do status social dos gatos através dos séculos, caracterizando precisamente uma trajetória histórica.
Questão 4
Jovens trocam livros por “leitura digital”
No bolso do jeans, um celular. Na escrivaninha do quarto, um laptop. […] Tudo ao redor dos jovens de hoje oferece conexão 24 horas por dia nas mais diversas redes sociais. Como deixar de lado todas as infinitas possibilidades que o mundo digital oferece e se dedicar à leitura de um livro, com suas centenas de páginas, cheias de palavras […] exigindo concentração para serem decifradas?
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgados nesta semana afirmam que a leitura não está entre as prioridades dos jovens de 15 anos. […] 46% dos estudantes afirmam que leem apenas para obter as informações de que precisam; […]. Apenas um terço disse que a leitura é um dos hobbies favoritos.
Apesar dos dados do Pisa, especialistas em educação e tecnologia discordam da ideia de que o jovem de hoje lê menos. Muito pelo contrário: afirmam que os adolescentes nunca leram tanto. A diferença é que, agora, não são só os livros que são “lidos”, mas vídeos, sites, SMS, e-mails e uma gama imensa de informações. “O adolescente lê e escreve muito, comunica-se muito mais por escrito. As gerações anteriores liam só os livros da escola. Os jovens de hoje não: estão sempre se informando dentro dessa vida social digitalizada”, diz Rosa Maria Farah, […] da PUC-SP. […]
Para os educadores, a falta de interesse pela leitura formal pode levar à perda da habilidade de se concentrar quando necessário. “O jovem não consegue mais ler um texto inteiro. […]”, explica Teresa Ferreira, psicopedagoga da Unifesp. […]
Ainda é cedo para afirmar o quanto isso pode ser prejudicial no futuro. Mas os especialistas alertam: ler apenas o essencial e aquilo que interessa pode levar à perda da aptidão para analisar situações com mais profundidade. “O jovem sabe de tudo o que acontece, mas não aprofunda o conhecimento dos fatos”, destaca a psicóloga Dora Sampaio Góes […].
MANDELLI, Mariana. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral, jovens-trocam-livros-por-leitura- digital-imp-,652713>. Acesso em: 5 mar. 2015. *Adaptado para fi ns didáticos. Fragmento.
A informação principal desse texto está no trecho:
- A) “No bolso do jeans, um celular. Na escrivaninha do quarto, um laptop.”. (1° parágrafo)
- B) “... deixar de lado todas as infinitas possibilidades que o mundo digital oferece...”. (1° parágrafo)
- C) “A diferença é que, agora, não são só os livros que são ‘lidos’, mas vídeos, sites, SMS, e-mails e uma gama imensa de informações.”. (3° parágrafo)
- D) “... ler apenas o essencial e aquilo que interessa pode levar à perda da aptidão para analisar situações com mais profundidade.”. (último parágrafo)
A resposta correta é a letra C)
A resposta correta é a letra C porque este trecho sintetiza a ideia central do texto: a transformação do conceito de leitura na era digital. O texto não defende que os jovens leem menos, mas sim que o formato e a natureza da leitura se modificaram radicalmente.
Enquanto as opções A e B apenas contextualizam o ambiente digital dos jovens, e a opção D apresenta uma consequência específica discutida no texto, a alternativa C captura a essência da argumentação principal - a expansão do que se considera "leitura" para além dos livros tradicionais, abrangendo múltiplos formatos digitais e novas formas de consumo de informação.
O terceiro parágrafo, onde se encontra a alternativa C, apresenta o contraponto fundamental aos dados iniciais do Pisa, estabelecendo a tese principal de que os jovens contemporâneos não leem menos, mas sim de maneira diferente e mais diversificada do que as gerações anteriores.
Questão 5
Muitos dizem ser necessário estudar em um ambiente silencioso, sem distrações. No entanto, para alguns, o estudo em um ambiente tranquilo também pode ser tedioso e não render em nada. Por isso apoiamos aqueles que gostam de músicas para estudar.
Embora alguns estudos digam que ouvir música não é bom para estudo, acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente. Você pode criar um ambiente tranquilo, onde você pode ser produtivo estudando sem ser em um silêncio absoluto. A música também ajuda a elevar o seu humor e motivá-lo a continuar, e tem alguns que dizem que ajuda na memorização e no ânimo para estudar.
Mas o desafio é escolher as músicas para estudar. Se você escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela, em vez de melhorar a sua concentração para estudar para as próximas provas.
Disponível em: https://www.examtime.com/pt-BR /blog/musicas-para-estudar/. Acesso em: 11 maio 2013. Fragmento.
Qual é o trecho que apresenta a informação principal desse texto?
- A) “Muitos dizem ser necessário estudar em um ambiente silencioso,...”. (1° parágrafo)
- B) “... acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente.”. (2° parágrafo)
- C) “... e tem alguns que dizem que ajuda na memorização...”. (2° parágrafo)
- D) “Se você escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela,...”. (3° parágrafo)
A resposta correta é a letra B)
A resposta correta é a letra B, pois o trecho "acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente" sintetiza a ideia central do texto. Este segmento apresenta a posição defendida pelo autor, que constitui o núcleo informativo do conteúdo: o apoio ao uso da música como método de estudo alternativo ao silêncio absoluto, reconhecendo seus benefícios para a concentração, humor e motivação, ainda que com ressalvas sobre a escolha adequada do tipo de música.
Questão 6
Isotônico pode dar cárie
Ele repõe sais minerais e glicose, é verdade. Mas o isotônico, aquela bebida colorida consagrada pela geração academia, também pode causar danos à saúde da boca. Um estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, revelou que o consumo destemperado do produto causa erosão do esmalte dos dentes, abrindo alas para cáries e deterioração dentária. “O dente perde mais minerais do que deveria por causa de um desequilíbrio químico provocado pelo ácido cítrico presente no isotônico”, explica o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno, consultor da Associação Brasileira de Odontologia. “Por isso, a bebida deve ser consumida de quatro em quatro horas, que é o tempo necessário para que a saliva neutralize a acidez bucal.” Nesse intervalo, procure beber apenas água se estiver praticando alguma atividade física.
Saúde, maio 2009, p. 62.
A informação principal desse texto é que o isotônico
- A) repõe sais minerais e glicose.
- B) provoca desequilíbrio químico.
- C) pode prejudicar a saúde bucal.
- D) deve ser trocado pela água.
A resposta correta é a letra C)
O texto apresenta como informação principal que bebidas isotônicas, apesar de benéficas para reposição de sais minerais e glicose, representam um risco significativo para a saúde bucal. A pesquisa da Universidade de Nova York demonstra que o consumo excessivo dessas bebidas causa erosão do esmalte dental devido ao ácido cítrico presente em sua composição, criando um desequilíbrio químico que favorece o aparecimento de cáries e a deterioração dentária.
Embora as alternativas A, B e D apresentem informações presentes no texto, nenhuma delas captura a ideia central da matéria. A reposição de sais minerais (A) é mencionada como benefício, mas não como foco principal. O desequilíbrio químico (B) é apresentado como mecanismo causador do problema, não como informação central. A recomendação de consumo de água (D) aparece como sugestão para mitigar os efeitos, não como tema principal.
Portanto, a alternativa C é a única que sintetiza adequadamente a mensagem essencial do texto: o alerta sobre os potenciais danos que o isotônico pode causar à saúde bucal quando consumido de forma inadequada.
Questão 7
Nova lei ortográfica chega à escrita braile
Todas as mudanças promovidas pelo acordo ortográfico serão adotadas pelo português convertido em braile, sistema criado pelo francês Louis Braille para pessoas com deficiência visual. O acordo influencia o braile, pois, nesse sistema, as palavras são escritas letra a letra, e cada vocábulo tem até seis pontos em relevo. Um cego treinado é capaz de detectar a ausência ou a presença do trema em determinadas palavras, assim como hífens, acentos e pontuações. Com isso, o Ministério da Educação já prevê a adaptação de livros didáticos em braile à nova grafia.
Língua Portuguesa. nº 41. São Paulo: Segmento, mar. 2009, p. 9.
A informação principal desse texto é:
- A) o sistema braile adotará todas as mudanças ortográficas.
- B) o sistema braile foi criado pelo francês Louis Braille.
- C) o MEC está atento ao problema da leitura dos cegos.
- D) o cego treinado pode detectar a presença do trema.
A resposta correta é a letra A)
A resposta correta é a letra A porque o texto apresenta como informação central a adoção integral das mudanças ortográficas pelo sistema braile. O primeiro parágrafo estabelece explicitamente que "todas as mudanças promovidas pelo acordo ortográfico serão adotadas pelo português convertido em braile", posicionando esta como a ideia principal da matéria.
Embora as demais alternativas contenham informações presentes no texto - como a origem do sistema braile (B), a capacidade de leitura de pessoas cegas (D) e a adaptação de materiais pelo MEC (C) - estas funcionam como detalhes secundários que complementam a informação principal, não como o núcleo informativo do texto.
A estrutura do texto confirma esta hierarquia: inicia com a informação sobre a implementação das mudanças ortográficas no braile, desenvolve com explicações sobre o sistema e finaliza com a consequência prática (adaptação dos livros), mantendo o foco na adoção das novas regras ortográficas como eixo central.
Questão 8
O jogo da baleia azul
Editorial
Um jogo perigoso tem deixado o mundo em total estado de alerta e atiçado a curiosidade dos adolescentes. O desafio Blue Whale, ou em tradução livre, Baleia Azul, teve seus primeiros registros na Rússia e agora chegou ao Brasil. Aparentemente inocente, o jogo prepara seus seguidores para cometer suicídio na etapa final.
Em 2015, na Rússia, a polícia investigava a morte de duas adolescentes, quando descobriram um grupo na internet do qual ambas participavam. As autoridades revelaram que o desafio é dividido em 50 missões, sendo a última delas, colocar fim na própria vida.
No ano passado, algumas fontes chegaram a divulgar que 130 suicídios tinham relação com o jogo online. Escolas da Europa deram início a campanhas de alerta após identificar alguns alunos com cortes nos braços, queimaduras e outros sinais de mutilação.
Um rapaz de 19 anos morador de Pará de Minas, que já tinha tentado sair do grupo várias vezes, mas acabou se matando por overdose de medicamentos. A vítima era casada e tinha uma filha de apenas 40 dias.
Especialistas recomendam que as famílias fiquem atentas aos jovens, principalmente àqueles que já apresentaram tendências à depressão e atitudes suicidas.
Disponível em: http://www.opopular.com.br/editorias/ cidade/entenda-o-jogo-da-baleia-azul-que- assusta-os-pais-e-pode-ter-causado-a-primeira -morte-no-brasil-1.1258403>. Acesso em: 27 abr. 2017.
Em qual trecho está expressa a principal informação do texto II?
- A) “Um jogo perigoso tem deixado o mundo em total estado de alerta e atiçado a curiosidade dos adolescentes.”
- B) “Em 2015, na Rússia, a polícia investigava a morte de duas adolescentes, quando descobriram um grupo na internet que ambas participavam.”
- C) “As autoridades revelaram que o desafio é dividido em 50 missões, sendo a última delas, colocar fim na própria vida.”
- D) “No ano passado, algumas fontes chegaram a divulgar que 130 suicídios tinham relação com o jogo online.”
A resposta correta é a letra A)
A resposta correta é a letra A, pois o trecho "Um jogo perigoso tem deixado o mundo em total estado de alerta e atiçado a curiosidade dos adolescentes" sintetiza a ideia central do texto, apresentando de forma concisa o tema principal: o caráter perigoso do jogo Baleia Azul, seu impacto global e o público-alvo afetado. Embora as demais opções apresentem informações relevantes e específicas sobre o fenômeno, elas funcionam como detalhamentos ou consequências dessa premissa principal, não representando o cerne da mensagem do editorial.
Questão 9
A beleza total
A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.
A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.
O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.
Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
O conflito central do enredo é desencadeado
- A) pelos motoristas que paravam o trânsito.
- B) pelos espelhos que se espatifavam.
- C) pela extrema beleza da personagem.
- D) pelo suicídio do mordomo.
A resposta correta é a letra C)
O conflito central do enredo é desencadeado pela extrema beleza da personagem Gertrudes, conforme explicitado na alternativa C. Esta beleza superlativa constitui o núcleo gerador de toda a trama, uma vez que provoca reações extraordinárias no ambiente e nas pessoas ao seu redor.
A narrativa demonstra que a beleza excessiva de Gertrudes causa efeitos físicos concretos: os espelhos se negam a refleti-la completamente ou se quebram ao tentar fazê-lo, o trânsito para completamente quando ela aparece, e até leva ao suicídio do mordomo. Estas consequências são apresentadas como resultados diretos de sua beleza excepcional, e não como causas independentes.
O texto deixa claro que a beleza é o elemento primordial através de frases como "Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza". Todas as outras ocorrências - o comportamento dos espelhos, o caos no trânsito, a lei do Senado, e o suicídio do mordomo - são consequências derivadas desta característica central da personagem.
Portanto, a extrema beleza não é apenas um atributo de Gertrudes, mas sim o motor narrativo que desencadeia toda a sequência de eventos extraordinários que compõem o conto.
Questão 10
Após 8 dias desaparecido, cachorro é resgatado de dentro de buraco em Águas Lindas de Goiás
Murillo Velasco
Um cachorro foi resgatado dentro de um buraco em um lote baldio após ficar oito dias desaparecido, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, responsável por retirar o animal do local, o bicho estava bastante debilitado e, por conta disto, a corporação crê que ele estivesse preso no buraco desde que desapareceu.
O resgate foi feito às 17h de segunda-feira (7). O cachorro foi descoberto por um uma mulher que passava pelo local e ouviu os latidos do animal.
Conforme divulgou a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, a corporação fez o resgate e, após prestar os primeiros cuidados, dando água e comida ao cachorrinho, o entregou à proprietária, que mora próximo ao lugar onde o bicho foi encontrado.
Disponível: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019 /01/09/apos-8-dias-desaparecido-cachorro -e-resgatado-dentro-de-buraco-em-aguas -lindas-de-goias.ghtml. Acesso em: 10 jan. 2019.
Qual é a principal informação do texto?
- A) Um cachorro ter sido resgatado de dentro de um buraco em um lote baldio.
- B) Um cachorro estar bastante debilitado dentro de um buraco no lote baldio.
- C) A Corporação dos bombeiros ter prestado os primeiros cuidados ao cachorro.
- D) A mulher ouvir os latidos do cachorro que estava dentro de um buraco.
A resposta correta é a letra A)
A principal informação do texto é a letra A) "Um cachorro ter sido resgatado de dentro de um buraco em um lote baldio". Esta opção representa o núcleo central da notícia, pois engloba o fato principal: o resgate do animal após oito dias desaparecido. As demais alternativas apresentam detalhes secundários ou consequências desse evento principal - a debilitação do animal (B), os cuidados prestados pelos bombeiros (C) e a forma como o cachorro foi descoberto (D) são informações complementares que derivam do acontecimento central, que é justamente o resgate bem-sucedido.