Qual é a principal informação do texto? A) “No caso do Aurora, a ferramenta analisa alguns arquivos criptografados para determinar a chave de criptografia usada.”. B) “Michael Gillespie, um analista de vírus, desenvolveu uma ferramenta capaz de decodificar arquivos embaralhados pelo vírus de resgate ‘Aurora’.” C) “Em muitos casos, não há como ter os arquivos de volta sem pagar. Porém, com o passar do tempo, foram encontrados meios para burlar a criptografia utilizada por algumas dessas pragas.”.D) “Vírus de resgate são pragas digitais que embaralham arquivos do computador e exigem um pagamento para que seja fornecida a chave que decodifica e retorna os arquivos a um estado legível.”.
Pesquisador cria ferramenta para decodificar vírus de resgate Aurora
Altieres Rohr
Michael Gillespie, um analista de vírus, desenvolveu uma ferramenta capaz de decodificar arquivos embaralhados pelo vírus de resgate “Aurora”. Esse vírus de resgate pode ser reconhecido pela utilização das extensões “.Nano”, “.animus”, “.Aurora”, “.desu”, “.ONI” e “.aurora”.
Vírus de resgate são pragas digitais que embaralham arquivos do computador e exigem um pagamento para que seja fornecida a chave que decodifica e retorna os arquivos a um estado legível.
Em muitos casos, não há como ter os arquivos de volta sem pagar. Porém, com o passar do tempo, foram encontrados meios para burlar a criptografia utilizada por algumas dessas pragas.
No caso do Aurora, a ferramenta analisa alguns arquivos criptografados para determinar a chave de criptografia usada. O método é o de força bruta (tentativa e erro), o que significa que o processo leva algum tempo. Após a chave ser encontrada para um arquivo, a mesma chave é usada para todos os demais arquivos do mesmo computador.
[…]
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia /blog/altieres-rohr/post/2019/01/08/ pesquisador-cria-ferramenta-para-decodificar -virus-de-resgate-aurora.ghtml. Acesso em: 10 jan. 2019.
Criptografia: escrita secreta, em cifra, isto é, por meio de abreviaturas ou sinais convencionais.
“criptografia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008- 2013, https://dicionario.priberam.org/criptografia [consultado em: 20-02-2019].
Qual é a principal informação do texto?
- A) “No caso do Aurora, a ferramenta analisa alguns arquivos criptografados para determinar a chave de criptografia usada.”.
- B) “Michael Gillespie, um analista de vírus, desenvolveu uma ferramenta capaz de decodificar arquivos embaralhados pelo vírus de resgate ‘Aurora’.”
- C) “Em muitos casos, não há como ter os arquivos de volta sem pagar. Porém, com o passar do tempo, foram encontrados meios para burlar a criptografia utilizada por algumas dessas pragas.”.
- D) “Vírus de resgate são pragas digitais que embaralham arquivos do computador e exigem um pagamento para que seja fornecida a chave que decodifica e retorna os arquivos a um estado legível.”.
Resposta:
A resposta correta é a letra B)
A principal informação do texto é a apresentada na alternativa B: "Michael Gillespie, um analista de vírus, desenvolveu uma ferramenta capaz de decodificar arquivos embaralhados pelo vírus de resgate 'Aurora'". Esta afirmação constitui o núcleo informativo do texto, pois sintetiza o fato central da notícia - a criação de uma ferramenta específica para combater esse tipo específico de vírus.
As demais alternativas, embora contenham informações relevantes, representam:
- A letra A detalha o funcionamento técnico da ferramenta, sendo informação complementar
- A letra C apresenta um contexto geral sobre vírus de resgate, mas não especifica o caso Aurora
- A letra D explica o conceito de vírus de resgate, servindo como informação de apoio
A alternativa B se destaca por concentrar o evento principal: a ação concreta do pesquisador em desenvolver uma solução para um problema específico, que é o cerne da matéria jornalística.
Deixe um comentário