Qual é o trecho que apresenta a informação principal desse texto? A) “Muitos dizem ser necessário estudar em um ambiente silencioso,…”. (1° parágrafo) B) “… acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente.”. (2° parágrafo) C) “… e tem alguns que dizem que ajuda na memorização…”. (2° parágrafo) D) “Se você escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela,…”. (3° parágrafo)
Muitos dizem ser necessário estudar em um ambiente silencioso, sem distrações. No entanto, para alguns, o estudo em um ambiente tranquilo também pode ser tedioso e não render em nada. Por isso apoiamos aqueles que gostam de músicas para estudar.
Embora alguns estudos digam que ouvir música não é bom para estudo, acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente. Você pode criar um ambiente tranquilo, onde você pode ser produtivo estudando sem ser em um silêncio absoluto. A música também ajuda a elevar o seu humor e motivá-lo a continuar, e tem alguns que dizem que ajuda na memorização e no ânimo para estudar.
Mas o desafio é escolher as músicas para estudar. Se você escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela, em vez de melhorar a sua concentração para estudar para as próximas provas.
Disponível em: https://www.examtime.com/pt-BR /blog/musicas-para-estudar/. Acesso em: 11 maio 2013. Fragmento.
Qual é o trecho que apresenta a informação principal desse texto?
- A) “Muitos dizem ser necessário estudar em um ambiente silencioso,...”. (1° parágrafo)
- B) “... acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente.”. (2° parágrafo)
- C) “... e tem alguns que dizem que ajuda na memorização...”. (2° parágrafo)
- D) “Se você escolher o tipo errado de música, você pode acabar se distraindo com ela,...”. (3° parágrafo)
Resposta:
A resposta correta é a letra B)
A resposta correta é a letra B, pois o trecho "acreditamos que ouvir música é uma boa alternativa para estudar calmamente" sintetiza a ideia central do texto. Este segmento apresenta a posição defendida pelo autor, que constitui o núcleo informativo do conteúdo: o apoio ao uso da música como método de estudo alternativo ao silêncio absoluto, reconhecendo seus benefícios para a concentração, humor e motivação, ainda que com ressalvas sobre a escolha adequada do tipo de música.
Deixe um comentário