Nesse texto, o trecho que marca a ideia de lugar é: A) “Quando a adolescente Mavis completa 118 anos,…”. (3° parágrafo) B) “… que ele não é totalmente livre de humanos.”. (4° parágrafo) C) “… Jonathan acaba se fantasiando de monstro…”. (último parágrafo) D) “E Mavis, que só queria sair do castelo…”. (último parágrafo)
Hotel mal-assombrado
Drácula é um pai superprotetor e todo meiguinho com a filha Mavis, dá para acreditar?
Acredite! Na animação Hotel Transilvânia […] o vampiro chama sua filha com todos os diminutivos carinhosos possíveis. […] Sua principal missão na vida é proteger a filha dos humanos. Para isso, ele constrói um hotel numa região livre de homens, onde os monstros podem relaxar sem precisar se esconder nas sombras.
Quando a adolescente Mavis completa 118 anos, seu pai resolve fazer um festão! Chama Frankenstein, Lobisomem, Múmia, Homem Invisível e todo tipo de fera, acompanhado de esposa e filhos, para comemorar. Acontece que, no meio da festa, um humano aparece.
Jonathan é um mochileiro que pode levar o hotel à falência se descobrirem que ele não é totalmente livre de humanos. Drácula vai fazer de tudo para sumir com o rapaz. Mas nada dá certo e Jonathan acaba se fantasiando de monstro para não ser descoberto pelas assombrações verdadeiras. E Mavis, que só queria sair do castelo e conhecer o mundo, acaba se apaixonando pelo rapaz. Vai ser confusão na certa com Drácula!
Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/ . Acesso em: 1 out. 2012. Fragmento.
Nesse texto, o trecho que marca a ideia de lugar é:
- A) “Quando a adolescente Mavis completa 118 anos,...”. (3° parágrafo)
- B) “... que ele não é totalmente livre de humanos.”. (4° parágrafo)
- C) “... Jonathan acaba se fantasiando de monstro...”. (último parágrafo)
- D) “E Mavis, que só queria sair do castelo...”. (último parágrafo)
Resposta:
A resposta correta é a letra D)
O trecho que marca a ideia de lugar no texto é a alternativa D: "E Mavis, que só queria sair do castelo...". Esta opção é a correta porque apresenta explicitamente uma referência espacial através da palavra "castelo", que designa um local específico onde a personagem se encontra e de onde deseja sair.
Analisando as demais alternativas:
A alternativa A menciona um marco temporal ("quando completa 118 anos") sem fazer referência a um lugar concreto.
A alternativa B aborda uma condição ("não é totalmente livre de humanos") que não define um espaço físico determinado.
A alternativa C descreve uma ação do personagem Jonathan ("fantasiando de monstro") sem indicar um ambiente específico.
Já a expressão "sair do castelo" na alternativa D estabelece claramente a noção de lugar, pois o castelo representa um espaço delimitado que constitui o cenário principal da narrativa do Hotel Transilvânia, sendo este o elemento que melhor caracteriza a ideia de localização no fragmento apresentado.
Deixe um comentário