O efeito de humor do texto é provocado pelo fato de: A) Roberto não saber conjugar o verbo ir. B) a professora pedir para Roberto conjugar o verbo ir. C) a professora pedir para Roberto falar mais rápido. D) Roberto entender de forma equivocada o pedido da professora.
PIADINHA DE ESCOLA
Professora:
— Roberto, conjugue o verbo ir no presente.
— EU…VOU, tu…vais, ele…vai…
— Mais rápido, mais rápido!
— Nós corremos, vós correis, eles correm!
Fonte: ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha. Ilustrações Alberto Lunares et ai. São Paulo: Ática, 2005, p.105.
O efeito de humor do texto é provocado pelo fato de:
- A) Roberto não saber conjugar o verbo ir.
- B) a professora pedir para Roberto conjugar o verbo ir.
- C) a professora pedir para Roberto falar mais rápido.
- D) Roberto entender de forma equivocada o pedido da professora.
Resposta:
A resposta correta é a letra D)
O efeito de humor na piada escolar apresentada é provocado pela alternativa D: Roberto entender de forma equivocada o pedido da professora.
Análise detalhada:
A situação inicial mostra Roberto conjugando corretamente o verbo "ir" no presente do indicativo: "eu vou, tu vais, ele vai". Quando a professora pede "mais rápido", ela está solicitando que ele acelere a velocidade da fala na conjugação. Porém, Roberto interpreta literalmente a expressão "mais rápido" como referência à velocidade de movimento, não da fala, e começa a conjugar o verbo "correr" - "nós corremos, vós correis, eles correm".
Este equívoco na interpretação cria o efeito cômico, pois:
- Roberto demonstra conhecer a conjugação verbal
- Ele tenta atender ao comando da professora
- A confusão semântica entre "falar rápido" e "ação rápida" gera a surpresa humorística
- O verbo "correr" representa literalmente a ideia de velocidade que a professora mencionou
As outras alternativas não se sustentam: Roberto sabia conjugar o verbo "ir" (A), o pedido inicial da professora era rotineiro (B), e a solicitação para falar mais rápido só se torna engraçada pela interpretação equivocada (C).
Deixe um comentário