Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre o Descritor D14 - Português - 5º ano

Descritor 14: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Questão 11

Os meninos morcegos

    Os meninos

    Da Vila Sossego

    Viraram morcego.

   

    Pernas para cima

    Cabeças para o ar.

   

    Passa um mosquito

    Inhac

    Outro mosquito,

    Inhac

    Pernas para cima

    Cabeças para o ar.

   

    Os meninos

    Da Vila Sossego

    Viraram Morcego.

   

    Fingem que dormem

    Estão acesos

   

    Se pensa que passa,

    Melhor não passar

    Inhac, inhac.

CAPPARELLI, Sergio. Os meninos morcegos. In: revista Ciência Hoje das Crianças. Poema originalmente publicado em 1999.I.

No trecho “Passa um mosquito/ Inhac/ Outro mosquito,/ Inhac”, as palavras destacadas reproduzem

  • A) o barulho dos meninos de pernas para cima.
  • B) o barulho dos morcegos atacando os meninos.
  • C) o som de um mosquito sendo apanhado.
  • D) o som dos meninos da Vila Sossego dormindo.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

O poema "Os meninos morcegos" de Sérgio Capparelli apresenta uma brincadeira infantil onde crianças se imaginam transformadas em morcegos. A análise da questão sobre as palavras "Inhac" no trecho "Passa um mosquito/ Inhac/ Outro mosquito,/ Inhac" requer compreensão do contexto poético.

Os versos descrevem crianças da Vila Sossego que "viraram morcego" e posicionam-se de "pernas para cima/ Cabeças para o ar", imitando o comportamento desses mamíferos voadores. Os morcegos são conhecidos por se alimentarem de insetos, capturando-os em pleno voo.

A onomatopeia "Inhac" representa especificamente o som da captura dos mosquitos pelos morcegos. Esta interpretação é confirmada pela sequência narrativa: quando um mosquito passa, ocorre o "Inhac", repetindo-se com outro mosquito. O efeito sonoro imita o ruído característico da apreensão rápida dos insetos.

A alternativa C corretamente identifica que as palavras destacadas reproduzem "o som de um mosquito sendo apanhado", pois:

  • O contexto estabelece a transformação das crianças em morcegos
  • Morcegos se alimentam de insetos em voo
  • A repetição "Inhac" coincide com a passagem de cada mosquito
  • O poema cria uma brincadeira lúdica onde as crianças imitam o comportamento alimentar dos morcegos

As outras alternativas são incorretas porque não correspondem à ação descrita: não se trata do barulho das crianças se movimentando, nem de morcegos atacando crianças, nem de sons de sono, mas sim da representação sonora da captura de insetos.

Questão 12

Disponível em: http://www.portal.santos.sp.gov.br /agendacultural/e107_plugins/ agenda/img/Cartum%20Trabalho%20 infantil_gibiteca%20jal.jpg. Acesso em 06 de Nov. de 2013.

No trecho “Ler é tudo de bom, não?”, o ponto de interrogação foi usado para

  • A) satisfazer uma curiosidade.
  • B) mostrar a dúvida do autor.
  • C) confirmar uma opinião.
  • D) desafiar o leitor.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

Disponível em: http://www.portal.santos.sp.gov.br /agendacultural/e107_plugins/ agenda/img/Cartum%20Trabalho%20 infantil_gibiteca%20jal.jpg. Acesso em 06 de Nov. de 2013.

No trecho "Ler é tudo de bom, não?", o ponto de interrogação foi usado para

  • A) satisfazer uma curiosidade.
  • B) mostrar a dúvida do autor.
  • C) confirmar uma opinião.
  • D) desafiar o leitor.

A resposta correta é a letra C) confirmar uma opinião.

Explicação: Na expressão "Ler é tudo de bom, não?", o ponto de interrogação não indica uma dúvida genuína do autor, mas sim uma pergunta retórica que busca a concordância do leitor com uma opinião já estabelecida. Esta construção linguística, conhecida como "pergunta tag" ou "tag question", tem a função de reforçar uma afirmação anterior, confirmando uma posição que já é compartilhada ou que se espera que seja compartilhada pelo interlocutor. Neste caso específico, o autor já manifesta claramente sua opinião positiva sobre a leitura ("Ler é tudo de bom") e utiliza a interrogação apenas como um recurso para engajar o leitor e consolidar essa visão.

Questão 13

Eca!

    No restaurante, o freguês chama o garçom:

    — Tem uma mosca no meu prato!

    — É o desenho do prato, meu senhor.

    — Mas tá se mexendo!

    — Oh! É desenho animado!

Disponível em: http://criancas.uol.com.br/piadas /livro-de-piadas/eca.jhtm . Acesso em: 26 mar. 2011.

No trecho “– Mas tá se mexendo!”, o uso do ponto de exclamação reforça a ideia de

  • A) alegria.
  • B) medo.
  • C) nojo.
  • D) raiva.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra D)

O uso do ponto de exclamação no trecho "– Mas tá se mexendo!" reforça a ideia de raiva, representada pela alternativa D. Esta análise pode ser fundamentada através dos seguintes aspectos:

Contexto da situação: O cliente havia reclamado anteriormente sobre a presença de uma mosca em seu prato, demonstrando insatisfação. A resposta evasiva do garçom, atribuindo o inseto a um "desenho do prato", cria uma situação de frustração para o cliente, que então reforça sua queixa com a exclamação sobre o movimento da mosca.

Função dos sinais de pontuação: Os pontos de exclamação, na língua portuguesa, servem para indicar entonação exclamativa, transmitindo emoções intensas como surpresa, indignação ou irritação. No contexto da piada, a exclamação não expressa alegria (A), pois se trata de uma situação desagradável; nem medo (B), já que uma mosca não representa uma ameaça; tampouco nojo (C), embora este sentimento esteja presente na expressão inicial "Eca!", a exclamação específica sobre o movimento transmite principalmente irritação diante da tentativa do garçom de ignorar o problema.

Progressão do diálogo: A sequência do diálogo demonstra crescente exasperação do cliente. Da expressão inicial de nojo ("Eca!") passa para uma queixa formal ("Tem uma mosca no meu prato!"), culminando na exclamação indignada quando o garçom tenta enganá-lo. Esta evolução confirma que a emoção predominante na fala em questão é a raiva diante da desonestidade percebida no atendimento.

Questão 14

Disponível em: http://www.monica.com.br/cookpage /cookpage.cgi?!pag=comics/ tirinhas/tira315 . Acesso em: 2 mar. 2011.

No segundo quadrinho, o uso da pontuação em “O quê? Você também?!” indica

  • A) tristeza.
  • B) deboche.
  • C) medo.
  • D) surpresa.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra D)

Disponível em: http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira315. Acesso em: 2 mar. 2011.

No segundo quadrinho, o uso da pontuação em "O quê? Você também?!" indica

  • A) tristeza.
  • B) deboche.
  • C) medo.
  • D) surpresa.

A resposta correta é a letra D) surpresa.

A justificativa para esta resposta baseia-se na função dos sinais de pontuação utilizados na expressão. O ponto de interrogação ("?") é empregado para indicar questionamento e dúvida, enquanto o ponto de exclamação ("!") transmite admiração, espanto ou ênfase. Quando combinados na forma "?!", esses sinais reforçam a expressão de surpresa diante de uma informação inesperada. No contexto da tirinha, o personagem demonstra estar surpreso ao descobrir que outra pessoa compartilha da mesma situação ou característica, daí o uso dessa pontuação mista que capta tanto a interrogação quanto o espanto.

Questão 15

A LOUCURA DA ROSA

    Há flores vermelhas, amarelas, brancas… Mas já imaginou uma que muda de cor? Pois a rosa-louca amanhece branca e, à noite, está rosa!

    Nessa mudança, porém, não há loucura nenhuma, ao contrário do que sugere o nome da flor!

    A rosa-louca nasce em um arbusto, típico da China, chamado de Hibiscus mutabilis. Capaz de atingir até quatro metros de altura, ele faz sucesso em jardins mundo afora por conta da flor que muda de cor. Mas não é para atrair os nossos olhares que a rosa-louca troca a coloração de suas pétalas.

    “Quando a rosa-louca muda de cor, ela apenas sinaliza que tem néctar a oferecer”, explica a bióloga Marinês Eiterer. O néctar é um líquido, que se acumula na flor e contém, entre outros elementos, açúcar. Ele serve de alimento para bichos como abelhas, borboletas e beija-flores, que visitam as flores à sua procura e acabam ajudando as plantas a se reproduzirem. É o que ocorre com a rosa-louca também!

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ noticias/2009/outubro/a-loucura-da-ro

“Há flores vermelhas, amarelas, brancas…” (1° parágrafo). A pontuação usada no final do trecho acima indica a existência de:

  • A) flores que mudam de cor.
  • B) flores de outras cores.
  • C) outras flores-loucas.
  • D) néctar na flor.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra B)

O trecho "Há flores vermelhas, amarelas, brancas..." utiliza as reticências no final para indicar uma enumeração incompleta, sugerindo que existem outras cores de flores além das mencionadas. Essa pontuação tem a função de mostrar que a lista poderia continuar, abrindo espaço para mais possibilidades de cores florais.

Analisando as alternativas:

A) Incorreta - As reticências não se referem especificamente a flores que mudam de cor, mas sim à variedade cromática existente.

B) Correta - As reticências indicam precisamente que há outras cores de flores além das citadas, representando uma continuação implícita da enumeração.

C) Incorreta - O texto não faz referência a outras "flores-loucas", termo que aparece posteriormente para designar especificamente a rosa que muda de cor.

D) Incorreta - A menção ao néctar aparece apenas mais adiante no texto, não sendo relacionada com as reticências do primeiro parágrafo.

Questão 16

http://www.portal turmadamonica.com.br

No segundo quadrinho, as três estrelinhas indicam que, depois de ter tentado um golpe de caratê, Cebolinha estava

  • A) frustado.
  • B) arrependido.
  • C) mal humorado.
  • D) sentindo dor.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra D)

http://www.portalturmadamonica.com.br

No segundo quadrinho, as três estrelinhas indicam que, depois de ter tentado um golpe de caratê, Cebolinha estava

  • A) frustado.
  • B) arrependido.
  • C) mal humorado.
  • D) sentindo dor.

A resposta correta é a letra D

As três estrelinhas que aparecem no segundo quadrinho são uma convenção gráfica muito utilizada nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica para representar dor ou impacto físico. Quando um personagem sofre algum tipo de machucado ou leva um golpe, essas estrelinhas são desenhadas ao redor de sua cabeça para indicar que está sentindo dor. No contexto específico desta cena, Cebolinha acabou de tentar aplicar um golpe de caratê que não saiu como planejado, resultando em algum tipo de lesão ou machucado. Portanto, as estrelinhas simbolizam claramente que ele está sentindo dor física no momento, e não simplesmente frustrado, arrependido ou mal humorado, que seriam estados emocionais representados por outros recursos gráficos nas histórias em quadrinhos.

Questão 17

Mundo cão I

    Gostaria de parabenizar a repórter Fátima Sá pela excelente reportagem sobre a exposição de cães e agradecê-la pela linda capa da revista. Simplesmente você fez o meu domingo ser um dos domingos mais alegres da minha vida! O máximo! As fotos ficaram ótimas, e você conseguiu de forma bem objetiva explicar o que acontece nas exposições.

Fabiana Perrone , Rio de Janeiro , RJ.

No Texto, o ponto de exclamação, em suas duas ocorrências, marca

  • A) o entusiasmo da autora.
  • B) o sarcasmo da autora.
  • C) a rebeldia da autora.
  • D) a superficialidade da autora.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra A)

O uso dos pontos de exclamação no texto analisado demonstra claramente o entusiasmo da autora da carta. Ao examinar as duas ocorrências presentes no texto, podemos observar:

Na primeira ocorrência: "Simplesmente você fez o meu domingo ser um dos domingos mais alegres da minha vida!" - a exclamação reforça a intensidade da felicidade experimentada pela autora, transmitindo genuíno contentamento.

Na segunda ocorrência: "O máximo!" - esta expressão, acompanhada do ponto de exclamação, evidencia o alto grau de satisfação e admiração pela reportagem.

Analisando o contexto geral da carta, percebe-se um tom de agradecimento e elogio, sem qualquer indício de sarcasmo, rebeldia ou superficialidade. A autora expressa gratidão pela cobertura do evento canino e demonstra sincero apreço pelo trabalho da repórter.

Portanto, os pontos de exclamação servem como marcadores de emoção positiva, caracterizando o estado de entusiasmo da autora em relação ao conteúdo jornalístico que apreciou.

Questão 18

    Como a Fidência se gabasse de discreta, seu marido resolveu tirar a prova. E para isso, uma noite acordou-a com ar assustado, dizendo:

    — Que estranho fenômeno, Fidência. Pois não é que acabo de botar um ovo?

    — Um ovo?! — exclamou a mulher, arregalando os olhos.

    — Pois é, para ver. E cá está ele, ainda quentinho. Mas escute, é preciso que isso fique em segredo absoluto entre nós. Você bem sabe como é o mundo. Se a notícia corre, começam todos a troçar de mim e acabam pondo-me apelido. Segure, pois, a língua. Nunca diga nada a ninguém.

LOBATO, Monteiro. Obra Infantil Completa. Segredo de mulher. 450. São Paulo: Brasiliense.

Na expressão “Um ovo?!”, a pontuação indica

  • A) alegria.
  • B) espanto.
  • C) medo.
  • D) raiva.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra B)

A pontuação utilizada na expressão "Um ovo?!" na narrativa de Monteiro Lobato indica espanto, conforme a alternativa B.

Analisando os elementos textuais:

1. O ponto de interrogação (?) demonstra que se trata de uma pergunta, expressando dúvida e surpresa diante da afirmação inusitada do marido

2. O ponto de exclamação (!) reforça a intensidade da reação, mostrando que a personagem ficou profundamente surpresa

3. A combinação dos dois sinais (?!) cria uma entonação que mistura questionamento e forte admiração

4. O contexto narrativo confirma essa interpretação: Fidência "arregalou os olhos" ao ouvir a notícia absurda, gesto típico de espanto

5. A situação criada - um homem afirmando ter botado um ovo - é naturalmente causadora de espanto, sendo essa a reação mais coerente com o contexto

Portanto, a pontuação empregada pelo autor serve precisamente para transmitir o espanto da personagem diante da situação extraordinária relatada pelo marido.

Questão 19

A palavra “AHÁÁ!!”, no último quadrinho, está escrita com letras maiores

  • A) porque a palavra é sem sentido.
  • B) porque a palavra é pequena.
  • C) para enfatizar a reação de satisfação da mulher.
  • D) para enfatizar a reação de desespero do homem.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

A palavra "AHÁÁ!!" no último quadrinho está escrita com letras maiores para representar visualmente a entonação exclamatória e a intensidade emocional da fala. Esta representação gráfica segue convenções estabelecidas nas histórias em quadrinhos, onde variações no tamanho da fonte frequentemente indicam alterações no volume ou na ênfase da fala.

Analisando o contexto da narrativa visual e textual, a expressão "AHÁÁ!!" constitui uma interjeição que manifesta uma descoberta ou realização repentina. Pelo contexto da situação apresentada nos quadrinhos, esta expressão está associada à personagem feminina que demonstra uma reação de satisfação ou triunfo ao compreender algo ou solucionar uma situação.

A alternativa C identifica corretamente a função discursiva e expressiva deste recurso gráfico: enfatizar a reação de satisfação da mulher. O aumento no tamanho das letras funciona como um marcador paralinguístico que transmite ao leitor a intensidade emocional e o estado de ânimo da personagem no momento narrativo.

As demais alternativas apresentam incorreções:

  • A) A palavra não é sem sentido - trata-se de uma interjeição com valor comunicativo específico
  • B) O tamanho original da palavra não justifica o recurso gráfico
  • D) A expressão não corresponde a uma reação de desespero, mas de satisfação
Continua após a publicidade..

Questão 20

As boas notas

    O garoto chega da escola e a mãe pergunta:

    — Filho, que nota você tirou na escola?

    — Tirei 10, mãe!

    — Nossa, filho! — diz a mãe, abraçando o garoto — Que alegria ouvir isso!

    — Obrigado, mãe, obrigado…

    — Mas hoje você viu o resultado das prova de português e matemática, não é, filho? Você tirou dez nas duas?

    — Não, mãe… Tirei 1 em uma e 0 na outra…

Disponível em http://pt.ohmydollz.com/ forumbr/viewtopic.php ?id=701.Acesso em 15/04/2015.

O uso do ponto de exclamação no trecho: “Nossa, filho! — diz a mãe, abraçando o garoto”, indica que a mãe está

  • A) curiosa.
  • B) irritada.
  • C) contente.
  • D) decepcionada.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

A resposta correta é a letra C) contente, conforme análise do uso dos sinais de pontuação e do contexto narrativo apresentado no texto.

No trecho "Nossa, filho! — diz a mãe, abraçando o garoto", o ponto de exclamação cumpre a função de expressar intensidade emocional. A interjeição "Nossa" seguida da vírgula e da exclamação após "filho" demonstra surpresa positiva, reforçada pela ação descrita imediatamente após: "abraçando o garoto".

Analisando o contexto anterior, a mãe recebe a informação de que o filho tirou nota 10 com entusiasmo, evidenciado pela fala "Que alegria ouvir isso!". A sequência narrativa mostra claramente uma reação positiva da mãe antes de descobrir o equívoco sobre as notas específicas de português e matemática.

O ponto de exclamação, neste caso, transmite alegria e surpresa agradável, sendo incompatível com as demais alternativas: curiosidade (que usaria ponto de interrogação), irritação (que teria tom reprovatório) ou decepção (que apresentaria entonação diferente). A combinação entre pontuação, vocabulário e ação descrita confirma o estado de contentamento da personagem.

1 2 3