Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre o Descritor D14 - Português - 5º ano

Descritor 14: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Questão 21

Treze Chaminés

Sol-feira, dia 12 deste ano

    Caro tio McAbro,

    Bem, eu não sei COMO, mas funcionou! HB pediu ao príncipe para acabar com o DRAGÃO do Bosque Ladeira-Abaixo, que não a deixa dormir à noite, ele começou a tremer como vara verde! Ela está desconfiada de que ele não seja um príncipe de verdade. Então, me pediu que empilhasse 10 colchões sobre uma ervilha. Disse que, como em contos de fada, se ele tivesse “sangue azul”, sentiria a ervilha ao se sentar sobre a pilha. Bem, enquanto empilhava os colchões, tive uma ideia: não coloquei nenhuma ervilha.

    Quem ia saber?

Hiawyn Oram. As cartas de Ronroroso: minha bruxa que não quer ser bruxa. Tradução de Áurea Arata. São Paulo: Salamandra, 2008.

Ao escrever a palavra “DRAGÃO” com letras maiúsculas, a intenção do autor era destacar o/a

  • A) tamanho do dragão.
  • B) morte do dragão.
  • C) medo do dragão.
  • D) história do dragão.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra A)

Explicação da resposta:

A palavra "DRAGÃO" escrita em letras maiúsculas no texto tem a função de destacar o tamanho do animal, conforme indica a alternativa A. Na análise linguística, o uso de maiúsculas em narrativas frequentemente serve para enfatizar características físicas ou dimensionais de elementos da história, criando uma impressão de grandiosidade ou ameaça. No contexto da carta, onde HB pede ao príncipe para "acabar com o DRAGÃO", a grafia diferenciada reforça visualmente a imagem de um ser de proporções consideráveis, justificando o incômodo causado pelo animal e o medo do príncipe.

As demais alternativas podem ser descartadas porque:

  • B) A morte do dragão não é mencionada ou sugerida no trecho
  • C) O medo é consequência, não o elemento destacado pela grafia
  • D) Nenhuma história específica sobre o dragão é apresentada

Questão 22

O Cobrador

    O dono do mercadinho foi à casa de um freguês para receber a conta. Um garotinho veio atender à porta.

    — Você pode chamar seu pai? — solicitou o cobrador.

    — Meu pai não está em casa! — respondeu o garoto.

    — Como não está? — recuou espantado o comerciante — Eu o vi na janela quando estava vindo para cá!

    — Pois é, ele também viu o senhor, e por isso desapareceu.

Disponível em: http://mariadantas.spaceblog.com .br/384729/piadas-que-infantins-para -rir-ler-e-trabalhar-na-sala-de-aula. Acesso em: 29 nov. 2015.

No trecho “— Como não está?”, o ponto de interrogação indica que o homem está

  • A) irritado.
  • B) assustado.
  • C) com medo.
  • D) com dúvida.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra A)

Análise da questão sobre o uso do ponto de interrogação no texto "O Cobrador"

No trecho "— Como não está?", o ponto de interrogação indica que o homem está irritado, conforme a alternativa A.

Justificativa:

O contexto da narrativa demonstra que o cobrador havia visto o pai da criança na janela momentos antes, mas o garoto afirma que o pai não está em casa. A reação do comerciante, descrita como "recuou espantado", seguida da pergunta retórica "Como não está?", carrega um tom de incredulidade e irritação diante da tentativa óbvia de evitar o pagamento da dívida.

O ponto de interrogação neste caso não expressa uma dúvida genuína (alternativa D), pois o cobrador tem certeza de que viu o devedor. Também não indica medo (C) ou susto (B) no sentido literal, mas sim uma reação de contrariedade e impaciência frente à situação constrangedora de cobrança.

A ironia presente na resposta final do garoto — "ele também viu o senhor, e por isso desapareceu" — reforça o caráter conflituoso da interação, onde a irritação do cobrador torna-se a reação mais adequada ao contexto.

Questão 23

Os meninos morcegos

    Os meninos

    Da Vila Sossego

    Viraram morcego.

   

    Pernas para cima

    Cabeças para o ar.

   

    Passa um mosquito

    Inhac

    Outro mosquito,

    Inhac

    Pernas para cima

    Cabeças para o ar.

   

    Os meninos

    Da Vila Sossego

    Viraram Morcego.

   

    Fingem que dormem

    Estão acesos

   

    Se pensa que passa,

    Melhor não passar

    Inhac, inhac.

CAPPARELLI, Sergio. Os meninos morcegos. In: revista Ciência Hoje das Crianças. Poema originalmente publicado em 1999.I.

No trecho “Passa um mosquito/ Inhac/ Outro mosquito,/ Inhac”, as palavras destacadas reproduzem

  • A) o barulho dos meninos de pernas para cima.
  • B) o barulho dos morcegos atacando os meninos.
  • C) o som de um mosquito sendo apanhado.
  • D) o som dos meninos da Vila Sossego dormindo.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

O poema "Os meninos morcegos" de Sérgio Capparelli apresenta uma brincadeira imaginária onde crianças se transformam em morcegos. A análise da questão deve considerar o contexto estabelecido pelo texto poético.

No trecho em questão: "Passa um mosquito/ Inhac/ Outro mosquito,/ Inhac", as palavras "Inhac" representam onomatopeias que imitam sons dentro da narrativa do poema.

Considerando que:

  • Os meninos se transformaram em morcegos ("Viraram morcego")
  • Estão de pernas para cima e cabeças para o ar, posição característica de morcegos
  • Morcegos se alimentam de insetos, incluindo mosquitos
  • O "Inhac" ocorre imediatamente após a menção da passagem dos mosquitos

A interpretação mais coerente é que "Inhac" representa o som do morcego capturando e comendo o mosquito, sendo portanto o som de um mosquito sendo apanhado, conforme indica a alternativa C.

Esta interpretação se alinha com a brincadeira central do poema, onde as crianças, ao se imaginarem como morcegos, reproduzem o comportamento alimentar típico desses animais.

Questão 24

Disponível em: http://www.portal.santos.sp.gov.br /agendacultural/e107_plugins/ agenda/img/Cartum%20Trabalho%20 infantil_gibiteca%20jal.jpg. Acesso em 06 de Nov. de 2013.

No trecho “Ler é tudo de bom, não?”, o ponto de interrogação foi usado para

  • A) satisfazer uma curiosidade.
  • B) mostrar a dúvida do autor.
  • C) confirmar uma opinião.
  • D) desafiar o leitor.
FAZER COMENTÁRIO

A resposta correta é a letra C)

Disponível em: http://www.portal.santos.sp.gov.br /agendacultural/e107_plugins/ agenda/img/Cartum%20Trabalho%20 infantil_gibiteca%20jal.jpg. Acesso em 06 de Nov. de 2013.

No trecho "Ler é tudo de bom, não?", o ponto de interrogação foi usado para

  • A) satisfazer uma curiosidade.
  • B) mostrar a dúvida do autor.
  • C) confirmar uma opinião.
  • D) desafiar o leitor.

A resposta correta é a letra C) confirmar uma opinião.

Explicação: A expressão "não?" no final da frase funciona como uma pergunta retórica que busca concordância do interlocutor. O autor não está expressando dúvida genuína sobre seu próprio ponto de vista, mas sim reforçando sua opinião positiva sobre a leitura e convidando o leitor a concordar com ela. Este tipo de construção é comum na língua portuguesa para enfatizar uma afirmação através de um questionamento que pressupõe a concordância do ouvinte.

1 2 3