O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o “Ano-Novo”. A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa “despertar”.
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C (antes de Cristo). Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces – uma voltada para frente e a outra para trás.
O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C (antes de Cristo). Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.
Os dois textos falam sobre
A) saúde e paz.
B) Ano Novo.
C) Júlio César.
D) deus Jano.
A resposta correta é a letra B
Explicação:
O Texto I apresenta uma imagem relacionada às celebrações de Ano Novo, enquanto o Texto II aborda especificamente o conceito de Ano-Novo ou Réveillon, explicando sua origem histórica e significado. Embora o Texto II mencione Júlio César e o deus Jano, essas são apenas informações contextuais sobre a origem da celebração. O tema central que une ambos os textos é efetivamente o Ano Novo, tornando a alternativa B a correta.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está de acordo.
Deixe um comentário