Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No verso “Amigo é a base quando falta o chão!” (v. 10), a palavra em destaque tem o sentido de A) ensinamento.B) ingrediente. C) origem. D) suporte.

Bons amigos

    Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.

    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.

    Amigo a gente sente!

   

    Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.

    Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.

    Amigo a gente entende! […]

   

    Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade

    Ou te apontam a realidade.

    Porque amigo é a direção.

    Amigo é a base quando falta o chão!

   

    Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.

    Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.

    Ter amigos é a melhor cumplicidade! […]

Disponível em: http://radioglobo.globoradio .globo.com/manha-da-globo-sp/ 2011/07/20/VOCE-MERECE-SER -FELIZ-BONS-AMIGOS.htm. Acesso em: 12 ago. 2011.

No verso “Amigo é a base quando falta o chão!” (v. 10), a palavra em destaque tem o sentido de

Resposta:

A resposta correta é a letra D)

Para explicar por que a alternativa D) "suporte" é a correta para a palavra "base" no verso "Amigo é a base quando falta o chão!", é necessário analisar o contexto em que a palavra está inserida e seu sentido figurado.

O texto "Bons Amigos" explora poeticamente as qualidades de uma amizade verdadeira. A expressão "quando falta o chão" é uma metáfora que representa momentos de dificuldade, instabilidade emocional, insegurança ou crise na vida de uma pessoa. É quando tudo parece desmoronar.

Nesse contexto, a palavra "base" não está sendo usada em seu sentido literal de "alicerce físico" ou "origem" (sentido da alternativa C). Em vez disso, assume um sentido figurado, relacionado à função de sustentação, apoio e fundamento. Um amigo, como uma "base", atua como um ponto de apoio sólido, uma estrutura que oferece suporte emocional, segurança e força para que a pessoa se reequilibre e enfrente as adversidades.

Analisando as alternativas:
A) "ensino" não se aplica, pois a ideia não é de instrução, mas de apoio.
B) "ingrediente" é inadequado, pois sugere um componente de uma mistura, o que não se encaixa na metáfora de sustentação.
C) "origem" é um sentido possível para "base", mas não é o caso aqui, pois o foco não é no começo de algo, e sim na função de sustentar durante uma crise.
D) "suporte" é o sinônimo perfeito para "base" neste contexto, pois capta exatamente a ideia de amparo, sustentáculo e apoio incondicional que um verdadeiro amigo oferece nos momentos mais difíceis.

Portanto, a palavra "base" equivale semanticamente a "suporte", reforçando a ideia central do texto de que a amizade verdadeira é um pilar de força nas horas de maior fragilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *