No primeiro parágrafo desse texto, o Burro demonstra ser A) preguiçoso. B) orgulhoso. C) medroso. D) invejoso.
O Burro e a Cachorrinha
Um Burro, vendo que o seu dono brincava com uma Cachorrinha e se alegrava com ela, e a tinha à mesa, dando-lhe de comer, e que ela se entusiasmava quando ele chegava, e lhe saltava para o colo, pensou magoado que se fizesse o mesmo seria mais estimado.
Então, quando chegou o dono, pôs-lhe as patas nos ombros e começou a querer lamber-lhe o rosto com a língua. Espantado, o dono começou a gritar e acudiram os criados que, a poder de muito trabalho, tornaram a meter o Burro na estrebaria.
Moral da história: Ninguém se meta a mostrar habilidades que a natureza lhe negou.
Disponível em: http://webcache.googleusercontent. com/search?q=cache:Ow-Y5v-aUsoJ:lerebooks .files.wordpress.com/2012/12/ fabulasdeesopo.pdf+&cd=6&hl =pt-BR&ct=clnk≷=br>. Acesso em: 4 jun. 2014.
No primeiro parágrafo desse texto, o Burro demonstra ser
- A) preguiçoso.
- B) orgulhoso.
- C) medroso.
- D) invejoso.
Resposta:
A resposta correta é a letra D)
O primeiro parágrafo da fábula "O Burro e a Cachorrinha" descreve o Burro observando como seu dono brincava e demonstrava afeto pela cachorrinha, alimentando-a à mesa e permitindo que ela saltasse em seu colo. O texto afirma que o Burro ficou "magoado" ao ver essa cena e pensou que, se fizesse o mesmo, seria mais estimado pelo dono.
A chave para identificar a característica do Burro está na palavra "magoado" e no contexto de comparação com a cachorrinha. O Burro não demonstra preguiça (A), pois está atento às interações; não há indícios de orgulho (B), já que ele se sente diminuído; e tampouco mostra medo (C). A reação de mágoa e o desejo de receber a mesma atenção revelam inveja em relação à cachorrinha, caracterizando-o como invejoso.
Portanto, a alternativa correta é a letra D) invejoso, pois o Burro deseja obter os privilégios que vê sendo concedidos a outro animal, sentindo-se injustiçado pela diferença de tratamento.
Deixe um comentário