Questões Sobre o Descritor D6 - Português - 5º ano
Descritor 06: Identificar o tema de um texto.
Questão 1
POR QUE BATATA FRITA ENGORDA
A batata é um vegetal importante, pois tem carboidratos e vitamina A. No caso da batata frita, o que engorda é o óleo da fritura. Para se ter uma ideia, uma porção de batatas fritas de 100 gramas tem cerca de 274 calorias, enquanto uma porção de batata cozida tem só 68 calorias. Outros vegetais, se forem servidos fritos, também engordam.
Revista Recreio, fevereiro de 2007. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
O assunto desse texto é
- A) a importância da batata na alimentação.
- B) a receita de alimentos cozidos e calóricos.
- C) o motivo pelo qual batata frita engorda.
- D) o peso de uma porção de batatas fritas.
A resposta correta é a letra C)
A resposta correta para a questão é a letra C) "o motivo pelo qual batata frita engorda", pois o texto apresenta informações específicas sobre esse tema.
O texto inicia mencionando que a batata é um vegetal importante por conter carboidratos e vitamina A, mas rapidamente foca no processo de fritura como elemento central. Ele explica claramente que o que torna a batata frita calórica é o óleo utilizado na fritura, comparando os valores calóricos entre a batata frita (274 calorias por 100g) e a batata cozida (68 calorias por 100g).
Embora o texto mencione brevemente a importância nutricional da batata (opção A), esta informação serve apenas como contexto inicial. As opções B e D são incorretas porque o texto não apresenta receitas nem tem como assunto principal o peso das porções, mas sim a explicação sobre por que a versão frita é mais calórica.
Portanto, o assunto principal desenvolvido ao longo do texto é efetivamente o motivo pelo qual a batata frita engorda, tornando a alternativa C a única que abrange completamente o conteúdo apresentado.
Questão 2
Imigrantes
Yoshiko era apenas uma criança quando saiu do Japão, sua terra-natal. Depois de 52 dias de viagem no navio Kasato Maru, finalmente ela desembarcou no Brasil com seus pais e um irmão em 18 de junho de 1908. No mesmo navio, havia outras 164 famílias japonesas, todas em busca de trabalho e melhores condições de vida.
Por aqui, Yoshiko encontrou muitas coisas diferentes. Estranhou a comida, a língua, as roupas, o clima… Mas o jeito era encarar o trabalho nas lavouras de café e ajuntar dinheiro logo para regressar ao Japão. Assim, Yoshiko e sua família se instalaram no interior de São Paulo. A vida não era fácil e o salário também não era dos melhores. Mesmo assim, a cada ano, mais e mais japoneses cruzavam o oceano em direção ao Brasil.
O tempo passou. Quando Yoshiko e sua família finalmente conseguiram juntar um bom dinheiro, a Segunda Guerra Mundial estourou. Aí, tudo ficou mais difícil. O jeito foi continuar no Brasil por mais uns anos.
Só que, com o fim da Guerra, em 1945, já não fazia mais sentido voltar para o Japão. Yoshiko conheceu um outro imigrante japonês e se casou, formando uma família no Brasil.
Nos anos 60, os filhos de Yoshiko decidiram se mudar para a cidade grande para estudar. Como outros filhos de imigrantes também tomaram essa decisão, cidade como São Paulo ficaram lotadas de japoneses, principalmente no bairro da Liberdade.
Disponível em: https://www.acessaber.com.br/wp-content/ uploads/2017/03/Interpretacao-de-texto -sobre-imigracao-9%C2%BA- ano-Respostas.pdf>. Acesso em: 22 maio 2017.
O assunto principal do texto é o/a
- A) viagem no Kasato Maru.
- B) culinária japonesa e brasileira.
- C) plano de Yoshiko de voltar ao Japão.
- D) chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil.
A resposta correta é a letra D)
O texto apresenta a história de Yoshiko como representativa da experiência dos imigrantes japoneses no Brasil, desde sua chegada no navio Kasato Maru em 1908 até seu estabelecimento definitivo no país.
A alternativa D é correta porque o texto descreve todo o processo de imigração: a viagem, o desembarque, as dificuldades de adaptação, o trabalho nas lavouras, o impacto da Segunda Guerra Mundial e o estabelecimento definitivo da comunidade japonesa no Brasil, com destaque para o bairro da Liberdade em São Paulo.
As demais alternativas estão incorretas porque:
- A) A viagem no Kasato Maru é apenas um detalhe inicial da narrativa
- B) A culinária é mencionada apenas como um dos aspectos da adaptação cultural
- C) O plano de voltar ao Japão foi abandonado com o tempo, não sendo o foco principal
O texto utiliza a trajetória pessoal de Yoshiko para ilustrar o fenômeno histórico mais amplo da imigração japonesa para o Brasil, mostrando as motivações, desafios e processo de integração desses imigrantes na sociedade brasileira.
Questão 3
Pizza
Quem é que não gosta de uma pizza cheia de queijo e variados recheios? Hummmmm! Só de pensar dá até água na boca. É difícil de acreditar, mas essa famosa delícia é saboreada há muito tempo. A primeira notícia que se tem do alimento tem mais de seis mil anos! Acredita-se que os povos egípcios foram os inventores da massa da pizza. Eles misturavam farinha com água. Outra hipótese é a de que os gregos sejam os pioneiros. Eles faziam massas com farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.
Com o tempo, a invenção foi parar no sul da Itália. Era um alimento muito comum nas classes mais pobres da população. Foram os italianos da cidade de Nápoles que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa. Eles a dobravam ao meio e comiam como se fosse um sanduíche. Não demorou muito para que o alimento fosse servido na corte de Nápoles. A partir do século XVI, tornou-se uma comida dos nobres, que, como tinham mais dinheiro, passaram a rechear as pizzas com diversos alimentos como ovos, pedaços de linguiças e queijo. Logo, a delícia se espalhou pelo mundo.
A primeira pizza redonda, como conhecemos hoje, foi feita em 1889 por Raffaele Sposito, especialmente servida à Margherita, rainha da Itália. A pizza foi enfeitada com queijo, manjericão e tomate, alimentos que têm as cores da bandeira italiana: branco, verde e vermelho.
Hoje, temos pizzas de tantos sabores que são até impossíveis de se imaginar. Tem de milho, cebola, chocolate, banana, calabresa… Que delícia!
Disponível em: http://guiadoscuriosos.uol.com.br/. Acesso em: 30 maio 2017.
O principal assunto do texto é
- A) as origens da pizza.
- B) as formas de se fazer pizza.
- C) os variados recheios da pizza.
- D) o gosto das pessoas pela pizza.
A resposta correta é a letra A)
O texto fornecido apresenta uma explicação detalhada sobre a história e evolução da pizza, desde suas origens antigas até sua popularização mundial. A análise das alternativas demonstra que:
A) as origens da pizza - Correta, pois o texto descreve especificamente as possíveis origens egípcias e gregas da massa, sua chegada à Itália, desenvolvimento em Nápoles e criação da primeira pizza redonda em 1889.
B) as formas de se fazer pizza - Incorreta, pois o texto menciona apenas superficialmente métodos de preparo (massa dobrada como sanduíche, assar em tijolos), sem se concentrar nesse aspecto.
C) os variados recheios da pizza - Incorreta, embora cite alguns recheios históricos e modernos, este não é o foco principal, mas sim um elemento secundário na narrativa histórica.
D) o gosto das pessoas pela pizza - Incorreta, apesar da menção inicial sobre o sabor apreciado, o texto não desenvolve este tema como assunto principal.
O texto estrutura-se como uma linha do tempo histórica, dedicando a maior parte do conteúdo às origens antigas, disseminação geográfica e transformações culturais da pizza, confirmando que o assunto principal são efetivamente suas origens e desenvolvimento histórico.
Questão 4
Qui nem jiló
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Se a gente lembra só por lembrar
Do amor que a gente um dia perdeu
Saudade inté que assim é bom
Pro cabra se convencer
Que é feliz sem saber
Pois não sofreu
Porém, se a gente vive a sonhar
Com alguém que se deseja rever
Saudade intonce aí é ruim
Eu tiro isso por mim
Que vivo doido a sofrer
Ai, quem me dera voltar
Pros braços do meu xodó
Saudade assim faz doer
Amarga qui nem jiló
Mas ninguém pode dizer
Que vivi triste a chorar
Saudade, meu remédio é cantar
Saudade, meu remédio é cantar
Disponível em: http://www.letras.com.br/#! luiz-gonzaga/qui-nem-jilo . Acesso em: 12 maio 2016.
Qual é o tema (assunto) deste texto?
- A) O gosto amargo do jiló.
- B) A saudade da pessoa amada.
- C) O sabor ruim de um remédio.
- D) A felicidade de perder um xodó.
A resposta correta é a letra B)
A resposta correta para a questão sobre o tema do texto "Qui nem jiló" de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira é a letra B) A saudade da pessoa amada.
Esta conclusão baseia-se na análise do conteúdo da letra da música, que explora profundamente os diferentes matizes da saudade. O texto estabelece uma clara distinção entre dois tipos de saudade: uma saudade nostálgica ("se a gente lembra só por lembrar") que pode até ser reconfortante, e uma saudade ativa e dolorosa ("se a gente vive a sonhar com alguém que se deseja rever") que causa sofrimento constante.
A expressão "xodó" (termo afetivo nordestino para pessoa amada) e as referências ao desejo de "voltar pros braços do meu xodó" confirmam que o objeto desta saudade é especificamente uma pessoa amada. A comparação "amarga qui nem jiló" funciona como uma metáfora para ilustrar a intensidade dolorosa deste sentimento, não sendo o foco principal o vegetal em si.
As demais alternativas podem ser descartadas porque:
- A) O jiló serve apenas como analogia para o amargor da saudade
- C) A referência ao remédio aparece no contexto do canto como cura para a saudade
- D) O texto claramente expressa sofrimento pela perda, não felicidade
Portanto, o tema central que percorre toda a composição é efetivamente a experiência complexa e dolorosa da saudade por uma pessoa amada.
Questão 5
O camelo e o dromedário
Ruy Proença
Se alguém lhe perguntar:
“Em que o camelo
difere do dromedário?”.
Você dirá satisfeito:
“Isso é básico, primário,
nem na barba nem no cabelo
só pode ser em outro lugar…”.
Ou dirá:
“Melhor ir primeiro
ao dicionário
saber direito
o que é dromedário”.
Nesse caso,
Então, a conclusão:
“Ah, grande coisa!… grande nova!…
quem é que não sabe…
a diferença está na corcova.
É só uma questão de vocabulário:
Duas transporta o camelo;
Uma, o dromedário”.
Pronto, acabou-se o mistério!!
A pergunta virou cemitério.
Ruy Proença. Coisas daqui. São Paulo: SM, 2007. p. 14-15. [Adaptado].
O assunto principal desse texto é
- A) a diferença entre o camelo e o dromedário.
- B) as corcovas do dromedário e do camelo.
- C) a pesquisa das palavras no dicionário.
- D) o mistério do dromedário.
A resposta correta é a letra A)
O texto "O camelo e o dromedário" de Ruy Proença desenvolve-se em torno da questão central sobre as diferenças entre esses dois animais. Embora o poema mencione elementos como as corcovas e a consulta ao dicionário, estes funcionam como detalhes secundários que servem para conduzir o leitor à compreensão principal.
A estrutura do texto segue um percurso de descoberta: parte de uma pergunta inicial sobre a diferença entre camelo e dromedário, passa por tentativas de resposta que revelam certo desconhecimento ("nem na barba nem no cabelo"), sugere a consulta ao dicionário como método de pesquisa, e finalmente apresenta a solução sobre o número de corcovas. No entanto, mesmo essa revelação final serve apenas como exemplo concreto da diferença fundamental que constitui o tema nuclear.
As alternativas B, C e D representam aspectos particulares do desenvolvimento textual, mas não capturam a essência temática da obra. As corcovas (B) são o elemento diferencial específico mencionado, mas não representam o assunto principal. A pesquisa no dicionário (C) aparece como sugestão metodológica para resolver a questão central. O "mistério" (D) refere-se ao aspecto lúdico da descoberta, não ao tema fundamental.
Portanto, a alternativa A identifica corretamente o assunto principal como sendo a diferença entre camelo e dromedário, pois todo o texto - desde o título até a resolução final - organiza-se em função desta questão comparativa, utilizando elementos como humor, suspense poético e informação zoológica para explorar este tema central.
Questão 6
O crescimento do cabelo
Quem não curte um corte de cabelo estiloso para dar uma turbinada no visual?
Nosso cabelo, assim como as unhas, nunca param de crescer. Por isso podemos cortá-lo de várias formas sem correr o risco de ficar com a cabeça pelada.
O cabelo é um fio produzido por uma glândula que fica abaixo da pele. O pelo brota no folículo, que é uma espécie de tubo no qual as células produzem proteínas e queratina. Essas substâncias se acumulam em seu interior e são empurradas para cima, endurecem e assumem a forma de um fio, assim se dá o seu crescimento.
Existem cabelos de todos os tipos: lisos, crespos, amarelos, vermelhos etc. A cor e a textura são determinadas por fatores genéticos.
Jornal Estado de Minas, p. 8, 12 jan. 2008. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
O assunto principal desse texto é
- A) o crescimento do cabelo.
- B) os vários estilos de cabelo.
- C) as cores e a textura dos cabelos.
- D) a importância da queratina e proteína.
A resposta correta é a letra A)
O texto fornecido possui como assunto principal o crescimento do cabelo, conforme indicado pela alternativa A. Embora o conteúdo mencione elementos como estilos de corte, cores, texturas e composição química, estes são abordados como aspectos secundários que complementam a explicação central sobre o processo de crescimento capilar.
A estrutura do texto inicia com o título "O crescimento do cabelo", estabelecendo imediatamente o tema principal. Em seguida, desenvolve-se uma explicação científica detalhada sobre como os fios se formam nos folículos, através da produção de queratina e proteínas, caracterizando um texto de caráter informativo-explicativo.
As demais alternativas representam tópicos específicos tratados no texto, porém não constituem o núcleo temático:
- B) Os estilos de cabelo aparecem apenas como exemplo introdutório
- C) Cores e texturas são mencionadas como características determinadas geneticamente
- D) Queratina e proteínas são apresentadas como componentes do processo de crescimento
Portanto, a análise global confirma que o desenvolvimento lógico do texto mantém como foco principal o mecanismo biológico de crescimento dos fios capilares, desde sua formação até suas características finais.
Questão 7
Brincou na pracinha? lavar as mãos!
Entenda a importância de higienizar as mãos
Veja como o sol brilha lá fora. É um dia maravilhoso para brincar na pracinha! Você se diverte no balanço, escorregador, nas caixas de areia, construindo castelos. E depois de brincar? É preciso lavar bem as mãos! “Por quê? você pergunta. Ora, porque, na areia em que você brincou pode haver parasitas, organismos que vivem às custas de seres de outras espécies. Eles chegam à sua pracinha através das fezes de hospedeiros como cães, gatos e até seres humanos que, ao irem ao banheiro nas redondezas da praça, voltam sem lavar as mãos e contaminam o ambiente. Você não acredita?
http://chc.cienciahoje.uol .com.br/brincou-na-pracinha- lave-as-maos/. acesso em 17/05/2015.
Qual é o principal assunto do texto?
- A) As brincadeiras nas pracinhas.
- B) Os cães e gatos que brincam na areia.
- C) Os parasitas que contaminam o ambiente.
- D) A necessidade de lavar as mãos depois de brincar.
A resposta correta é a letra D)
O texto apresenta como tema central a importância da higienização das mãos após brincar em pracinhas, destacando que essa prática é essencial para prevenir a contaminação por parasitas presentes no ambiente.
A alternativa D é a correta porque:
- O texto inicia com a pergunta "Brincou na pracinha? lavar as mãos!"
- Em seguida, reforça "Entenda a importância de higienizar as mãos"
- Explica que parasitas podem estar presentes na areia devido à contaminação por fezes de animais e pessoas
- Conclui com a recomendação explícita de lavar bem as mãos após brincar
As demais alternativas estão incorretas porque:
- A) As brincadeiras são mencionadas apenas como contexto, não como assunto principal
- B) Cães e gatos são citados como possíveis fontes de contaminação, não como foco
- C) Os parasitas são apresentados como justificativa para a higienização, não como tema central
Portanto, o texto tem como objetivo principal conscientizar sobre a necessidade de lavar as mãos após brincar em locais públicos, tornando a alternativa D a única que abrange corretamente o assunto tratado.
Questão 8
Conheça a coruja-das-neves
A coruja-do-ártico ou coruja-das-neves vive nas regiões geladas do Alasca, Ártico, Estados Unidos e Canadá. Não é por acaso que a espécie tem a plumagem branquinha: ela serve para a ave se camuflar na neve e, assim, ter maiores chances de uma boa refeição. Ao contrário das outras espécies de corujas, ela está acostumada com o brilho branco intenso da neve, portanto pode caçar a qualquer hora, mesmo se for de dia.
Ela sempre procura pontos mais altos para pousar, isso faz com que ela tenha uma visão melhor a seu redor. Principalmente para localizar a presa e ver se não há predadores por perto. E essas corujas são caçadoras de mão cheia e implacáveis.
Disponível em http://recreio.uol.com.br/noticias /zoo/ave-superpoderosa.phtml. Acesso em 01/04/2015.
O assunto do texto é
- A) os hábitos alimentares das corujas-da-neve.
- B) a plumagem branquinha das corujas-da-neve.
- C) a forma de caçar das corujas-da-neve.
- D) as regiões onde vivem as corujas-da-neve.
A resposta correta é a letra C)
O texto apresenta informações sobre a coruja-das-neves, abordando desde sua localização geográfica até suas características físicas e comportamentais. No entanto, ao analisar o conteúdo como um todo, percebe-se que o tema central desenvolvido é a forma como essa ave caça.
O texto menciona que a coruja-das-neves possui plumagem branca para camuflagem na neve, o que aumenta suas chances de obter alimento. Também destaca que, diferentemente de outras corujas, ela caça tanto de dia quanto à noite por estar adaptada ao brilho intenso da neve. Além disso, descreve seu comportamento de pousar em pontos altos para melhor visualizar presas e predadores, caracterizando-a como uma caçadora implacável.
Embora as outras alternativas apareçam no texto (habitats, plumagem), elas servem como detalhes complementares que explicam justamente por que e como a coruja-das-neve é uma caçadora eficiente. Portanto, a forma de caçar constitui o assunto principal que unifica todas as informações apresentadas.
Questão 9
Corrida dos Sapinhos
Monteiro Lobato
Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande ladeira e, do lado havia uma grande multidão, muita gente que vibrava com eles. Começou a competição. A multidão dizia: — Não vão conseguir! Não vão conseguir! Os sapinhos iam desistindo um a um, menos um deles que continuava subindo. E a multidão a aclamar: — Não vão conseguir! Não vão conseguir! E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranquilo, sem esforço. No final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele. Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era SURDO!
Moral: Quando queremos fazer alguma coisa que precise de coragem não devemos escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir. Seja surdo aos apelos negativos.
Disponível em http://www.historias-infantis. com/search/fabulas-pequenas -com-moral-de-monteiro-lobato/. Acesso em 10/03/2014
O assunto desse texto é
- A) as conquistas obtidas durante nossas vidas.
- B) a opinião ruim das pessoas sobre nossas ações.
- C) a necessidade de ouvir mais a opinião das pessoas.
- D) os problemas enfrentados com a ajuda dos amigos.
A resposta correta é a letra B)
O texto "Corrida dos Sapinhos" de Monteiro Lobato apresenta uma narrativa onde um sapinho consegue completar uma difícil corrida enquanto todos os outros desistem. A chave para o sucesso desse sapinho revela-se no desfecho: ele era surdo e portanto não ouviu os comentários negativos da multidão que insistia em dizer "não vão conseguir".
A moral da história explicita claramente o tema central: "Quando queremos fazer alguma coisa que precise de coragem não devemos escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir. Seja surdo aos apelos negativos."
Analisando as alternativas:
A) as conquistas obtidas durante nossas vidas - Embora o texto mostre uma conquista, este não é o foco principal, mas sim o comportamento que levou à conquista.
B) a opinião ruim das pessoas sobre nossas ações - Esta é a alternativa correta, pois o texto demonstra como opiniões negativas podem influenciar negativamente nossos objetivos, e como ignorá-las pode levar ao sucesso.
C) a necessidade de ouvir mais a opinião das pessoas - Esta alternativa contradiz completamente a mensagem do texto, que defende justamente o oposto.
D) os problemas enfrentados com a ajuda dos amigos - O texto não menciona ajuda de amigos, mas sim a superação individual apesar das opiniões negativas.
Portanto, a alternativa B corretamente identifica que o assunto central do texto é o impacto das opiniões negativas das pessoas sobre nossas ações e a importância de não se deixar influenciar por elas quando se busca alcançar objetivos.
Questão 10
Porco-espinho valente enfrenta 15 leões e sai vivo da emboscada
Pode até parecer mentira, mas um pequeno porco-espinho conseguiu escapar de um grupo com 11 leoas e quatro leões na reserva de Londolozi, na África do Sul. O grupo de predadores se interessou pelo pequeno guerreiro durante um final de tarde comum, e por horas tentaram — convencer o animalzinho de que ele seria o prato do dia.
Mas o bichinho não parou de lutar! Jogando suas costas — espinhentas em cima dos leões, o porco-espinho conseguiu causar desinteresse do grupo e sair bem dessa. Que sorte!
Disponível em http://revistagalileu.globo.com/ blogs/buzz/noticia/2014/11/porco- espinho-valente-enfrenta-15-leoes -e-sai-vivo-da-emboscada.html. Acesso em 21/11/2014.
Qual o assunto do texto?
- A) O ataque de leões a um pequeno porco-espinho.
- B) O interesse de predadores por um porco-espinho.
- C) Um grupo de leões na reserva de Londolozi, na África do Sul.
- D) Um porco-espinho ter conseguido escapar de um bando de leões.
A resposta correta é a letra D)
O texto apresenta a história de um porco-espinho que conseguiu escapar de um grupo de 15 leões (11 leoas e 4 leões) na reserva de Londolozi, na África do Sul. A narrativa descreve como o animal se defendeu usando suas espinhas contra os predadores, fazendo com que eles perdessem o interesse e permitindo que ele sobrevivesse ao confronto.
A alternativa D é a correta porque sintetiza com precisão o núcleo da história: o sucesso do porco-espinho em escapar do bando de leões. As demais opções são incorretas porque:
- A) Foca apenas no ataque, não no desfecho bem-sucedido
- B) Aborda apenas o interesse dos predadores, não o resultado
- C) Menciona apenas o local e os leões, ignorando o protagonista e o evento principal
O assunto principal do texto é justamente a façanha do porco-espinho em sobreviver ao encontro perigoso, tornando a letra D a que melhor resume o conteúdo apresentado.