O que deu origem à história narrada foi o fato de A) a girafa estar sem sono.B) a nuvem conversar com a girafa. C) a árvore atrapalhar o sono da girafa. D) a girafa estar sem um bom travesseiro.
A girafa sem sono
Naquela noite, enquanto todos os animais da floresta já estavam dormindo há muito tempo, a girafa andava pra lá e pra cá e não conseguia pegar no sono.
— É falta de um bom travesseiro! — falou uma árvore que estava lá perto. — Mas eu tenho um sob medida para você. É só encostar sua cabeça no meio destes dois galhos e você dormirá sossegada até o dia amanhecer.
— É verdade! Como é que eu não tinha pensado nisso! — disse a girafa, e encostou a cabeça no meio dos dois galhos da árvore.
Mas logo em seguida pensou: “Eta travesseiro duro que eu arranjei! Nunca vou conseguir pegar no sono com um travesseiro tão duro como este”.
— Que tal, então, você encostar a cabeça em alguma coisa mais fofa e macia, para dormir e ter os mais lindos sonhos da sua vida? — falou uma nuvem que estava de passagem.
— É verdade! Como é que eu não tinha pensado nisso! — disse a girafa e encostou a cabeça na nuvem.
Mas logo em seguida pensou: ”E se essa coisa fofa e macia derreter e virar chuva, onde vai parar minha cabeça? Nunca vou conseguir pegar no sono com um travesseiro tão mole como este”.
LACOCCA, Liliana. A girafa sem sono. São Paulo, Ática, Coleção Labirinto.
O que deu origem à história narrada foi o fato de
- A) a girafa estar sem sono.
- B) a nuvem conversar com a girafa.
- C) a árvore atrapalhar o sono da girafa.
- D) a girafa estar sem um bom travesseiro.
Resposta:
A resposta correta é a letra D)
O texto "A Girafa Sem Sono" apresenta uma narrativa onde o conflito central gira em torno da dificuldade da personagem principal em encontrar uma posição confortável para dormir. A análise da questão deve considerar o elemento que desencadeia toda a sequência de eventos da história.
A alternativa A) "a girafa estar sem sono" representa a situação inicial, mas não constitui a causa primária da trama. O insônia é a consequência, não a origem do problema narrativo.
A alternativa B) "a nuvem conversar com a girafa" ocorre tardiamente no desenvolvimento da história, sendo um dos desdobramentos da situação inicial, não sua origem.
A alternativa C) "a árvore atrapalhar o sono da girafa" apresenta uma interpretação equivocada, pois a árvore tenta ajudar oferecendo uma solução, não atrapalhar o sono da personagem.
A alternativa D) "a girafa estar sem um bom travesseiro" identifica corretamente o núcleo do conflito. A falta de um travesseiro adequado para seu pescoço longo é o problema central que motiva todas as interações subsequentes com a árvore e a nuvem, constituindo assim o elemento gerador da narrativa.
Portanto, a resposta correta é a letra D, pois capta a essência do problema que dá origem à sequência de eventos da história: a busca por uma solução para a falta de um travesseiro adequado às características físicas da girafa.
Deixe um comentário