Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto foi A) a curiosidade de Luísa. B) a separação das raízes. C) o desejo de ver os cavalos. D) o chamado para o almoço.

Vegetais debaixo d’água

    A turma ficou encantada com tudo. De manhã, conheceram tanta coisa, se divertiram e caminharam tanto… já estavam ficando “azuis” de fome.

    De repente, o senhor Samuel disse:

    — Pessoal, o almoço está na mesa!

    Quando todos estavam assentados, começaram a comer as saladas. Uma era mais gostosa que a outra, todas muito fresquinhas. […] Luísa descobriu que eram verduras hidropônicas e comentou:

    — Queria tanto ver como isso funciona.

    Toda a turma havia planejado ver os cavalos no pasto, mas seguiu o senhor Samuel até um lugar parecido com uma tenda, onde havia diversas caixas suspensas.

    — O que é isso?

    — São caixas para hidroponia – explicou o senhor Samuel, mostrando que essa é uma técnica de cultivo que não usa terra. […] É que a hidroponia oferece as mesmas condições que o cultivo comum de verduras. Essas caixas que vocês estão vendo são cobertas por isopor. É ele que sustenta a planta, separando a raiz das folhas. Por baixo, corre água com nutrientes em períodos alternados para que a raiz também possa respirar.

    — Mas qual é a vantagem? Parece que dá mais trabalho, perguntou o Cazuza.

    — Ao contrário. Dá menos trabalho. Com a hidroponia, a planta tem capacidade de crescer mais rápido.

    — Que legal! Verduras fazem muito bem à saúde… — Comentou Quico, lembrando-se do delicioso almoço que a […] cozinheira tinha preparado.

Nosso Amiguinho. n. 9, ano 57, mar. 2010, p. 31-32. Fragmento.

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto foi

Resposta:

A resposta correta é a letra A)

O texto apresenta uma sequência narrativa onde os eventos se desenrolam a partir do interesse específico de um personagem. Após o almoço, Luísa expressa sua curiosidade sobre as verduras hidropônicas com a frase: "Queria tanto ver como isso funciona". Esse comentário direto desvia o plano original da turma (visitar os cavalos) e motiva a visita ao sistema de cultivo hidropônico, tornando-se o elemento catalisador para os fatos subsequentes.

As demais alternativas não se sustentam como origem dos eventos:

  • A separação das raízes (B) é uma característica técnica do sistema, não um motivador narrativo
  • O desejo de ver cavalos (C) representa o plano original que foi abandonado
  • O chamado para o almoço (D) antecede temporalmente, mas não desencadeia a exploração da hidroponia

Portanto, é a manifestação de curiosidade de Luísa que redireciona a ação e dá início à sequência explicativa sobre hidroponia, configurando-se como o verdadeiro elemento gerador dos fatos narrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *