Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O que fez com que essa história acontecesse? A) A informação inventada sobre o peixe. B) A resposta inesperada do Antoninho. C) O encontro de Josafá com Antoninho. D) O relato do sonho com o peixe.

OS SONHOS DE JOSAFÁ

    Josafá gostava muito de dormir. Dormia a toda hora e em todos os lugares. Debaixo da lua, debaixo do sol, tanto fazia. E, quanto mais dormia, mais sonhava.

    Um dia, Josafá resolveu, depois de cada despertar, contar seus sonhos à primeira pessoa que encontrasse. […]

    Então, contou o primeiro sonho…

    Antoninho passava pela estradinha de terra que ia dar no Córrego de Areia, quando ouviu um grito. Era Josafá, acabando de acordar:

    — Êi! Êi! Eu sonhei com um peixe. Você conhece o peixe que morava debaixo da ponte do rio Jaguaribe? Não?

    Ele tem um telefone celular, sabia? (Isso não estava no sonho, mas Josafá achou por bem inventar) Ele me disse que um velho danado queria fazer dele seu almoço.

    E sabe o que o peixe fez? Nadou, nadou e nadou para bem longe…

    O garotinho, que não era bobo, olhou de um jeito engraçado para Josafá e respondeu:

    — Nadou para bem longe, foi? Pois seu sonho não salvou o peixinho…

    — Por quê? — espantou-se Josafá.

    — Ora, porque meu nome é Antoninho Velho. Se ele nadou, não sei. Sei que acabei de almoçar um peixinho…. — e saiu correndo, deixando o sonhador vendo bolhas de sonho explodindo no ar.

Pieiro, Jorge. Os sonhos de Josafá, Fortaleza: Secretaria de Educação Básica, 2007.

O que fez com que essa história acontecesse?

Resposta:

A resposta correta é a letra D)

A resposta correta é a letra D) O relato do sonho com o peixe.

O elemento central que desencadeia toda a sequência narrativa é justamente o momento em que Josafá decide compartilhar seu sonho com Antoninho. Sem este relato inicial, não haveria base para o desenvolvimento da história. A informação inventada sobre o celular (alternativa A) constitui apenas um detalhe secundário acrescentado por Josafá. O encontro entre os personagens (alternativa C) estabelece o cenário, mas não é o fator determinante. Já a resposta inesperada de Antoninho (alternativa B) representa a consequência do relato, não sua causa. A essência da narrativa reside no ato de contar o sonho, que funciona como o motor propulsor dos eventos subsequentes e do desfecho surpreendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *