O ar quente sobe porque A) é mais leve e úmido. B) empurra o ar frio para baixo. C) resfria e cai em forma de chuva. D) gera trovões e rajadas de vento.
COMO SE FORMA UM TORNADO?
Tudo começa quando o ar frio e seco encontra uma massa de ar quente e úmida. O choque entre as duas correntes de ar cria uma tempestade. Por ser mais leve e úmido, o ar quente sobe e empurra o ar frio para baixo. Ao atingir o topo da estratosfera (parte da atmosfera acima dos 12 mil metros de altitude), essa umidade se resfria e cai em formato de chuva. Porém, antes mesmo de as gotas despencarem, todo o processo já está gerando trovões e rajadas de ventos. É aí que mora o perigo: se uma dessas correntes se chocar com a troca que ainda está ocorrendo, ela muda de direção e começa a rodopiar. A força do redemoinho pode atingir 300 quilômetros por hora ao tocar o solo.
Disponível em: http://recreio.uol.com.br/notícias/curiosidades/ como-se-forma-um-tornado.phtml . Acesso em: 23 nov. 2016.
O ar quente sobe porque
- A) é mais leve e úmido.
- B) empurra o ar frio para baixo.
- C) resfria e cai em forma de chuva.
- D) gera trovões e rajadas de vento.
Resposta:
A resposta correta é a letra A)
Explicação da resposta:
No texto fornecido, está explicitamente mencionado que "Por ser mais leve e úmido, o ar quente sobe e empurra o ar frio para baixo". Esta informação está localizada no segundo período do texto descritivo sobre a formação de tornados.
A alternativa A) "é mais leve e úmido" corresponde diretamente à causa apresentada no texto para o movimento ascendente do ar quente. As demais alternativas descrevem consequências ou outros fenômenos relacionados ao processo, mas não a causa direta pela qual o ar quente sobe:
- B) "empurra o ar frio para baixo" - é uma consequência do ar quente subir, não a causa
- C) "resfria e cai em forma de chuva" - refere-se ao que acontece com a umidade quando atinge a estratosfera
- D) "gera trovões e rajadas de vento" - são outros efeitos do processo de formação da tempestade
Portanto, a alternativa A é a única que identifica corretamente a propriedade física do ar quente (ser mais leve e úmido) que causa seu movimento ascendente durante a formação do tornado.
Deixe um comentário