O gráfico ilustra estimativas das áreas continentais ocupadas por ecossistemas terrestres naturais (floresta primária e campos naturais), por ecossistemas de uso humano (floresta secundária e silvicultura, áreas de pastagem e lavouras), pela água em estado líquido, pelo gelo, além de outras áreas terrestres, desde o século XIV até o final do século XX. Observase que, a partir da Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII, a extensão das áreas ocupadas por esses ecossistemas sofreu alterações.
a) “A redução de áreas de florestas primárias, a partir da Revolução Industrial, deveuse majoritariamente à expansão das áreas de lavoura no mundo”. Os dados representados no gráfico apoiam essa afirmação? Justifique sua resposta.
b) Mantidas as condições ambientais deste início do século XXI, o que se pode prever, quanto à área ocupada pelo gelo, no final do século.
Resposta:
a) De acordo com o gráfico, as lavouras não são as principais responsáveis pela redução das florestas primárias, pois as áreas de pastagens, campos naturais, floresta secundária e silvicultura cresceram à medida que a área aumentou a partir da Revolução Industrial.
b) Em razão dos grandes impactos ambientais causados pelo efeito estufa, desmatamento e aquecimento global a previsão é que ocorra uma diminuição da área ocupada pelo gelo em todo o mundo.
Deixe um comentário