Prova de Biologia da Fuvest 2018 Resolvida
1) Nos cães labradores, a cor da pelagem preta, chocolate ou dourada depende da interação entre dois genes, um localizado no cromossomo 11 (alelos B e b) e o outro, no cromossomo 5 (alelos “E” e “e”). O alelo dominante “B” é responsável pela síntese do pigmento preto e o alelo recessivo “b” pela produção do pigmento chocolate. O alelo dominante “E” determina a deposição do pigmento preto ou chocolate nos pelos; e o alelo “e” impede a deposição de pigmento no pelo.
Dentre 36 cães resultantes de cruzamentos de cães heterozigóticos nos dois lócus com cães duplo-homozigóticos recessivos, quantos com pelagem preta, chocolate e dourada, respectivamente, são esperados?
- A) 0, 0 e 36
- B) 9, 9 e 18
- C) 18, 9 e 9
- D) 18, 0 e 18
- E) 18, 18 e 0
A alternativa correta é letra B)
Alelos:
B preto
b chocolate
E com pigmento
e sem pigmento
Parentais heterozigotos nos dois loci: BbEe X bbee
BE | Be | bE | be | |
be | BbEe (preto) | Bbee (dourado) | bbEe (marrom) | bbee (dourado) |
be | BbEe (preto) | Bbee (dourado) | bbEe (marrom) | bbee (dourado) |
4 dourados : 2 pretos : 2 marrons ou 2 : 1 : 1
36 filhotes = 18 dourados : 9 pretos : 9 marrons
Gabarito B.
2) No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que
- A) são sapróbias, fundamentais na ciclagem dos nutrientes, pois sintetizam açúcares a partir do dióxido de carbono do ar.
- B) são parasitas, procariontes heterotróficos que absorvem compostos orgânicos produzidos pelos organismos hospedeiros.
- C) são comestíveis, pertencentes a um grupo de fungos primitivos que não formam corpos de frutificação.
- D) formam, com as raízes de plantas, associações chamadas micorrizas, mutuamente benéficas, pela troca de nutrientes.
- E) realizam respiração, na presença de oxigênio, e fotossíntese, na ausência desse gás, sendo, portanto, anaeróbias facultativas.
A alternativa correta é letra D)
a) Incorreta. Fungos não realizam processos de síntese de açúcares a partir de dióxido de carbono, que corresponderia à fotossíntese.
b) Incorreta. Fungos são eucariontes. Nem todos os fungos são parasitas.
c) Incorreta. Os fungos comestíveis formam corpos de frutificação, mas nem todos eles são palatáveis.
d) Correta. Certas espécies de fungos se associam com raízes de plantas formando as micorrizas. São associações harmônicas, interespecíficas com benefício mútuo entre os indivíduos envolvidos, pela troca de nutrientes.
e) Incorreta. Fungos não realizam fotossíntese.
3) No sistema circulatório humano,
- A) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.
- B) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.
- C) a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.
- D) as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.
- E) a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.
A alternativa correta é letra B)
a) Incorreta. A veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio direito do coração.
b) Correta. No sistema cardiovascular humano a veia cava inferior transporta o sangue venoso rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores e chega ao átrio direito do coração.
c) Incorreta. A artéria pulmonar transporta sangue pobre em oxigênio, do coração até os pulmões.
d) Incorreta. As veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.
e) Incorreta. A artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo esquerdo do coração.
4) Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos:
I. Fotossíntese
II. Quimiossíntese metanogênica
III. Respiração celular
A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são
- A) redução;
autotrófico. - C) redução;
autotrófico.
I | II | III | |
(A) | redução; autotrófico. | oxidação; heterotrófico e autotrófico. |
(B) | oxidação; autotrófico. | oxidação; heterotrófico. | oxidação; autotrófico. |
(C) | redução; heterotrófico e autotrófico. | redução; heterotrófico e autotrófico. |
(D) | oxidação; autotrófico e heterotrófico. | redução; autotrófico. | oxidação; autotrófico. |
(E) | oxidação; heterotrófico. | oxidação; autotrófico. | redução; heterotrófico. |
A alternativa correta é letra A)
A oxidação e a redução são fenômenos em que há transferência de elétrons entre os átomos, a oxidação ocorre quando um elemento perde elétrons, e a redução quando um elemento ganha elétrons. Na fotossíntese, o carbono do CO2 perde elétrons no processo ao ser incorporado na glicose, assim como o carbono na quimiossíntese perde para ser incorporado ao metano. Já na respiração, que é uma reação inversa onde é produzido CO2, o carbono é oxidado, ou seja, ganha elétrons. Bom, mesmo que o aluno não possuísse o conhecimento sobre esses processos químicos, poderia encontrar a resposta buscando quais os indivíduos realizam respectivos processos. As SÍNTESES só podem ser realizadas por seres AUTOTRÓFOS, ou seja, fotossíntese e quimiossíntese são realizadas por esses seres. Já a respiração celular, é realizada por todos os seres aeróbicos, portanto tanto autótrofos como heterótrofos. Gabarito A.
5) A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação
Produtos desse processo são utilizados na indústria de alimentos e bebidas. Esse processo ocorre _____________ da levedura e seus produtos são utilizados na produção de _____________. As lacunas dessa frase devem ser preenchidas por
- A) nas mitocôndrias; cerveja e vinagre.
- B) nas mitocôndrias; cerveja e pão.
- C) no citosol; cerveja e pão.
- D) no citosol; iogurte e vinagre.
- E) no citosol e nas mitocôndrias; cerveja e iogurte.
A alternativa correta é letra C)
O processo anaeróbico descrito é chamado de fermentação e produz álcool (fermentação alcoólica). Esse processo ocorre no citoplasma, mediante ação de enzimas dispersas nessa região. São utilizadas leveduras para a produção de pães e cerveja.
Produtos desse processo são utilizados na indústria de alimentos e bebidas. Esse processo ocorre citosol da levedura e seus produtos são utilizados na produção de cerveja e pão.
Alternativa correta: C
6) O botulismo provocou a morte de 1,1 mil cabeças de gado, no último mês de agosto, numa fazenda em Mato Grosso do Sul. A suspeita clínica inicial foi confirmada pelo exame das amostras de grãos úmidos de milho fornecidos aos animais, demonstrando a presença da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Considerando que a toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, a morte dos animais deve ter sido decorrente de:
- A) infecção generalizada.
- B) hemorragia interna.
- C) desidratação provocada por diarreia.
- D) acidente vascular cerebral.
- E) parada respiratória
A alternativa correta é letra E)
a) Incorreta. Não é característica dessa doença a ocorrência de infecção generalizada. Não há relação direta entre formação de infecções generalizadas e a infecção dos neurônios pela bactéria.
b) Incorreta. O fato de a bactéria infectar os neurônios não tem relação com ocorrência de hemorragias.
c) Incorreta. Não há ocorrência de diarreia como consequência da infecção dos neurônios.
d) Incorreta. Um AVC não está relacionado com infecções bacterianas em neurônios.
e) Correta. Uma interrupção das sinapses neuronais pode afetar o funcionamento muscular, principalmente dos músculos respiratórios, já que o controle muscular é dado diretamente pelo sistema nervoso. Pela presença da toxina interferir na transmissão neuromuscular, as atividades dependentes de contração e atividade muscular, como a respiração, ficarão prejudicadas. Sendo assim, a respiração, por ser imediatamente necessária para a vida, seria impossibilitada.
7) Analise as três afirmações seguintes sobre ciclos biogeoquímicos.
I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera.
II. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera.
III. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.
Está correto o que se afirma e
- A) I, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) II e III, apenas.
- D) III, apenas.
- E) I, II e III
A alternativa correta é letra E)
I. A respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis fósseis e de vegetação restituem carbono à atmosfera.
CORRETO. A respiração e a combustão apresentam reações super semelhantes, ambas consomem oxigênio e liberam gás carbônico. Esse gás carbônico é reincorporado ao ciclo do carbono, já que, uma vez na atmosfera pode ser fixado durante a fotossíntese.
II. Diferentes tipos de bactérias participam da ciclagem do nitrogênio: as fixadoras, que transformam o gás nitrogênio em amônia, as nitrificantes, que produzem nitrito e nitrato, e as desnitrificantes, que devolvem o nitrogênio gasoso à atmosfera.
CORRETO. No ciclo do Nitrogênio esse composto é reciclado com auxílio de bactérias fixadors, nitrificantes e desnitrificantes.
III. Pelo processo da transpiração, as plantas bombeiam, continuamente, água do solo para a atmosfera, e esse vapor de água se condensa e contribui para a formação de nuvens, voltando à terra como chuva.
CORRETO. O ciclo da água ocorre também devido ao retorno desse composto por meio da transpiração dos seres, incluindo as plantas.
Gabarito E.
8) Células de embrião de drosófila (2n=8), que estavam em divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga. Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromátides, respectivamente, cada célula terá?
- A) 4 e 4.
- B) 4 e 8.
- C) 8 e 8.
- D) 8 e 16.
- E) 16 e 16.
A alternativa correta é letra D)
Célula diplóide 2n = 8
Como não ocorrerá a separação das cromátides, e o DNA está duplicado, teremos então ainda 8 cromossomos porém com 16 cromátides.
Gabarito D.
9) Muitas plantas adaptadas a ambientes terrestres secos e com alta intensidade luminosa apresentam folhas
- pequenas com estômatos concentrados na parte inferior, muitos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aquífero.
- B) grandes com estômatos concentrados na parte inferior, poucos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aerífero.
- C) pequenas com estômatos concentrados na parte superior, ausência de tricomas, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aquífero.
- grandes com estômatos igualmente distribuídos em ambas as partes, ausência de tricomas, ausência de cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.
- E) pequenas com estômatos concentrados na parte superior, muitos tricomas claros, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.
A alternativa correta é letra A)
a) Correta. Em ambiente com muita luminosidade e pouca disponibilidade de água, a planta necessita ter adaptações que a permitam reter essa pouca água disponível. As folhas pequenas propiciam menor superfície de transpiração e a presença de estômatos apenas na face abaxial (inferior) da folha também diminuem a taxa respiratória devido à menor exposição à luz solar. A presença de tricomas claros (refletem luz) e cutícula impermeável vão isolar a folha, protegendo-a do excesso de calor. A parênquima aquífero vai armazenar água.
b) Incorreta. Grandes estômatos aumentariam a perda de água. Parênquima aerífero está presente em plantas aquáticas, permitindo a flutuabilidade e difusão de O₂.
c) Incorreta. Estômatos na parte superior e ausência de tricomas permitiriam uma grande perda de água.
d) Incorreta. Estômatos na parte superior e ausência de tricomas permitiriam uma grande perda de água, assim como a ausência de cera ou cutícula na folha. Parênquima aerífero está presente em plantas aquáticas, permitindo a flutuabilidade e difusão de O₂.
e) Incorreta. Estômatos na parte superior permitiriam uma grande perda de água. Parênquima aerífero está presente em plantas aquáticas, permitindo a flutuabilidade e difusão de O₂.
10) A surdez é geneticamente heterogênea: pode ser causada por mutações em diferentes genes, localizados nos autossomos ou no cromossomo X ou, ainda, por mutações em genes mitocondriais. Os heredogramas representam quatro famílias, em que ocorrem pessoas com surdez ( e )
A(s) família(s) em que o padrão de herança permite afastar a possibilidade de que a surdez tenha herança mitocondrial é(são) apena
- A) 1.
- B) 2 e 3.
- C) 3.
- D) 3 e 4.
- E) 4
A alternativa correta é letra C)
As mitocôndrias são sempre herdadas do óvulo, nunca do espermatozoide, portanto todas as famílias em que apenas o pai está passando a característica para os filhos afastaria a possibilidades da herança ser mitocondrial. É o que ocorre em na família 3, portanto gabarito C.