O botulismo provocou a morte de 1,1 mil cabeças de gado, no último mês de agosto, numa fazenda em Mato Grosso do Sul. A suspeita clínica inicial foi confirmada pelo exame das amostras de grãos úmidos de milho fornecidos aos animais, demonstrando a presença da toxina botulínica, que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Considerando que a toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, a morte dos animais deve ter sido decorrente de:
- A) infecção generalizada.
- B) hemorragia interna.
- C) desidratação provocada por diarreia.
- D) acidente vascular cerebral.
- E) parada respiratória
Resposta:
A alternativa correta é letra E)
a) Incorreta. Não é característica dessa doença a ocorrência de infecção generalizada. Não há relação direta entre formação de infecções generalizadas e a infecção dos neurônios pela bactéria.
b) Incorreta. O fato de a bactéria infectar os neurônios não tem relação com ocorrência de hemorragias.
c) Incorreta. Não há ocorrência de diarreia como consequência da infecção dos neurônios.
d) Incorreta. Um AVC não está relacionado com infecções bacterianas em neurônios.
e) Correta. Uma interrupção das sinapses neuronais pode afetar o funcionamento muscular, principalmente dos músculos respiratórios, já que o controle muscular é dado diretamente pelo sistema nervoso. Pela presença da toxina interferir na transmissão neuromuscular, as atividades dependentes de contração e atividade muscular, como a respiração, ficarão prejudicadas. Sendo assim, a respiração, por ser imediatamente necessária para a vida, seria impossibilitada.
Deixe um comentário