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Prova de Biologia da Fuvest 2018 Resolvida

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11) Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.

I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.

II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.

III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.

Está correto o que se afirma em

  • A) I, apenas.
  • B) I e III, apenas.
  • C) III, apenas.
  • D) II e III, apenas.
  • E) I, II e III
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A alternativa correta é letra E)

O centro respiratório do bulbo é responsável por controlar a ventilação involuntária, este é estimulado pela acidez do sangue, além disso os impulsos nervosos vindos do bulbo estimulam a contração do diafragma e músculos intercostais responsáveis pelo aumento da caixa torácica e inspiração. Gabarito E.

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12) Borboleta, lula e avestruz têm como principal excreta nitrogenado, respectivamente,

  • A) ácido úrico, amônia e ácido úrico.  
  • B) ácido úrico, ureia e amônia.
  • C) amônia, ácido úrico e amônia.
  • D) amônia, ureia e ácido úrico.
  • E) ureia, amônia e ácido úrico.  
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A alternativa correta é letra A)

a) Correta. A borboleta é um inseto e excreta o ácido úrico. A lula é um molusco aquático e elimina a amônia como produto nitrogenado. O avestruz é uma ave e, tal qual, os insetos, elimina o ácido úrico.

As demais alternativas apresentam excretas nitrogenadas que não correspondem aos dos animais citados no enunciado. 

 

13) O tapiti é um coelho nativo do Brasil, habitante típico de campos, cerrado ou, mesmo, bordas das matas. Tem hábitos noturnos e, durante o dia, fica escondido em meio à vegetação ou em tocas. Alimentase de vegetais, especialmente brotos e raízes. A quantidade desses animais está cada vez menor pela presença da lebre europeia, que foi introduzida no Brasil. A lebre europeia também se alimenta de vegetais, e tanto o tapiti como a lebre são caças apreciadas por jaguatiricas e onças.

a) Represente esquematicamente a teia alimentar mencionada no texto.

b) Cite duas interações interespecíficas apontadas no texto e justifique sua resposta.

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    a) Brotos/raízes/vegetais –> tapiti –> jaguatiricas/onças

    Brotos/raízes/vegetais –> lebre européia –> jaguatirica/onças

    b) Competição interespecîfica (relação desarmônica) entre lebre e tapiti. Predação (relação desarmônica) entre jaguatirica e lebre.

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    14) O gráfico representa modificações elétricas da membrana de um neurônio (potencial de membrana), mostrando o potencial de ação gerado por um estímulo, num dado momento.

    a) Identifique, nesse gráfico, as fases indicadas pelas letras X, Y, W e Z.

    b) A esclerose múltipla é uma doença autoimune, em que ocorre dano à bainha de mielina. Que efeito tem essa desmielinização sobre a condução do impulso nervoso?

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      a) X= repouso

      Y= despolarização

      W= repolarização

      Z= hiperpolarização

      b) A condução se torna lenta, o potencial elétrico é dissipado e pode ativar simultaneamente células nervosas não pertencentes à rede neural inicialmente ativada.

      15) O heredograma mostra pessoas afetadas por uma doença genética rara.1

      a) É mais provável que essa doença tenha herança

      Justifique suas respostas

       

      b) Determinou-se que a doença nessa família é causada pela substituição de um único par de bases num determinado gene, o que levou à substituição de uma glicina por uma arginina em uma enzima.

      Na tabela do código genético, estão relacionados os códons correspondentes à glicina e à arginina.

      Com base nas informações da tabela, indique a alteração que possa ter ocorrido no gene, em uma das trincas de bases correspondentes à glicina, determinando sua substituição por arginina na enzima.

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        a) Analisando o heredograma obsrvamos que todo o homem afetado pela doença passa essa característica a todas as descendentes mulheres e não passa aos homens, podemos concluir então que é uma doença ligada ao cromossomo X. Além disso, essa mesma condição informa que é uma doença de caráter dominante, já que apenas um dos X afetados já expressa a doença nas mulheres.

        b) Pode ter ocorrido uma substituição de citosina por guanina na região do DNA correspondente à primeira base nitrogenada dos quatro códons que codificam a glicina. 

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        16) Os quatro esquemas representam cortes longitudinais de corações de vertebrados.

        a) Identifique os grupos de vertebrados cujos corações estão representados pelos esquemas 1, 2, 3 e 4.

        b) Descreva o sentido do fluxo sanguíneo no interior de cada um desses corações e indique se neles ocorre mistura de sangue arterial e venoso.

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          a)
          – coração 1: aves e mamíferos;

          – coração 2: anfíbios;

          – coração 3: peixes;

          – coração 4: répteis (exceto crocodilianos)

          b) No coração 1, de aves e mamíferos, o sangue venoso passa pelo átrio direito e depois para o ventrículo direito, enquanto o sangue arterial passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Não ocorre mistura de sangues nesse caso.
          Tanto no coração 2 como no 4, ocorre mistura de sangue, o sangue venoso (proveniente do átrio direito) e o sangue arterial (proveniente do átrio esquerdo) fluem para o ventrículo (parcialmente dividido no coração 4).
          No coração 3, não ocorre mistura do sangue, pois a circulação é simples e o sangue passa apenas uma vez pelo coração, fluindo do átrio para o ventrículo.

          17) Gafanhotos alados (Orthoptera), formando nuvens, atacaram recentemente lavouras de mandioca, na região Norte do Brasil, trazendo prejuízos econômicos. Outra praga agrícola que vem causando danos para a economia é a lagarta-do-cartucho (Lepidoptera), que ataca plantações de milho e reduz a produção desse grão em até 50%.

          a) Como esses insetos são classificados quanto ao tipo de desenvolvimento e ao processo de metamorfose?

          b) Quais são as fases de desenvolvimento representadas pelo gafanhoto alado e pela lagarta?

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            a) Os gafanhotos apresentam desenvolvimento hemimetábolo e as lagartas holometábolo.

            b) Gafanhoto: ovo –> ninfa –>adulto

                Lagarta: ovo –> larva –> pupa –> adulto

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            18) Caminhando por uma floresta, um estudante deparou com diversidade de hábitats e de grupos de plantas: árvores altas, como a araucária (ou pinheiro-do-paraná), e árvores frutíferas menores, como a pitangueira, ambas crescendo sob pleno sol; também encontrou muitas samambaias nas partes mais sombreadas da floresta; nos locais permanentemente úmidos do solo, havia musgo.

            a) Relacione os hábitats das araucárias e dos musgos com os processos de absorção e condução de água nessas plantas.

            b) Na tabela da página de respostas, os grupos de plantas estão ordenados de acordo com seu surgimento na evolução das plantas terrestres. Complete a tabela: entre as plantas observadas pelo estudante, identifique representantes dos grupos listados na tabela; aponte uma estrutura que represente novidade evolutiva, diferenciando cada grupo do anterior.

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              a) As araucárias são representantes das gimnospermas, são plantas terrestres, que conseguem se desenvolver em ambientes menos úmidos, pois apresentam raízes que conseguem retirar água do subsolo, além disso adquirem um porte maior por apresentar tecidos vasculares que transportam a água em seu interior. Já os musgos, são representantes das briófitas, não apresentam raízes verdadeiras, necessitam se desenvolver em ambiente muito úmido, pois como não apresentam raízes nem tecidos vasculares a água é absorvida e transportada célula a célula, isso também explica o pequeno porte desses indivíduos.

              b) Briófita – musgo;
                  Pteridófita – samambaia – vasos condutores de seiva;
                  Gimnospermas – Araucária – presença de sementes;
                  Angiospermas – Pintangueira – presença de flores e frutos;

              19) As figuras I e II mostram pirâmides ecológicas de biomassa para dois ecossistemas.

              a) Indique um ecossistema que cada uma dessas pirâmides de biomassa possa representar.

              b) Desenhe as pirâmides de energia correspondentes às pirâmides de biomassa, para os dois ecossistemas indicados.

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                a) A pirâmide I representa o ambiente terrestre, enquanto a II o ambiente aquático, por mais que a biomassa do fitoplancton seja menor que dos outros niveis tróficos, ele tem um potencial alto de reprodução.

                b) As pirâmides energéticas apresentarão a mesma aparência em ambos ecossistemas, sendo que os primeiro níveis tróficos apresentam mais energia produzida do que os demais, e assim se segue descrescentemente. Como a energia apresenta fluxo unidirecional. Dessa forma, a quantidade de energia diminui ao longo da cadeia alimentar.

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