Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Prova de História da Fuvest 2018 Resolvida

Continua após a publicidade..

1) Os Impérios helenísticos, amálgamas ecléticas de formas gregas e orientais, alargaram o espaço da civilização urbana da Antiguidade clássica, diluindo-lhe a substância […]. De 200 a.C. em diante, o poder imperial romano avançou para leste […] e nos meados do século II as suas legiões haviam esmagado todas as barreiras sérias de resistência do Oriente.

P. Anderson. Passagens da Antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1982.

 

Na região das formações sociais gregas,

  • A) a autonomia das cidades-estado manteve-se intocável, apesar da centralização política implementada pelos imperadores helenísticos.   
  • B) essas formações e os impérios helenísticos constituíram-se com o avanço das conquistas espartanas no período posterior às guerras no Peloponeso, ao final do século V a.C.   
  • C) a conquista romana caracterizou-se por uma forte ofensiva frente à cultura helenística, impondo a língua latina e cerceando as escolas filosóficas gregas.   
  • D) o Oriente tornou-se área preponderante do Império Romano a partir do século III d.C., com a crise do escravismo, que afetou mais fortemente sua parte ocidental.   
  • E) os espaços foram conquistados pelas tropas romanas, na Grécia e na Ásia Menor, em seu período de apogeu, devido às lutas intestinas e às rivalidades entre cidades-estado.   
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

O apogeu dos Impérios Helenísticos situa-se entre os séculos IV e II a.C., entre a morte de Alexandre Magno, em 323 a.C. e a conquista romana em 146 a.C.

Nesse período, as cidades-estado perderam sua autonomia e foi difundida a cultura grega (língua, filosofia e ciências) que influenciou a civilização urbana da Antiguidade clássica, incluindo a cultura romana. Assim, podem se descartar as alternativas A, B e C.

A alternativa E é genérica, vaga, pouco explicativa. Os reinos helenísticos foram gradativamente incorporados ao domínio romano por meio da conquista e também por doação, não necessariamente apenas pela dominação por meio de lutas e rivalidades.

A alternativa D coloca, corretamente, que a porção oriental do Império Romano sofreu menos os impactos da crise do século III d.C. (a economia oriental era menos dependente do escravismo que o lado ocidental). Isso levou ao deslocamento do eixo econômico e político-administrativo do Ocidente para o Oriente, processo simbolizado pela transferência da capital de Roma para Constantinopla.

 

Continua após a publicidade..

2) Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um pré-requisito para a revolução.

T. S. Kuhn. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989

Analise às quatro afirmações seguintes, acerca das revoluções políticas e científicas da Época Moderna

I. A concepção heliocêntrica de Nicolau Copérnico, sustentada na obra Das revoluções das esferas celestes, de 1543, reforçava a doutrina católica contra os postulados protestantes.

II. A Lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, reforçava as radicais perspectivas ateístas que haviam pautado as ações dos grupos revolucionários na Inglaterra à época da Revolução Puritana.

III. Às experiências com eletricidade realizadas por Benjamin Franklin no século XVIII, somouse sua atuação no processo de emancipação política dos Estados Unidos da América.

IV. Os estudos sobre o oxigênio e sobre a conservação da matéria, feitos por Antoine Lavoisier ao final do século XVIII, estavam em consonância com a racionalização do conhecimento, característica da Ilustração.

Estão corretas apenas as afirmações

  • A) I, II e III
  • B) II, III e IV
  • C) I, III e IV
  • D) I e II
  • E) III e IV
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

I. A concepção heliocêntrica de Nicolau Copérnico, sustentada na obra Das revoluções das esferas celestes, de 1543, reforçava a doutrina católica contra os postulados protestantes.

Incorreta. A concepção heliocêntrica de Nicolau Copérnico ia contra as concepções católicas de sua época 

II. A Lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, reforçava as radicais perspectivas ateístas que haviam pautado as ações dos grupos revolucionários na Inglaterra à época da Revolução Puritana.

Incorreta. As ações revolucionárias na Inglaterra à época da Revolução Puritana não foram de caráter ateísta. Ademais, Newton não era ateu, era católico 

III. Às experiências com eletricidade realizadas por Benjamin Franklin no século XVIII, somouse sua atuação no processo de emancipação política dos Estados Unidos da América.

Correta. 

IV. Os estudos sobre o oxigênio e sobre a conservação da matéria, feitos por Antoine Lavoisier ao final do século XVIII, estavam em consonância com a racionalização do conhecimento, característica da Ilustração.

Correta.

3) A operação era um pouco dolorosa e não durava mais que um minuto, mas era traumática. Seu significado simbólico estava claro para todos: este é um sinal indelével, daqui não sairão mais; esta é a marca que se imprime nos escravos e nos animais destinados ao matadouro, e vocês se tornaram isso. Vocês não têm mais nome: este é o seu nome. A violência da tatuagem era gratuita, um fim em si mesmo, pura ofensa: não bastavam os três números de pano costurados nas calças, no casaco e no agasalho de inverno.

Primo Levi. Os afogados e os sobreviventes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990

Está de acordo com o texto a seguinte afirmação:

  • A) A tatuagem era uma forma de tortura e uma mensagem não verbal, que inscrevia a condenação no corpo do prisioneiro.
  • B) O uso de tatuagens era perturbador apenas para ciganos e judeus ortodoxos, pois violava o código moral e as leis religiosas dessas comunidades.
  • C) O recurso de tatuar o prisioneiro, além de impor um sofrimento físico e moral, discriminava o tipo de remuneração.
  • D) O emprego das tatuagens funcionava como um código estético e de classificação dos prisioneiros nos campos de concentração.
  • E) A tatuagem, assim como o trabalho voluntário, não tinham finalidade produtiva, mas contribuíam para o entendimento entre os prisioneiros.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

a) A tatuagem era uma forma de tortura e uma mensagem não verbal, que inscrevia a condenação no corpo do prisioneiro.

Correta. O texto é de Primo Levi no qual este escreve sobre os campos de concentração de Auschwitz. O autor retrata que a tatuagem com o número que agora representava prisioneiro além de uma tortura física era uma mensagem simbólica “este é um sinal indelével, daqui não sairão mais; esta é a marca que se imprime nos escravos e nos animais destinados ao matadouro, e vocês se tornaram isso.”

b) O uso de tatuagens era perturbador apenas para ciganos e judeus ortodoxos, pois violava o código moral e as leis religiosas dessas comunidades.

Incorreta. A tatuagem era obrigatória para todos os prisioneiros dos campos de concentração 

c) O recurso de tatuar o prisioneiro, além de impor um sofrimento físico e moral, discriminava o tipo de remuneração.

Incorreta. Os prisioneiros não recebiam remuneração 

d) O emprego das tatuagens funcionava como um código estético e de classificação dos prisioneiros nos campos de concentração.

Incorreta. As tatuagens não eram um código estético e sim o novo nome do prisioneiro, sua nova identificação 

e) A tatuagem, assim como o trabalho voluntário, não tinham finalidade produtiva, mas contribuíam para o entendimento entre os prisioneiros.

Incorreta. A tatuagem tinha a finalidade de classificar os prisioneiros

Continua após a publicidade..

4) O futurismo de Marinetti e o fascismo de Benito Mussolini têm em comum

  • A) a constatação da falência cultural da Itália, que se agarrou ao passado romano e ignorou os grandes avanços da Primeira Revolução Industrial.
  • B) o desejo de proporcionar aos cidadãos italianos o acesso aos bens de consumo e a implantação do Estado de bem-estar social
  • C) o esforço de modernização cultural e a tentativa de demolir as edificações que restaram do passado romano.
  • D) a valorização e a adoção das bases e dos princípios das teorias revolucionárias anarquistas e socialistas
  • E) a glorificação da ideologia da guerra e da velocidade proporcionada pelos avanços técnicos e militares
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

a) a constatação da falência cultural da Itália, que se agarrou ao passado romano e ignorou os grandes avanços da Primeira Revolução Industrial.

Incorreta. O futurismo e o fascismo de Mussolini são fortemente apegados à ideia de progresso, de moderno e dos avanços da Revolução Industrial 

b) o desejo de proporcionar aos cidadãos italianos o acesso aos bens de consumo e a implantação do Estado de bem-estar social

Incorreta. O Estado de bem-estar social não faz parte do fascismo italiano é algo posterior 

c) o esforço de modernização cultural e a tentativa de demolir as edificações que restaram do passado romano.

Incorreta. O fascismo italiano possui como característica o romantismo com uma extrema valorização do passado romano 

d) a valorização e a adoção das bases e dos princípios das teorias revolucionárias anarquistas e socialistas

Incorreta. O fascismo é contra o anarquismo e o socialismo 

e) a glorificação da ideologia da guerra e da velocidade proporcionada pelos avanços técnicos e militares

Correta. 

 

5) Aqui no Chile estava se construindo, entre imensas dificuldades, uma sociedade verdadeiramente justa, erguida sobre a base de nossa soberania, de nosso orgulho nacional, do heroísmo dos melhores habitantes do Chile. Do nosso lado, do lado da revolução chilena, estavam a constituição e a lei, a democracia e a esperança.

Pablo Neruda. Confesso que vivi. Memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1980

Nesse texto,

  • A) “soberania” está relacionada às campanhas de privatização das minas de estanho e salitre, que até então eram mantidas por capitais anglo-americano.
  • B) “heroísmo” refere-se aos embates armados, travados com setores da democracia cristã e com as comunidades indígenas dos araucanos
  • C) “a constituição e a lei” é uma referência ao novo ordenamento jurídico implantado após o golpe promovido pela Unidade Popular
  • D) “democracia” alude a um traço peculiar da via chilena para o socialismo, pois o presidente Salvador Allende chegou ao poder pelo voto.
  • E) “esperança” traduz a expectativa resultante do apoio econômico e estratégico que havia sido obtido junto aos Estados Unidos e França.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

a) “soberania” está relacionada às campanhas de privatização das minas de estanho e salitre, que até então eram mantidas por capitais anglo-americano.

Incorreto. O texto não trata sobre estas questões. Ademais, há neste período a estatização das minas e não privatização, a privatização promove a “soberania”.

b) “heroísmo” refere-se aos embates armados, travados com setores da democracia cristã e com as comunidades indígenas dos araucanos

Incorreto. O texto não trata sobre “democracia cristã” “e as comunidades indígenas dos araucano” e sim é uma lembrança saudosista do período democrático de Allende. 

c) “a constituição e a lei” é uma referência ao novo ordenamento jurídico implantado após o golpe promovido pela Unidade Popular

Incorreto. “a constituição e a lei” é anterior ao golpe militar de Pinochet. A Unidade Popular era o partido de Allende. 

d) “democracia” alude a um traço peculiar da via chilena para o socialismo, pois o presidente Salvador Allende chegou ao poder pelo voto.

Correta. 

e) “esperança” traduz a expectativa resultante do apoio econômico e estratégico que havia sido obtido junto aos Estados Unidos e França

Incorreto. Não há apoio francês. Há o apoio dos EUA para instauração da ditadura de Pinochet.

Continua após a publicidade..

6) No que se refere à crise do colonialismo português na África na segunda metade do século XX.

  • A) a Era das Revoluções, ao implicar a abolição do tráfico transatlântico de escravos para as Américas, erodiu as bases do domínio de Portugal sobre Angola e Moçambique
  • B) Portugal, com um poder de segunda ordem no concerto europeu, se viu alijado das deliberações da Conferência de Berlim, perdendo assim o domínio sobre suas colônias
  • C) as independências de Angola e de Moçambique foram marcadas por um processo relativamente pacífico, que envolveu ampla negociação com os poderes metropolitanos em Portugal
  • D) o processo de independência das colônias portuguesas, ao contrário do que ocorreu nas colônias inglesas e francesas, não se relacionou às polarizações geopolíticas da Guerra Fria
  • E) o movimento de independência colonial foi decisivo para o processo de transformação política em Portugal, ao acelerar a crise do regime autoritário nascido no período entre-guerras.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

a) a Era das Revoluções, ao implicar a abolição do tráfico transatlântico de escravos para as Américas, erodiu as bases do domínio de Portugal sobre Angola e Moçambique

Incorreta. A Era das Revoluções é anterior, é no século XVIII e XIX. Era das Revoluções estará sempre se referindo as revoluções burguesas, a Revolução Francesa e as Revoluções Liberais 

b) Portugal, com um poder de segunda ordem no concerto europeu, se viu alijado das deliberações da Conferência de Berlim, perdendo assim o domínio sobre suas colônias

Incorreta. A Conferência de Berlim foi a que partilhou a África, está relacionado ao início do colonialismo e não ao fim deste 

c) as independências de Angola e de Moçambique foram marcadas por um processo relativamente pacífico, que envolveu ampla negociação com os poderes metropolitanos em Portugal

Incorreta. As independências não foram pacíficas 

d) o processo de independência das colônias portuguesas, ao contrário do que ocorreu nas colônias inglesas e francesas, não se relacionou às polarizações geopolíticas da Guerra Fria

Incorreta. Há sim a relação com a Guerra Fria 

e) o movimento de independência colonial foi decisivo para o processo de transformação política em Portugal, ao acelerar a crise do regime autoritário nascido no período entre-guerras.

Correta. As lutas de independência das colônias portuguesas ocorreram quando Portugal era governado pela ditadura salazarista. As dificuldades enfrentadas por Portugal nos conflitos e o sucesso de libertação das colônias portuguesas enfraqueceram a imagem e a política do regime de Salazar, contribuindo, ao fim e ao cabo, para a sua queda, em 1974, depois da Revolução dos Cravos.

7) Na edição de julho de 1818 do Correio Braziliense, o jornalista Hipólito José da Costa, residente em Londres, publicou a seguinte avaliação sobre os dilemas então enfrentados pelo Império português na América:

A presença de S.M. [Sua Majestade Imperial] no Brasil lhe dará ocasião para ter mais ou menos influência naqueles acontecimentos; a independência em que el-rei ali se acha das intrigas europeias o deixa em liberdade para decidir-se nas ocorrências, segundo melhor convier a seus interesses. Se volta para Lisboa, antes daquela crise se decidir, não poderá tomar parte nos arranjamentos que a nova ordem de coisas deve ocasionar na América.

Nesse excerto, o autor referia-se

  • A) aos desdobramentos da Revolução Pernambucana do ano anterior, que ameaçara o domínio português sobre o centro-sul do Brasil.
  • B) às demandas da Revolução Constitucionalista do Porto, exigindo a volta imediata do monarca a Portugal
  • C) à posição de independência de D. João VI em relação às pressões da Santa Aliança para que interviesse nas guerras do rio da Prata.
  • D) às implicações que os movimentos de independência na América espanhola traziam para a dominação portuguesa no Brasil
  • E) ao projeto de D. João VI para que seu filho D. Pedro se tornasse imperador do Brasil independente
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

A chave para compreender a que este texto se refere está bem no finalzinho: Se volta para Lisboa, antes daquela crise se decidir, não poderá tomar parte nos arranjamentos que a nova ordem de coisas deve ocasionar na América.

“arranjamentos que a nova ordem de coisas deve ocasionar na América” está se referindo as ações de Bolívar

a) aos desdobramentos da Revolução Pernambucana do ano anterior, que ameaçara o domínio português sobre o centro-sul do Brasil.

Incorreta. A Revolução Pernambucana ameaçou o domínio português no nordeste do Brasil

b) às demandas da Revolução Constitucionalista do Porto, exigindo a volta imediata do monarca a Portugal

Incorreta. A Revolução Constitucionalista do Porto ocorreu em 1820 o texto é de 1818

c) à posição de independência de D. João VI em relação às pressões da Santa Aliança para que interviesse nas guerras do rio da Prata.

Incorreta. As Guerras do Rio da Prata ocorrem durante o Segundo Reinado

d) às implicações que os movimentos de independência na América espanhola traziam para a dominação portuguesa no Brasil

Correta.

e) ao projeto de D. João VI para que seu filho D. Pedro se tornasse imperador do Brasil independente

Incorreta. Este projeto não aconteceu.

Continua após a publicidade..

8) A respeito dos espaços econômicos do açúcar e do ouro no Brasil colonial, é correto afirmar:

  • A) A pecuária no sertão nordestino surgiu em resposta às demandas de transporte da economia mineradora.
  • B) A produção açucareira estimulou a formação de uma rede urbana mais ampla do que a atividade aurífera.
  • C) O custo relativo do frete dos metais preciosos viabilizou a interiorização da colonização portuguesa.
  • D) A mão de obra escrava indígena foi mais empregada na exploração do ouro do que na produção de açúcar.
  • E) Ambas as atividades produziram efeitos similares sobre a formação de um mercado interno colonial.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

a) A pecuária no sertão nordestino surgiu em resposta às demandas de transporte da economia mineradora.

Incorreta. O sertão nordestino é praticamente excluído do ciclo do ouro. A concentração se dá na região centro oeste e sul.

b) A produção açucareira estimulou a formação de uma rede urbana mais ampla do que a atividade aurífera.

Incorreta. A atividade aurífera incentivou as redes urbanas e a produção açucareiras as rurais.

c) O custo relativo do frete dos metais preciosos viabilizou a interiorização da colonização portuguesa.

Correta. O frete aqui seria o transporte. As principais jazidas de metais preciosos foram encontradas mais no interior do Brasil, neste cenário, foi necessário todo um processo de interiorização da colônia para que o transporte (o frete) deste ficasse cada vez mais barato e fácil. O custo do transporte foi um dos principais fatores que viabilizaram a interiorização.

d) A mão de obra escrava indígena foi mais empregada na exploração do ouro do que na produção de açúcar.

Incorreta. A escravização da população indígena foi mais presente no “Ciclo do Açúcar”, sendo que no século XVIII, com as medidas de Pombal, que estabeleceu um conjunto de transformações na administração colonial ordenando a expulsão dos jesuítas do Brasil mediante a ampla influência política e econômica que tinha dentro da colônia e promovendo também o Diretório dos Índios, uma lei que dispunha sobre os aldeamentos, alçando estes à condição de vilas ou aldeias, administradas por um diretor, dificultando também desse modo a escravização dos indígenas.

e) Ambas as atividades produziram efeitos similares sobre a formação de um mercado interno colonial.

Incorreta. No ciclo do açúcar o mercado interno é pequeno e clandestino. No ciclo do ouro há incentivo ao mercado interno.

9) A imagem representa a morte de Atahualpa, o último imperador inca, em 1533, após a conquista espanhola comandada por Francisco Pizarro.

Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da representação presente na imagem

I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar, aproveitado pelas forças espanholas lideradas por Francisco Pizarro.

II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu-se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.

III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas por guardas espanhóis, contrastando com a expressão ordenada e solene do lado direito, composto por religiosos e autoridades espanholas em torno do corpo do imperador inca.

IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos importantes para a construção do ideário nacionalista no século XIX, no processo pós-independência e de formação do Estado nacional peruano, mas retrata os personagens indígenas com trajes e feições europeus.

Estão corretas apenas as afirmações

  • A) I, II e III
  • B) II, III e IV
  • C) I, III e IV
  • D) I e II
  • E) III e IV
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

O Massacre de Cajamarca é o responsável pela queda do Império Inca e início da dominação espanhola na região. Em 1527 o líder do Império Inca morreu de varíola e seu filho mais velho de catapora (ambas doenças europeias que dizimavam a população nativa no período). Neste contexto, iniciou-se uma guerra civil dentro do Império Inca entre dois irmãos herdeiros do trono: Huáscar (Sul) x Atahualpa (Norte). Os conquistadores espanhóis foram favorecidos por esta divisão. Atahualpa é atraído por um suposto acordo de paz com os espanhóis, neste os indígenas seriam obrigados a reconhecerem a autoridade do rei Carlos I da Espanha, Atahualpa nega e é capturado pelos espanhóis. Huáscar é capturado e assassinado. Atahualpa oferece aos espanhóis ouro suficiente para preencher seu cativeiro mais o dobro disso em prata em troca de sua liberdade, os espanhóis aceitam, contudo, não cumprem o acordo. Há resistência por parte dos exércitos Inca, entretanto, os espanhóis vencem e julgam Atahualpa como pagão e é executado em 1533. Sem os principais líderes a maior parte dos Incas aceitam a dominação espanhola, há resistência até 1572 quando o último imperador Inca é executado.

II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu-se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.

Incorreta. A agricultura não era preponderante naquela região, mas a exploração da prata e do ouro.

Continua após a publicidade..

10) Um grande manto de florestas e várzeas cortado por clareiras cultivadas, mais ou menos férteis, tal é o aspecto da Cristandade – algo diferente do Oriente muçulmano, mundo de oásis em meio a desertos. Num local a madeira é rara e as árvores indicam a civilização, noutro a madeira é abundante e sinaliza a barbárie. A religião, que no Oriente nasceu ao abrigo das palmeiras, cresceu no Ocidente em detrimento das árvores, refúgio dos gênios pagãos que monges, santos e missionários abatem impiedosamente.

J. Le Goff. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005. Adaptado.

Acerca das características da Cristandade e do Islã no período medieval, pode-se afirmar que

  • A) o cristianismo se desenvolveu a partir do mundo rural, enquanto a religião muçulmana teve como base inicial as cidades e os povoados da península arábica.
  • B) a concentração humana assemelhava-se nas clareiras e nos oásis, que se constituíam como células econômicas, sociais e culturais, tanto da Cristandade quanto do Islã.
  • C) a Cristandade é considerada o negativo do Islã, pela ausência de cidades, circuitos mercantis e transações monetárias, que abundavam nas formações sociais islâmicas.
  • D) o clero cristão, defensor do monoteísmo estrito, combateu as práticas pagãs muçulmanas, arraigadas nas florestas e nas regiões desérticas da Cristandade ocidental.
  • E) a expansão econômica islâmica caracterizou-se pela ampliação das fronteiras de cultivo, em detrimento das florestas, em um movimento inverso àquele verificado no Ocidente medieval.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)

a) cristianismo se desenvolveu a partir do mundo rural, enquanto a religião muçulmana teve como base inicial as cidades e os povoados da península arábica.

Incorreta. O cristianismo desenvolveu-se em uma região que correspondia ao Império Romano que no período era fortemente urbanizado, mas também apresentava regiões rurais, o cristianismo desenvolve-se em ambas. A Península Arábica onde surge a religião muçulmana é uma região extremamente desértica e que no período apresentava sociedades nômades ou seminômades 

b) a concentração humana assemelhava-se nas clareiras e nos oásis, que se constituíam como células econômicas, sociais e culturais, tanto da Cristandade quanto do Islã.

Correta

c) a Cristandade é considerada o negativo do Islã, pela ausência de cidades, circuitos mercantis e transações monetárias, que abundavam nas formações sociais islâmicas.

Incorreta. O Islã não enxerga as demais crenças monoteístas de forma negativa. 

d) o clero cristão, defensor do monoteísmo estrito, combateu as práticas pagãs muçulmanas, arraigadas nas florestas e nas regiões desérticas da Cristandade ocidental.

Incorreta. Os muçulmanos também são monoteístas 

e) a expansão econômica islâmica caracterizou-se pela ampliação das fronteiras de cultivo, em detrimento das florestas, em um movimento inverso àquele verificado no Ocidente medieval.

Incorreta. A expansão islâmica ocorre por meio das conquistas militares que aproveita das estruturas econômicas locais.

1 2