A imagem representa a morte de Atahualpa, o último imperador inca, em 1533, após a conquista espanhola comandada por Francisco Pizarro.
Analise as quatro afirmações seguintes, a respeito da empresa e da conquista colonial espanhola no Peru e da representação presente na imagem
I. A conquista foi favorecida pelo conflito interno entre os dois irmãos incas, Atahualpa e Huáscar, aproveitado pelas forças espanholas lideradas por Francisco Pizarro.
II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu-se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.
III. Do lado esquerdo da pintura, há uma movimentação conflituosa, na qual as mulheres incas são contidas por guardas espanhóis, contrastando com a expressão ordenada e solene do lado direito, composto por religiosos e autoridades espanholas em torno do corpo do imperador inca.
IV. A pintura revela o resgate de elementos históricos importantes para a construção do ideário nacionalista no século XIX, no processo pós-independência e de formação do Estado nacional peruano, mas retrata os personagens indígenas com trajes e feições europeus.
Estão corretas apenas as afirmações
- A) I, II e III
- B) II, III e IV
- C) I, III e IV
- D) I e II
- E) III e IV
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
O Massacre de Cajamarca é o responsável pela queda do Império Inca e início da dominação espanhola na região. Em 1527 o líder do Império Inca morreu de varíola e seu filho mais velho de catapora (ambas doenças europeias que dizimavam a população nativa no período). Neste contexto, iniciou-se uma guerra civil dentro do Império Inca entre dois irmãos herdeiros do trono: Huáscar (Sul) x Atahualpa (Norte). Os conquistadores espanhóis foram favorecidos por esta divisão. Atahualpa é atraído por um suposto acordo de paz com os espanhóis, neste os indígenas seriam obrigados a reconhecerem a autoridade do rei Carlos I da Espanha, Atahualpa nega e é capturado pelos espanhóis. Huáscar é capturado e assassinado. Atahualpa oferece aos espanhóis ouro suficiente para preencher seu cativeiro mais o dobro disso em prata em troca de sua liberdade, os espanhóis aceitam, contudo, não cumprem o acordo. Há resistência por parte dos exércitos Inca, entretanto, os espanhóis vencem e julgam Atahualpa como pagão e é executado em 1533. Sem os principais líderes a maior parte dos Incas aceitam a dominação espanhola, há resistência até 1572 quando o último imperador Inca é executado.
II. A produção agrícola das plantations escravistas constituiu-se na base econômica do vice-reinado do Peru, controlado pelos espanhóis.
Incorreta. A agricultura não era preponderante naquela região, mas a exploração da prata e do ouro.
Deixe um comentário