Prova de História da Fuvest 2018 Resolvida
11) (FUVEST – 2018) Leia os textos e, em seguida, atenda ao que se pede.
a) Indique a que conquista cada um dos autores se refere e seu significado simbólico no contexto internacional da época.
A primeira declaração de Yuri Gagarin refere-se à primeira missão tripulada ao espaço realizada pelos soviéticos em 1961. Já a música de David Bowie está relacionada à viagem realizada pelos norte-americanos à lua em 1969. Tanto a declaração de Gagarin, tanto a música de Bownie estão no contexto da Guerra Fria, no qual EUA e URSS disputaram a corrida espacial. Liderar essa disputa tinha um forte efeito de propaganda, no qual representava a superioridade tecnológica e científica, bem como o sucesso dos respectivos sistemas político-ideológicos, o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético.
b) Explique de que maneira cada um dos textos representa a tensão política e os conflitos internacionais dos anos 1960.
Ambos os textos refletem a tensão política e os conflitos internacionais dos anos 1960 nas disputas entre às duas superpotências (URSS e EUA) em decorrência da Guerra Fria. A declaração de Yuri Gagarin mostra uma exaltação à conquista soviética, no qual ele descreve como uma conquista pessoal, e, por meio do trecho final, “Tudo que eu fiz e vivi foi para isso”, é possível ver o esforço da URSS na corrida espacial. Por fim, na música de David Bowie, há referências da viagem à Lua como metáforas dos sentimentos de uma época, quando diz ‘’Aqui estou flutuando ao redor da minha latinha, Bem acima da Lua, O Planeta Terra é azul, E não há nada que eu possa fazer.’’
12) (FUVEST – 2018)
a) Após a Revolução de 1917 e o início da experiência socialista na Rússia no que tange a produção cultural esta ficou voltada para propaganda e exaltação do novo regime. Neste cenário, a produção cultural foi caracterizada por ser voltada ao grande público apresentado um viés pedagógico, uma grande valorização do cotidiano e do próprio camponês. Há um forte perseguição ao que era considerado “burguês” e capitalista. A produção cinematográfica é forte. Vigora o chamado “Realismo Socialista” nas artes especialmente especialmente a partir de 1930 já no governo de Stalin com extrema exaltação do regime e do líder.
b) No primeira poema destaca-se a crítica a desigualdade social e ao dizer “Teu dia está prestes, burguês.” propõem a mudança da divisão desigual por uma sociedade mais justa.
O segundo poema já é datado de 1926 e uma obra também de Vladimir Maiakóvski que é considerado o poeta da revolução Russa. Entretanto, na era Stalin período da produção do poema Maiakóvski chocou-se com o governo principalmente devido às censuras e extrema burocratização do Estado. Observa-se um critica a posição do poeta na sociedade: “O lugar do poeta da sociedade proletária. /Ao lado dos donos de terras e de vendas estou também citado por débitos fiscais.” Como proposta de solução ele também propõem uma sociedade mais igualitária na qual o poeta será tratado assim como o camponês.
13) Em 14 de maio de 1930, um jornalista argentino compôs a seguinte crônica, referindo-se à abolição da escravidão no Brasil:
a) O estranhamento do cronista argentino ocorre devido a abolição tão recente da escravidão no Brasil visto que este foi o último país da América a abolir a escravidão. Ademais, a Argentina foi um país em que a escravidão perdurou por pouco tempo e em pequena quantidade quando comparada aos demais.
b) O processo de abolição da escravidão no Brasil ocorreu de forma lenta e gradual, passando pelas leis: Lei Eusébio de Queirós (1850), Lei do Ventre Livre (1871) e Lei dos
Sexagenários (1885) até a assinatura da Lei Áurea (1888).
A escravidão contou com uma forte oposição que adotou uma postura mais legalista e com diversas revoltas de escravos, entretanto, mesmo assim o Brasil foi o último país da América do Sul a abolir a escravidão.
14) Migrar, portanto, tem sempre um sentido ambíguo – como uma imposição das condições econômicas e sociais ou ambientais – e, nesse caso, ela aparece no mais das vezes como um dos mais fortes elementos que explicariam uma destinação do ser nordestino, mas também como uma escolha contra a miséria e a pobreza da vida no sertão. Migrar é, em última instância, dizer não à situação em que se vive, é pegar o destino com as próprias mãos, resgatar sonhos e esperanças de vida melhor ou mesmo diferente. O problema está no fato de que, numa vasta produção discursiva, retirou-se do migrante a sua condição de sujeito, como se migrar não fosse uma escolha, como se ele não tivesse vontade própria. Migrar pode ser entendido como estratégia não só para minimizar as penúrias do cotidiano, mas também para buscar um lugar social onde se possa driblar a exclusão pretendida pelas elites brasileiras através de seus projetos modernizantes.
a) Obras literárias: Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, Os Sertões, de Euclides da Cunha Filmes: Central do Brasil, de Walter Salles, Guerra de Canudos
b) Na segunda metade do século XIX, entre 1870 e 1910, há o boom da borracha que fez da região norte um importante centro receptor de pessoas devido a grande demanda de mão de obra para o trabalho na extração do látex extraído na floresta Amazônica. Nesteperíodo há também uma grande seca no Nordeste (1870).Já a migração para o sudeste no século XX é justificada pelo processo de industrialização e urbanização no qual São Paulo e Rio de Janeiro tornaram-se grandes polos de atração.
15) A Índia exporta para a China vastas quantidades de ópio, para cujo cultivo possui facilidades peculiares. O ópio pode ser produzido em Bengala melhor e mais barato do que em qualquer outra parte do mundo; e a China oferece um mercado quase que ilimitado em suas dimensões. O gosto por essa droga espalhou-se pelo império, a despeito das severas regulações para sua exclusão, e se diz que ele entrou no próprio palácio. Não obstante o consumo desse estimulante pernicioso eventualmente ser reprimido de um ponto de vista moral, é certo que ele promove diversos objetos que são igualmente desejáveis tanto pela Índia como pela Inglaterra. A Índia, ao exportar ópio, auxilia o fornecimento de chá à Inglaterra. A China, ao consumir ópio, facilita as operações de receita entre a Índia e a Inglaterra. A Inglaterra, ao consumir chá, contribui para aumentar a demanda por ópio indiano.
a) O ópio era produzido na Índia, parte do Império Britânico no período, este era vendido para China, grande consumidora do produto, gerando grandes lucros para Inglaterra que por sua vez compravam o chá Chinês o que garantia receita para que o chineses continuassem comprando o ópio. Esta era a cadeia mercantil caracterizada pelo texto como lucrativa, contudo, reprimida moralmente. A sua importância para Inglaterra era a garantia da balança comercial favorável com a China e a garantia da dominação sobre a Índia
b) Há em 1840 o início da Primeira Guerra do Ópio desencadeada pela Inglaterra quando a China proibiu a venda do produto em seu território