( Fuvest 2019 – 1ª fase) O gráfico representa a concentração de alguns hormônios observados durante a gravidez de uma mulher.
Identifique os hormônios H1 e H2, respectivamente, e o motivo da queda abrupta de suas concentrações no sangue ao final do período de gestação.
- A) H1: progesterona
- A) H2: FSH
- A) Motivo: eliminação da placenta
- B) H1: FSH
- B) H2: LH
- B) Motivo: reinício da menstruação
- C) H1: FSH
- C) H2: estrógeno
- C) Motivo: reinício da menstruação
- D) H1: progesterona
- D) H2: estrógeno
- D) Motivo: eliminação da placenta
- E) H1: FSH
- E) H2: progesterona
- E) Motivo: início da lactação
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
A secreção de progesterona e estrógeno pela placenta se inicia poucas semanas depois do início da gravidez, esse anexo embrionário é responsável por manter os níveis desses hormônios crescendo durante a gestação, os níveis de progesterona aumentam cerca 10x mais que os níveis normais do ciclo menstrual e os de estrogênio cerca de 30x, ambos os hormônios atingindo níveis máximos poucos dias antes do nascimento do feto. Os altos níveis de estrogênio preparam o útero o recebimento do feto, e também para as contrações no momento do parto, aumentando as musculatura desse órgão, além disso permitem a melhor dilatação do assoalho pélvico, fato importante também para o momento do parto e também é responsável pelo aumento das mamas. Já a progesterona é responsável por “liberar” os nutrientes contidos no endométrio para o feto, além de manter o útero relaxado e capaz de se dilatar durante toda a gravidez. Ao final da gestação, a placenta é expelida para fora do corpo da gestante juntamente com o feto, ao ocorrer esse fato, os níveis dos hormônios citados acima cai abruptamente, assim como é apresentado no gráfico.
Deixe um comentário