(FUVEST – 2019 – 2 fase – Questão 1)
Os esquemas mostram cortes longitudinais de flores de duas espécies diferentes (A e B).
Baseado nos elementos listados na figura, responda ao que se pede.
a) O que ocorre com o ovário após a fecundação da flor?
b) Considerando-se que a autofecundação seja possível nas duas espécies, em qual delas este mecanismo de fecundação é favorecido? Justifique.
c) Dada a morfologia da flor da espécie A, cite um animal nectarívoro (que se alimenta de néctar) que poderia polinizá-la. Justifique sua resposta levando em conta uma adaptação desse animal relacionada à capacidade de polinização dessa flor.
Resposta:
a) Após a fecundação o ovário dá origem ao fruto.
b) A autofecundação é favorecida na espécie B, já que o estigma e as anteras possuem tamanhos parecidos. Na espécie A observa-se um fenômeno chamado Heterostilia, no qual estames e estiletes possuem tamanhos diferentes, o que dificulta que o pólen vá fecundar os óvulos da mesma flor.
c) Um animal nectarívoro que poderia polinizar a espécie A, seria a borboleta. Isso porque as borboletas possuem uma estrutura parecida com um tubo longo e estreito, chamada probóscide, que é fundamental para que elas alcancem o néctar nas flores. Por conta disso, durante a alimentação, grãos de pólen ficam aderidos na borboleta, que quando for se alimentar em outra flor, favorece a fecundação cruzada. Esse fenômeno é chamado de co-evolução.
Deixe um comentário