(FUVEST – 2019 – 2 fase – Questão 2)
Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol.
a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptações dos animais a climas frios?
b) Considerando L2 e L3, em qual deles será maior a produtividade primária bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique.
c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias tróficas seriam mais complexas? Justifique.
Resposta:
a) Se espera encontrar maior variedade de adaptações a climas frios no local L4, já que segundo os gráficos, é o local com menor temperatura.
b) A maior produtividade primária bruta se encontra em L2, já que a duração do dia nesse local é consideravelmente maior que em L3. Na prática isso significa que as plantas de L2 vão receber muito mais luminosidade ao longo do dia, o que favorece as reações de fotossíntese.
c) Comparando os locais L3 e L4, podemos observar que tanto a pluviosidade quanto a temperatura, são maiores em L3. Assim, considerando que se tratam de florestas pluviais, espera-se encontrar um maior biodiversidade em L3. Esses dois fatores abióticos contribuem para a ciclagem de nutrientes e favorecem os organismos autótrofos, que são a base das cadeias alimentares. Por conta dessa maior biodiversidade, espera-se encontrar cadeias tróficas mais complexas, envolvendo mais espécies.
Deixe um comentário