Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FUVEST – 2019 – 2 fase – Questão 5)

Há buracos do fundo do mar, conhecidos como pockmarks, que são formados pela expulsão de gás, principalmente o metano (CH4). A maior parte desse metano é utilizada por bactérias e outros organismos no próprio oceano, antes de chegar à atmosfera. O metano dissolvido é oxidado pela ação de microrganismos da coluna d’água, formando CO2, e isso constitui uma fração do CO2 que chega à atmosfera. Os pockmarks possuem comunidades de microrganismos, moluscos e outros invertebrados que têm mais espécies e biomassa que as das regiões vizinhas. O metano que finalmente chega à atmosfera dura bem menos que o CO2, mas sua capacidade de reter calor é mais de 20 vezes maior.

Carlos Fioravanti, Fontes de metano, Revista Pesquisa FAPESP, Edição 271, setembro/2018. Adaptado.

Com base no texto, responda ao que se pede.

a) Além do metano oxidado, cite alguma outra fonte de CO2 nos oceanos.

b) Sabendo-se que o gás metano é produzido também na decomposição da matéria orgânica, cite duas outras fontes, não marinhas, relacionadas a processos biológicos em que há grande produção de metano.

c) Qual é o processo biológico envolvido na origem da energia que sustenta a alta diversidade das comunidades em regiões de pockmarks? Qual é o nível trófico dos seres vivos que o realizam?

Resposta:

a) Além do metano, outras fontes de CO2 no oceano é o gás carbônico originado pelo processo de respiração aeróbica realizadas por seres marinhos.

b) Outras fontes de metano que podem ser citadas são gases resultantes do processo digestivo de animais, como por exemplo dos ruminantes; ação de algumas espécies de bactérias, pântanos, queima e extração de combustíveis fósseis.

c) O processo biológico que sustenta a alta diversidade de comunidades dos pockmarks é a quimiossíntese, visto que os seres utilizam o metano como fonte de energia. Esses seres ocupam o nível dos produtores.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *