Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FUVEST – 2020 – 2 FASE) Analise os gráficos relativos ao comportamento de plantas sujeitas a diferentes condições ambientais: 

a) Em relação ao gráfico I, em que horário aproximado do dia se espera maior quantidade de estômatos abertos? 

b) Considerando os gráficos II e III, como representativos de indivíduos da mesma espécie, indique aquele associado a plantas em estresse hídrico e aquele associado à maior taxa de fotossíntese no período de maior luminosidade. 

c) Pela análise do gráfico IV, qual planta cresce melhor na sombra? Qual é a intensidade mínima de luz, aproximadamente, para que a planta B consuma mais CO2 do que produza?

 

 

Resposta:

a) De acordo com o gráfico I é possível afirmar que os estômatos estarão abertos no momento em que houver maior quantidade de água no vegetal, entre 12h e 16h, nesses momentos é esperado uma maior taxa de transpiração.

b) Plantas em estresse hídrico não apresentarão estômatos abertos em nenhum momento do dia (gráfico III), por outro lado, plantas com alta taxa fotossíntética realizarão trocas gasosas em maior quantidade, precisando, dessa fora, que seus estômatos estejam abertos para que aconteça a captação do CO2 e liberação do O2, sendo assim, o pico de abertura dos estômatos ocorrerá por mais horas ao longo do dia.

c) A planta A atinge sua taxa máxima de fotossíntese em intensidades luminosas menores, sendo assim, apresentaria um crescimento melhor em ambiente de sombra. Para que a planta B consuma mais CO2 durante a fotossíntese do que libere durante a respiração é necessário que a taxa fotossintética seja superior do que a taxa de respiração, a menor intensidade luminosa que permite essa condição é aproximadamente 3.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *