Prova de Geografia da Fuvest 2020 Resolvida
1) (FUVEST – 2020) Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade, isso se deve, em larga medida, a Alexander von Humboldt (1769 – 1859). O vulcão Chimborazo (6.268 m de altitude), no atual Equador, foi utilizado por Humboldt como exemplo para apresentar com clareza, pela primeira vez, como cada faixa altitudinal em regiões montanhosas é um microcosmo de climas e biodiversidade.
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/. Adaptado.
Representação esquemática do vulcão Chimborazo
Disponível em https://www.pinterest.com/. Adaptado. 2019.
Considerando a relação entre vegetação e altitude, da base até o topo das zonas do vulcão representado, é possível obter a sequência:
- A) Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Floresta Tropical, Exposição de Rocha, Tundra, Neve e Gelo.
- B) Floresta Temperada, Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Exposição de Rocha, Tundra, Neve e Gelo.
- C) Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Floresta Temperada, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.
- D) Floresta Tropical, Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.
- E) Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Tundra, Floresta Temperada, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.
A alternativa correta é letra D)
Regiões montanhosas apresentam diferentes fatores de formação vegetal relacionados a condições climáticas, como temperaturas, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio e umidade, quando essas montanhas se situam em regiões de baixas latitudes. Em áreas mais baixas, o ar mais quente, denso e úmido favorece a formação da floresta tropical mais diversificada, latifoliada e perenifólia; altitudes médias revelerão formações vegetais caducifólias típicas das florestas temperadas; na sequência, em altitudes maiores, aparecem formações homogêneas tais como se apresentam as coníferas. Em regiões superiores a 3000 metros, geralmente, não são identificadas coberturas vegetais, permitindo a exposição de rochas. Em seguida, ocorre a neve que responde a uma forma de precipitação em temperaturas muito baixas; por fim, o gelo, o estado sólido da água cristalizada em aspecto vítreo e semitransparente, em áreas em que raramente as temperaturas sobem acima de 0°C.
CORRETA D
2) (FUVEST-2020) No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (também chamados de escorregamentos). O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalha no levantamento, mapeamento, recuperação e estabilização dessas áreas de risco. Um exemplo deste trabalho foram aqueles executados desde a década de 1970 referentes aos deslizamentos dos morros de Santos e São Vicente-SP, cuja região é acometida há tempos por esses problemas, inclusive com a ocorrência de vítimas fatais. Para investigar os deslizamentos de terra nas áreas serranas tropicais brasileiras, o Instituto realizou levantamentos topográficos, geológicos e geomorfológicos, estudando também a distribuição dos tipos de vegetação existentes e as categorias de ocupação urbana dos morros.
Representação de deslizamento de terra (escorregamento) na região de Santos e São Vicente
Disponível em https://www.ipt.br/. Adaptado. 2019.
Baseando-se nas informações do texto e na figura, é correto afirmar que
- A) as características topográficas, geológicas e geomorfológicas de uma área de risco estão naturalmente ligadas aos escorregamentos, sendo que estradas de terra minimizam a ocorrência de deslizamentos.
- B) a ocorrência de escorregamentos é causada pela ação humana, cuja ocupação de encostas provoca o empobrecimento de solo, que acaba sendo mobilizado pela diminuição de fertilidade.
- C) o problema da ocupação de encostas e risco de escorregamentos inclui o contato entre a rocha e o solo, cuja facilidade de deslizamento é aumentada em função da inclinação do terreno e da maior ocorrência de chuvas.
- D) os deslizamentos de terra fazem parte de um conjunto de fenômenos naturais pontuais e incomuns na superfície da crosta terrestre e, portanto, não participam da escultura do relevo continental e do modelado.
- E) os escorregamentos são causados em especial pelo fato de o solo tornar-se mais leve que a rocha subjacente durante as chuvas prolongadas de verão, facilitando seu deslizamento ao longo das encostas pouco ou nada inclinadas.
A alternativa correta é letra C)
A ocupação territorial do Brasil se deu junto à faixa litorânea, na qual, em diversas localidades, os terrenos apresentam elevadas inclinações, associadas a consideráveis volumes de chuva. Esse é o caso do litoral paulista, em algumas áreas de Santos e São Vicente. Há, nessas regiões, terrenos de elevada declividade, que geralmente são recobertos por uma camada fina de solos, pouco aderida às rochas. Uma ocupação imprópria, realizada por contingentes carentes da população, expõe esses terrenos aos elevados volumes de chuva, o que intensifica o risco de deslizamentos. A maior incidência acontece no verão, quando as chuvas são mais contínuas.
RESPOSTA C
3) (FUVEST – 2020) Dois eventos marcaram a diplomacia brasileira em relação ao Oriente Médio no início de 2019. Um deles foi o voto contra a resolução da ONU que pedia a desocupação militar das Colinas de Golã e sua devolução à Síria. Outro evento foi o anúncio de transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, mesmo não tendo sido levada adiante até setembro de 2019. Em relação a esses eventos, é correto afirmar que eles representam
- A) I – uma aproximação do Brasil em relação à posição dos EUA.
- A) II – um potencial distanciamento do Brasil em relação à posição da maioria dos países do Conselho de Segurança da ONU.
- B) I – um distanciamento do Brasil em relação à posição da Palestina e uma aproximação em relação ao conjunto de países árabes.
- B) II – uma potencial aproximação do Brasil em relação à posição da maioria dos países do Conselho de Segurança da ONU.
- C) I – um distanciamento do Brasil em relação à posição de Israel e uma aproximação em relação aos palestinos.
- C) II – um potencial distanciamento do Brasil em relação à posição da maioria dos países do Conselho de Segurança da ONU.
- D) I – um distanciamento do Brasil em relação à posição dos EUA.
- D) II – uma potencial aproximação do Brasil em relação à posição da maioria dos países do Conselho de Segurança da ONU.
- E) I – uma aproximação do Brasil em relação à posição da Síria.
- E) II – um potencial distanciamento do Brasil em relação à posição da maioria dos países do Conselho de Segurança da ONU
A alternativa correta é letra A)
O posicionamento da diplomacia brasileira contrária à desocupação israelense das Colinas de Golã e a manifestação da pretensão de transferir a embaixada do País para Jerusalém, em um tácito reconhecimento da cidade como a capital de Israel, além de promoverem uma aproximação entre Brasília e Tel Aviv, mostraram o alinhamento da política externa brasileira com a estadunidense, aproximando o Brasil de Washington e aumentando a distância do País em relação aos países árabes e à maioria dos membros do CSONU.
CORRETA A
4) (FUVEST – 2020) Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo. Desde então, o panorama da habitação mudou totalmente. “(…) Estamos assistindo uma onda de especulação imobiliária (…) que agora se foca no aluguel”, explica Daniel Pardo da Associação de Moradores para um Turismo Sustentável. “Este fenômeno pôs em marcha um processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos”, acrescenta. Onde a pressão da especulação imobiliária internacional e a indústria do turismo causaram um aumento substancial nos preços dos aluguéis, os catalães têm hoje de gastar mais de 46% dos seus salários com o aluguel. Para os jovens até os 35 anos, a taxa de esforço aumenta até os 65% (…). “Não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra”, diz a porta-voz do Sindicato dos Inquilinos. Só em Barcelona, 15 fundos de investimento imobiliário possuem 3.000 apartamentos.
“Os habitantes querem a sua cidade de volta”. Reportagem de Ulrike Prinz para o Goethe-Institut Madrid. Maio/2018. Adaptado.
Os conceitos que explicam as dinâmicas urbanas descritas no excerto são:
- A) Financeirização e Industrialização.
- B) Gentrificação e Segregação.
- C) Aglomeração e Conurbação.
- D) Industrialização e Segregação
- E) Conurbação e Gentrificação.
A alternativa correta é letra B)
A questão exigia do aluno a interpretação do texto e o conhecimento dos conceitos de gentrificação e segregação.
Gentrificação é o fenômeno que afeta uma região, bairro ou mesmo uma cidade inteira pela alteração de seu perfil socioeconômico (novos edifícios, revitalização, parques, centros empresariais ou de comércio, etc.). A região passa, então a ser mais valorizada, o que impacta os preços dos imóveis (tanto para aluguel quanto para compra) e nos custos de bens e serviços. Esse efeito dificulta a permanência dos moradores que têm renda mais baixa.
A segregação, no caso, ocorre como consequência já que, incapacitados de permanecer no local, os antigos moradores são obrigados a buscar outros bairros, dando espaço a novos moradores ou mesmo a grupos de investimentos (por exemplo, ligados ao turismo).
O texto da questão menciona o "o processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos" (os antigos moradores), atribuído, nesse caso, à ação "da especulação imobiliária internacional e à indústria do turismo" que "causaram um aumento substancial nos preços de aluguéis". Por fim, o texto aponta que a Associação de Moradores em busca um "turismo sustentável" já que a mesma associação diz que "não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas cm maior poder de compra".
A cidade de Barcelona é um dos principais destinos turísticos do mundo, com isso ocorre uma intensa especulação imobiliária e de comercialização de espaços livres, ocorrendo a gentrificação (alterações na região, ocorrendo novos pontos comerciais e residenciais valorizados, afetando a população de baixa renda local) e a segregação socioespacial.
CORRETA B
Acesse:
http://www.blogdaarquitetura.com/o-texto-definitivo-para-entender-gentrificacao-e-sua-relacao-com-o-urbanismo/
5) (FUVEST – 2020) O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta-feira (21/03/2019), provocando grandes danos na cidade de Beira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia, afetando também o setor de comunicações.
Disponível em https://www.climatempo.com.br/. Adaptado.
Essa notícia refere-se ao Ciclone Tropical que atingiu principalmente Moçambique, Zimbábue e Malaui. Eventos dessa magnitude e superiores – o Ciclone Idai atingiu apenas a categoria 2 em uma escala de 1 a 5 – ocorrem em outros locais do planeta e não repercutem da mesma forma, com a perda de centenas de vidas. Isso ocorre em função
- A) da grande presença de populações não nativas, que não têm tradição em lidar com eventos dessa natureza.
- B) do relevo de planalto que caracteriza Moçambique, Zimbábue e Malaui, em especial na zona costeira.
- C) da presença de rede hidrográfica e florestas que contribuem para a formação de ciclones dessa natureza e magnitude.
- D) da presença de águas superficiais do oceano Índico, com temperaturas mais reduzidas que o habitual, em especial no Canal de Moçambique.
- E) das características socioeconômicas da região com populações vulneráveis e reduzida capacidade do poder público em prestar atendimento à população.
A alternativa correta é letra E)
O número de vítimas de um fenômeno natural impactante como um ciclone (tufão ou furacão, a denominação depende de sua área de ocorrência) está diretamente relacionado à sua intensidade, mas não somente a isso. São importantes também outros fatores, entre eles a densidade demográfica da região atingida, o nível de desenvolvimento da infraestrutura, e a capacidade do poder público de organizar o espaço a fim de mitigar ou minorar o impacto dessas manifestações da natureza.
CORRETA E
6) (FUVEST – 2020) BRASIL: ESTABELECIMENTOS DE AGRICULTURA FAMILIAR E NÃO FAMILIAR
Hervé Théry e Neli Aparecida Mello-Théry. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. 3ª edição, 2018. Adaptado.
Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar
- A) A agricultura familiar, que utiliza a maior extensão de terras agricultáveis do país, foi responsável pela produção da maior parte do volume agrícola exportado.
- B) A agricultura familiar, que utiliza uma extensão de terras menor que a agricultura não familiar, tem destaque na produção de alimentos para o mercado interno.
- C) A agricultura não familiar, que detém a maior extensão de terras agricultáveis do país, consiste em uma barreira ao desenvolvimento das atividades ligadas ao agronegócio.
- D) A agricultura não familiar, que apresenta o maior número de estabelecimentos rurais no país, é responsável pela produção de parte das chamadas commodities brasileiras.
- E) A concentração fundiária foi superada no país em função de a agricultura familiar ocupar, com seus estabelecimentos, a maior parte das terras.
A alternativa correta é letra B)
A) Incorreta: A maioria das terras agricultáveis está sobre uso da agricultura não familiar.
B) correta: No Brasil atual, diferenciam-se principalmente dois sistemas de produção agrícola: a agricultura não familiar e a agricultura familiar. A agricultura não familiar (que se compõe no chamado agronegócio) é constituída, de uma maneira geral, por extensos latifúndios que se caracterizam por monoculturas voltadas para a produção de commodities que atendem ao mercado externo e à exportação. Enquanto isso, a agricultura familiar, que geralmente se caracteriza por propriedades pequenas ou médias que utilizam menor espaço agricultável, dedica-se à policultura com produção de hortifrutigranjeiros que abastecem a população do País.
C) incorreta: A agricultura não familiar é justamente o que impulsiona o desenvolvimento de tecnologias agrícolas e do agronegócio.
D) incorreta: A agricultura familiar cuida do abastecimento interno, a agricultura não familiar que produz para exportação.
E) incorreta: A concentração fundiária foi reforçada após a década de 70.
7) (FUVEST – 2020) O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas. BRASIL, Ministério do Meio Ambiente.
Disponível em http://www.mma.gov.br/
Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)-se
- A) a construção de rodovias que permitam às populações mais diretamente atingidas pela seca se deslocarem diariamente para áreas mais úmidas.
- B) o uso das áreas de meia encosta como alternativa para expansão das áreas de produção de culturas temporárias e lavouras permanentes.
- C) o plantio de espécies exóticas que apresentam crescimento rápido e podem reduzir os efeitos da desertificação e da seca, como o eucalipto, por exemplo.
- D) a prevenção, recuperação e reabilitação de terras parcial ou totalmente degradadas com a recomposição de espécies nativas.
- E) os programas de incentivo para a instalação de fossas sépticas que dispensam a implantação de um sistema hídrico de saneamento básico.
A alternativa correta é letra D)
Antes da prova realizei uma live de dicas finais para Fuvest, além de resolução da prova da Unicamp, em que teve uma questão comentanda sobre a desertificação. (Fica a dica)
O fenômeno da desertificação corresponde ao processo de empobrecimento e diminuição da umidade dos solos resultante de fatores relacionados às variações climáticas e a atividades antrópicas. Medidas mitigadoras são aquelas que visam diminuir os efeitos negativos provocados por determinados impactos ambientais. As medidas mais adequadas para reduzir os efeitos da desertificação são manejo e prevenção, recuperação e reabilitação de terras, como por exemplo, por meio da recomposição de espécies nativas.
CORRETA D
8) (FUVEST – 2020) Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu-se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus.
Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/.
Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou principalmente por quais regiões e causou qual enfermidade?
- A) Sul de Minas Gerais e Vale do rio Ribeira de Iguape; Chikungunya.
- B) Sul de Minas Gerais e São José do Rio Preto; Dengue
- C) Vale do rio Ribeira de Iguape e Região Metropolitana de São Paulo; Zika
- D) Sul de Minas Gerais e Campinas; Febre Amarela.
- E) Litoral de São Paulo e Vale do rio Ribeira de Iguape; Gripe.
A alternativa correta é letra D)
O corredor ecológico que atingiu maior abrangência territorial foi o do sul de Minas Gerais e Campinas; a febre-amarela chegou a Poços de Caldas (MG) e entrou na região de Campinas (SP), principalmente por conta de mosquitos e bugios entre fragmentos de matas. Observe que o mapa descreve a rota de entrada da Febre Amarela no estado de São Paulo em 2017, ou seja, do triângulo mineiro em direção a São José do Rio Preto, e do Sul de Minas Gerais em direção a Ribeirão Preto e Campinas. Lembrando que os macacos são hospedeiros do vírus Febre Amarela e não de outras viroses citadas (Dengue, Zika, Chikungunya e Gripe).
CORRETA D
9) (FUVEST – 2020) Um vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, conta a história de Eratóstenes, demonstrando como os gregos antigos já haviam descoberto que a Terra é uma esfera (geoide). Para fazer isso, Eratóstenes observou a sombra de duas colunas no solstício de verão; uma coluna foi colocada em Alexandria e outra em Siena (atualmente Assuan), ambas no Egito. Ele notou que em Siena, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada projetava uma sombra com ângulo diferente daquela projetada em Alexandria. Sagan explica então que, se a Terra fosse plana, ambas as estruturas produziriam sombras iguais, mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia.
Disponível em https://revistagalileu.globo.com/. Adaptado. 2019.
Disponível em https://www.youtube.com/. Adaptado.
A esfericidade do Planeta Terra demonstrada por Eratóstenes e relembrada por Carl Sagan explica, em conjunto com outros fatores,
- A) a ocorrência de dias mais longos e com maior insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o inverno e de dias mais curtos e com menor insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o verão.
- B) a ocorrência das estações do ano, sendo que, no Hemisfério Norte, há o solstício de verão em dezembro e, no Hemisfério Sul, o solstício de inverno em junho.
- C) a existência de zonas climáticas, em razão das variações de altitude que intensificam a radiação solar nos polos Norte e Sul.
- D) a ocorrência das estações do ano, que caracterizam o Equinócio de primavera no Hemisfério Sul em março e o Equinócio de outono no Hemisfério Norte em setembro.
- E) a existência de zonas climáticas, em função da maior intensidade da radiação solar na região equatorial quando comparada à incidência nos polos.
A alternativa correta é letra E)
As zonas climáticas são determinadas pela incidência da luz solar sobre o planeta, um geoide, que tem no seu círculo máximo, Equador, uma incidência perpendicular que provoca maior aquecimento. Nas zonas temperadas, a incidência dos raios ocorre de maneira oblíqua, provocando menor aquecimento.
Nas áreas polares, a incidência é apenas tangente, quase não aquecendo. As demais alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:
a) Os dias mais longos ocorrem no verão.
b) Em dezembro, ocorre o solstício de inverno no Hemisfério Norte.
c) As zonas climáticas são determinadas pela latitude e não pela altitude.
d) Em março, temos equinócio de outono no Hemisfério Sul.
Correta E
10) (FUVEST – 2020) Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcançou a mínima de 3,5°C na estação meteorológica da Serra da Cantareira, na cidade de São Paulo. Além disso, de acordo com o Instituto, também ocorreram precipitações acima da média, com mais de 200 mm no total daquele mês.
Associando a representação esquemática aos eventos descritos, analise as seguintes afirmações:
I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitações.
II. Instabilidades atmosféricas podem ser geradas em razão de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal.
III.O encontro de massas de ar estabiliza as condições atmosféricas com o avanço e dissipação da massa de ar tropical.
É correto apenas o que se afirma em
- A) I
- B) II
- C) I e II
- D) I e III
- E) II e III
A alternativa correta é letra C)
A imagem remete a um sistema frontal atmosférico marcado pelo avanço do ar mais frio e denso sobre a massa de ar quente que, em virtude da menor densidade, tende a subir rapidamente. As frentes frias provocam instabilidade do ar, quedas abruptas de temperatura e chuvas frontais. Além dos dados apresentados (3,5 graus e mais de 200mm de precipitações), corrobora para essas informações a data que identifica a transição do outono para o inverno. Uma frente quente é uma zona de transição onde uma massa de ar quente e úmida está a substituir uma massa de ar fria. As frentes quentes deslocam-se do equador para os pólos. Como o ar quente é menos denso que o ar frio, a massa de ar quente sobe por cima da massa de ar mais frio e geralmente ocorre precipitação
CORRETA C