Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(FUVEST – 2020) Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo. Desde então, o panorama da habitação mudou totalmente. “(…) Estamos assistindo uma onda de especulação imobiliária (…) que agora se foca no aluguel”, explica Daniel Pardo da Associação de Moradores para um Turismo Sustentável. “Este fenômeno pôs em marcha um processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos”, acrescenta. Onde a pressão da especulação imobiliária internacional e a indústria do turismo causaram um aumento substancial nos preços dos aluguéis, os catalães têm hoje de gastar mais de 46% dos seus salários com o aluguel. Para os jovens até os 35 anos, a taxa de esforço aumenta até os 65% (…). “Não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra”, diz a porta-voz do Sindicato dos Inquilinos. Só em Barcelona, 15 fundos de investimento imobiliário possuem 3.000 apartamentos.

“Os habitantes querem a sua cidade de volta”. Reportagem de Ulrike Prinz para o Goethe-Institut Madrid. Maio/2018. Adaptado.

Os conceitos que explicam as dinâmicas urbanas descritas no excerto são:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B)

A questão exigia do aluno a interpretação do texto e o conhecimento dos conceitos de gentrificação e segregação. 

Gentrificação é o fenômeno que afeta uma região, bairro ou mesmo uma cidade inteira pela alteração de seu perfil socioeconômico (novos edifícios, revitalização, parques, centros empresariais ou de comércio, etc.). A região passa, então a ser mais valorizada, o que impacta os preços dos imóveis (tanto para aluguel quanto para compra) e nos custos de bens e serviços. Esse efeito dificulta a permanência dos moradores que têm renda mais baixa. 

A segregação, no caso, ocorre como consequência já que, incapacitados de permanecer no local, os antigos moradores são obrigados a buscar outros bairros, dando espaço a novos moradores ou mesmo a grupos de investimentos (por exemplo, ligados ao turismo).

O texto da questão menciona o "o processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos" (os antigos moradores), atribuído, nesse caso, à ação "da especulação imobiliária internacional e à indústria do turismo" que "causaram um aumento substancial nos preços de aluguéis". Por fim, o texto aponta que a Associação de Moradores em busca um "turismo sustentável" já que a mesma associação diz que "não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas cm maior poder de compra". 

 A cidade de Barcelona é um dos principais destinos turísticos do mundo, com isso ocorre uma intensa especulação imobiliária e de comercialização de espaços livres, ocorrendo a gentrificação (alterações na região, ocorrendo novos pontos comerciais e residenciais valorizados, afetando a população de baixa renda local) e a segregação socioespacial.

CORRETA B

Acesse:

 https://www.archdaily.com.br/br/802933/20-casos-de-gentrificacao-documentados-para-conhecer-analisar-e-debater

http://www.blogdaarquitetura.com/o-texto-definitivo-para-entender-gentrificacao-e-sua-relacao-com-o-urbanismo/

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *