Prova de Matemática da Fuvest 2020 Resolvida
11) (FUVEST – 2020) Se, em 15 anos, o salário mínimo teve um aumento nominal de 300% e a inflação foi de 100%, é correto afirmar que o aumento real do salário mínimo, nesse período, foi de
- A) 50%.
- B) 100%.
- C) 150%.
- D) 200%.
- D)
- E) 250%.
A alternativa correta é letra B)
1) Consideremos que o salário antes do aumento era x.
2) O valor dos produtos comprados era y.
3) Logo, com esse salário, era possível comprar coisas com o valor y.
4) Com o aumento nominal de 300%, o valor do salário tornou-se 4x.
5) O valor dos produtos comprados com a inflação de 100%, tornou-se 2y.
6) Logo, com esse salário, era possível comprar coisas com o valor 2y.
7) Com isso, o aumento real do salário mínimo foi de 100%.
12) (FUVEST – 2020) Carros que saem da cidade A rumo a alguma das cidades turísticas E, F e G fazem caminhos diversos, passando por pelo menos uma das cidades B, C e D, apenas no sentido indicado pelas setas, como mostra a figura. Os números indicados nas setas são as probabilidades, dentre esses carros, de se ir de uma cidade a outra.
Nesse cenário, a probabilidade de um carro ir de A a F é
- A) 0,120.
- B) 0,216.
- C) 0,264.
- D) 0,336.
- E) 0,384.
A alternativa correta é letra E)
1) Existem 3 possibilidades de caminho de A para F. Com isso, vamos calcular a probabilidade de cada caminho e somá-las ao final.
2) 1º caminho -> A para C para F
3) 2º caminho -> A para B para C para F
4) 3º caminho -> A para B para D para F
5) Com isso, a probabilidade é
13) a)Considere o conjunto formado pelos números complexos que cumprem a condição . Cada elemento desse conjunto será objeto da transformação que leva um número complexo em seu conjugado. Represente no plano complexo (ou plano de Argand-Gauss) da folha de respostas o conjunto resultante após essa transformação.
b) Determine o lugar geométrico dos pontos do plano complexo tais que e para os quais é um número imaginário puro.
c) Determine as partes reais de todos os números complexos tais que as representações de no plano complexo sejam vértices de um triângulo equilátero.
Seja , pelas condições do enunciado:
Seja a transformação descrita:
a) O lugar geométrico de é a bissetriz dos quadrantes pares
b) e
Seja e seja
, multiplicando pelo conjugado em cima e em baixo:
Logo o lugar geométrico é:
c)
Fazemos as distâncias de até é 1. É fácil ver que o lado do triângulo vale pelo triângulo:
Logo e .
Logo, , então:
Chegando então em 2 valores de :
e
(Outro método)
A questão pode ser resolvida geometricamente:
Nota-se que o ângulo do triângulo retângulo é 45º e do triângulo equilátero é 60º
Obs: -
- Números complexos podem ser somados tal como valores e podem ser escritos em sua forma ângular:
14) (FUVEST – 2020 – 2 fase) É dada a função definida por para todo .
a) Apresente três valores para os quais .
b) Determine os valores para os quais
c) Determine os valores para os quais
1) Primeiramente vamos organizar .
2) Sabendo que , temos que:
3) Como , temos que
4) Como
a)
a.1) Temos que , logo
a.2) Desenvolvendo encontramos que
a.3) Como para , temos que
a.4) Com isso, temos as soluções gerais:
a.5) Como
b)
b.1) Para , temos que:
b.2) Considerando
b.3) Organizando:
b.4) Com isso, temos que:
b.5)
b.5.1)
b.5.2)
b.6) Logo, as soluções são
b.7) Como
c) Temos que .
c.1) Organizando:
c.2) Considerando
c.3) Expandindo os termos:
c.4) :
c.5) Simplificando:
c.6) Analisando os sinais:
c.7) Logo,
c.8) Com isso,
c.8.1)
c.8.2)
c.9) Logo,
c.10) Como
15) a) a medida de AB b) a medida de AW e AX; c) a área do trapézio delimitada pelo trapézio ABCD
- Uma circunferência S de centro O e raio 5;
- Quatro pontos X,Y,Z e W em S de tal forma que as retas tangentes a S nesses pontos formam um trapézio ABCD, como na figura;
- sen (BAW) = 3/5 e CD = 15.
a)
Chamando temos que , então usando a fórmula do arco metade temos AX = 15
Pela trigonometria do problema temos também que com isso temos BX = 5/3
Portanto
b)
Sabemos que por semelhança de triângulos, então podemos usar:
, então temos que
16) Um jogo educativo possui 16 peças nos formatos: círculo, triângulo, quadrado e estrela, e cada formato é apresentado em 4 cores: amarelo, branco, laranja e verde. Dois jogadores distribuem entre si quantidades iguais dessas peças, de forma aleatória. O conjunto de 8 peças que cada jogador recebe é chamado de coleção.
a) Quantas são as possíveis coleções que um jogador pode receber?
b) Qual é a probabilidade de que os dois jogadores recebam a mesma quantidade de peças amarelas?
c) A regra do jogo estabelece pontuações para as peças, da seguinte forma: círculo = 1 ponto, triângulo = 2 pontos, quadrado = 3 pontos e estrela = 4 pontos. Quantas são as possíveis coleções que valem 26 pontos ou mais?
a)
a.1) Temos 4 tipos de peças e cada uma com 4 cores. Logo, temos 16 peças no total e 2 jogadores.
a.2) Ao escolher a coleção de 1 jogador, a coleção do outro estará determinada.
a.3) Então escolheremos 8 de 16:
b.1) Percebe-se que cada jogador deve receber 2 peças amarelas.
b.1.1) Escolhendo as 2 amarelas há possibilidades.
b.1.2) Escolhendo as restantes há possibilidaes.
b.1.3) Logo, há
b.1.4) Logo,
b.1.5) Logo, a probabilidade é
b.1.6) Da mesma forma, a coleção da outra já fica determinada.
c)
c.1) Calcula-se primeiro a pontuação máxima de uma coleção sendo que:
círculo = 1 ponto, triângulo = 2 pontos, quadrado = 3 pontos e estrela = 4 pontos
c.2) A pontuação máxima será 4 * 4 + 4 * 3 = 28 pontos.
c.3) Logo, precisamos contar os casos para as pontuações 26, 27 e 28.
c.4) Para 26:
c.5) Para 27:
c.6) Para 28:
c.7) Testando as possibilidades é possível alcançar somente essas 5 soluções.
c.8) Como, em cada caso, cada peça pode ter 4 cores, é necessário, em cada caso, fazer a combinação das cores também.
c.9) Somando os valores para cada caso, temos:
17) O Floco de Neve de Koch (ou Estrela de Koch) é uma construção geométrica recursiva cujos primeiros passos se desenvolvem da seguinte forma:1
Os passos seguintes (Passo3, Passo4, Passo5, …) seguem o mesmo procedimento descrito no Passo1, em cada lado da figura obtida no passo anterior. Considerando os passos des critos e os próximos passos, responda:
a) Qual é o número de lados da figura no Passo 3?
b) Qual é o perímetro da figura no Passo 5?
c) A partir de qual Passo o número de lados da figura supera 6.000.000.000.000 (seistrilhões)?
Note e adote: |
1) Perceba que para o passo 0, temos 3 lados.
2) Perceba também que para o passo 1, temos 12 lados.
3) Perceba que o passo 2 possui 48 lados.
4) Com isso, podemos induzir que trata-se de uma PG com razão q=4
a)
a.1) Queremos encontrar o valor de (o número de lados no passo 3).
a.2) Com isso, podemos utilizar a fórmula de PG:
Logo, a figura no passo 3 terá 192 lados.
b)
b.1) Primeiramente temos que encontrar o valor de (o número de lados no passo 5).
b.2) Utilizando a fórmula de PG:
lados
b.3) Depois disso, precisamos encontrar o tamanho de cada lado.
b.6) Podemos perceber que também segue o estilo de uma PG, logo:
b.7) Com isso, o perímetro será
c)
c.1) Já utilizando a fórmula de PG elaborada nos passos anteriores, temos que
c.2) Dividindo ambos os lados por 12:
c.3)
c.3) Aplicando as propriedades do logaritmo:
c.4) Como
c.5) Como e
c.6) Como :
c.7) Desenvolvendo:
18) A figura apresenta uma parte de uma tabela na qual cada linha e cada coluna seguem de acordo com o padrão representado.111
Com relação a essa tabela de números:
a) Escolha um quadrado e, exibindo a soma de seus 9 números, verifique que o resultado é múltiplo de 9.
b) Um quadrado com 16 números tem por soma de todos esses números o valor de 1.056 (mil e cinquenta e seis). Descubra o menor número desse quadrado.
c) A soma de todos os números de um quadrado ݊݊, com menor número igual a 4, é de 108.000 (cento e oito mil). Qual é o valor de݊ ?
Observando a tabela podemos perceber que os números que compõem as linhas formam uma P.A. de razão 1 e os números que que compõem as colunas formam um P.A. de razão 7. Com base nisso, vamos resolver o que se pede:
a) Vamos pegar um quadrado arbitrário:
Somando os 9 termos:
Com isso, verificamos que a soma dos termos desse quadrado é um multiplo de 9.
b) Pegando um quadrado arbitrário:
Sabemos do item anterior a soma dos termos da tabela , então só precisamos somar os elementos da última linha e da última coluna:
Desse modo, o menor número do quadrado é 54.
c) Tomando um quadrado :
Agora vamos montar uma P.A. onde cada elemento será a soma dos números da linha do quadro:
Fazendo a soma dessa P.A.: