Os chamados “remédios homeopáticos” são produzidos seguindo a farmacotécnica homeopática, que se baseia em diluições sequenciais de determinados compostos naturais. A dosagem utilizada desses produtos é da ordem de poucos mL. Uma das técnicas de diluição homeopática é chamada de diluição centesimal (CH), ou seja, uma parte da solução é diluída em 99 partes de solvente e a solução resultante é homogeneizada (ver esquema). Alguns desses produtos homeopáticos são pro‐ duzidos com até 200 diluições centesimais sequenciais (200CH).
Considerando uma solução de partida de 100 mL com concentração 1 mol/L de princípio ativo, a partir de qual diluição centesimal a solução passa a não ter, em média, nem mesmo uma molécula do princípio ativo?
- A) 12ª diluição (12CH).
- B) 24ª diluição (24CH).
- C) 51ª diluição (51CH).
- D) 99ª diluição (99CH).
- E) 200ª diluição (200CH).
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
A cada diluição o número de moléculas do princípio ativo seria diminuído em 100 vezes, já que o processo trata-se de uma diluição centesimal.
A concentração é a razão entre a quantidade de matéria (em mol) e o volume:
A quantidade de matéria pode ser calculada pela multiplicação da concentração pelo volume:
O número de Avogadro relaciona a quantidade de partículas em 1mol de quantidade de matéria. Portanto, a solução de partida teria um número de moléculas iguais a:
Para saber o número de moléculas após cada diluição deve-se dividir o número de moléculas iniciais por 100 elevado ao número de diluições.
Se n = 11, ainda restariam 6 moléculas nesta diluiçã. Portanto n = 12 seria o número de diluições em que não haveria mais nenhuma molécula deste princípio ativo.
Deixe um comentário