(UECE 2015) “Os manguezais são formações florestais que ocorrem em áreas abrigadas do litoral tropical, no ponto de contato entre o continente e o mar (…). Embora sua área seja relativamente pequena, a interface entre o continente e o mar é um dos ambientes mais dinâmicos do planeta.”
Sobre o mangue, é correto afirmar que
- A) por demorar a reagir a mudanças no ambiente costeiro, os manguezais não são bons indicadores da dinâmica ambiental da área litorânea.
- B) a zona costeira, além de sofrer a variabilidade induzida por mudanças globais, é hoje a região de menor densidade populacional do planeta e hospeda pequena parte das áreas urbanas e regiões industriais.
- C) para se desenvolver em um ambiente tão dinâmico, os manguezais devem apresentar elevado grau de resiliência (capacidade de retomar rapidamente seu ponto de equilíbrio após um distúrbio), alterando sua distribuição e características estruturais de acordo com as feições do litoral e com as forças dominantes em um dado período.
- D) no Brasil, os manguezais ainda não estão sob a legislação federal e, portanto, não são considerados áreas de preservação permanente.
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
a) Incorreta. Manguezais são importantes indicadores de alterações ambientais nas regiões costeiras.
b) Incorreta. Aproximadamente 39 milhões de habitantes (23,43%) da população total do país residem na zona costeira, perfazendo uma densidade demográfica de 88 hab/km², portanto, bem superior à média nacional.
c) Correta. Sendo um ambiente muito dinâmico, que sofre constantemente com alterações de salinidade do solo, marés altas e baixas e solos muito úmidos, as espécies vegetais e animais presentes ali necessitam apresentam um alto grau de resiliência, podendo sobreviver em diferentes condições ambientais.
d) Incorreta. De acordo com o Código Florestal Brasileiro, os mangues são classificados como Áreas de Preservação Permanente (APPs) em toda a sua extensão. Por conta disso, a vegetação presente nos manguezais não pode ser suprimida, exceto em determinados casos específicos previstos nas próprias normas federais.
Deixe um comentário