As placas litosféricas podem ser de natureza oceânica ou, de uma forma mais comum, compostas por porções da crosta continental e da crosta oceânica. Analise as afirmações abaixo sobre essas placas, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As características das crostas continental e oceânica são bastante distintas quanto a suas composições química, litológica, morfológica e dinâmica.
( ) Os limites divergentes dessas placas são marcados por processos de intenso magmatismo. Nesses limites podem ocorrer fossas e províncias vulcânicas, como ocorrem na placa Pacífica.
( ) A crosta oceânica tem composição litológica mais homogênea do que a continental, sendo formada por rochas ígneas básicas que podem estar cobertas por camadas sedimentares.
( ) Quando placas oceânicas colidem, a mais antiga, mais densa, mais fria e mais espessa mergulha sob a outra em direção ao manto, carregando os sedimentos acumulados sobre ela.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) F, V, V, F.
- B) V, F, V, V.
- C) F, V, F, F.
- C)
- D) V, F, F, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra B)
[V] A crosta ou litosfera, camada mais externa da Terra, divide-se em Sial e Sima, constituídas respectivamente por rochas a base de silício e alumínio e, silício e magnésio, exemplo de como a composição da crosta continental e oceânica são distintas.
[F] A Placa Pacífica caracteriza-se por apresentar limite convergente e não divergente como afirma a alternativa.
[V] A crosta oceânica reveste-se de rochas sedimentares em razão de ser uma área rebaixada onde constantemente ocorre a deposição de detritos retirados de outras rochas.
[V] No processo de subducção, a placa mais antiga e mais densa mergulha no manto.
Deixe um comentário