Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Uece 2015) Atente para os excertos abaixo.

(1) “Seus defensores afirmam que as condições naturais especialmente as climáticas interferem na sua capacidade de progredir. Estabeleceu-se uma relação causal entre o comportamento humano e a natureza na qual tiveram esteio as teorias darwinistas sobre a sobrevivência e a adaptação dos indivíduos ao meio circundante.”

CORREA, R. L. Região e Organização Espacial, São Paulo: Ática, 2007.

(2) “Neste processo de trocas mútuas com a natureza, o homem transforma a matéria natural, cria formas sobre a superfície terrestre. Nesta concepção o homem é um ser ativo que sofre a influência do meio, porém que atua sobre este transformando-o.”

MORAES, A. C. R. Geografia: Pequena História Crítica. São Paulo: HUCITEC, 1986.

Os excertos acima estão relacionados às correntes do pensamento geográfico. Assim, pode-se afirmar corretamente que os excertos 1 e 2 representam respectivamente

Resposta:

A alternativa correta é letra C)

geografia crítica é a geografia pós década de 1970 que é uma reação a nova geografia, ou seja, a geografia quantitativa. E o texto 1 está longe de uma geografia que preza pelo estudos dos problemas sociais e da superação das desigualdades causadas pelo capitalismo.A geografia critica é a geografia de teorias pós modernas e ligadas ao marxismo moderno.

A geografia teórico-quantitativa é a chamada nova geografia surgida no início do século XX, em respostas as teorias como o determinismo e possibilismo do século XIX. A geografia quantitativa é a geografia que vai prezar pela presença de dados e estatísticas para estudar o espaço. No texto 2 não temos nenhuma referência aos dados e números.

Sobre o possibilismo, era uma transformação do determinismo, os geógrafos possibilistas diziam que não era o meio que determinava o ser humano e que por isso algumas sociedades eram superiores as outras, mas que o ser humano era influenciado pelo meio MAS que tinha a possibilidade de transformá-lo para poder se "desenvolver"

A geografia humanista é uma corrente da geografia que estuda os comportamentos e valores de uma sociedade em determinado espaço.

O determinismo é ligado ao darwinismo, da ideia de animais que sobrevivem são superiores, assim foi criado o determinismo para explicar o novo colonialismo no século XIX, dizendo que as sociedades africanas eram atrasadas e retrógradas, porque era o clima, e a geografia que determinava aquela sociedade que os europeus consideravam menores ou não desenvolvidas.

Portanto se repararem, no texto 1 " as condições naturais especialmente as climáticas interferem na sua capacidade de progredir" ou seja estamos falando sobre determinismo. e no texto 2 " Nesta concepção o homem é um ser ativo que sofre a influência do meio, porém que atua sobre este transformando-o. 

Assim, alternativa correta letra C

Monitor: Igor M. Moreira

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *