Prova de História da UECE 2015 Resolvida
1) (UECE – 2015) Há muito tempo o continente africano tem sido palco de conflitos violentos. Em Angola, o confronto envolveu organizações armadas que disputavam o poder desde a independência daquele país. Na República Democrática do Congo, as disputas envolveram o Estado e grupos armados; na Serra Leoa, a guerra civil durou de 1991 a 2002. Intermediários interessados na guerra, em alguns casos, a estimulam fornecendo armas e soldados; em outros casos, apoiam governos ou a guerrilha de oposição. Os produtos disputados pelo Estado e por grupos armados nesses três países Africanos são
- A) diamante e petróleo.
- B) defensivos agrícolas e gás natural.
- C) metais e produtos farmacêuticos.
- D) alimentos industrializados e tecidos.
A alternativa correta é letra A)
a) diamante e petróleo.
Correta. O continente africano contem muitas reservas de petróleo e minas de diamantes que são motivos de disputa entre grupos armados e o Estado nesses territórios.
b) defensivos agrícolas e gás natural.
Incorreto. Os produtos disputados pelo Estado e por grupos armados não são defensivos agrícolas e gás natural.
c) metais e produtos farmacêuticos.
Incorreto. Os produtos disputados pelo Estado e por grupos armados não são metais e produtos farmacêuticos.
d) alimentos industrializados e tecidos.
Incorreto. Os produtos disputados pelo Estado e por grupos armados não são alimentos industrializados e tecidos.
2) (UECE – 2015) A Constituição Republicana Brasileira de 1891, com influência positivista, provocou a separação entre a Igreja e o Estado, dando a este, pelo menos oficialmente, um caráter laico.
Observe as afirmações abaixo acerca da postura da Igreja Católica no que diz respeito a essa separação.
I. As tentativas da Igreja Católica objetivando recuperar seu espaço politico, principalmente, expressam-se durante toda a primeira república com bastante ênfase e, apesar do que dizia a Constituição, a “reação católica” direcionada pela cúpula eclesiástica foi uma constante nesse período.
II. A Igreja Católica tentou incorporar as “reivindicações católicas” na Reforma Constitucional de 1926, obtendo sucesso. E nesse mesmo ano, como expressão dessa vitória, cria, com o apoio de intelectuais católicos, a Liga Eleitoral Católica (LEC) objetivando uma intervenção mais direta nos rumos da sociedade brasileira.
Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que
- A) ambas são verdadeiras.
- B) I é verdadeira e II é falsa.
- C) I é falsa e II é verdadeira.
- D) ambas são falsas.
A alternativa correta é letra B)
I. As tentativas da Igreja Católica objetivando recuperar seu espaço politico, principalmente, expressam-se durante toda a primeira república com bastante ênfase e, apesar do que dizia a Constituição, a “reação católica” direcionada pela cúpula eclesiástica foi uma constante nesse período.
Verdadeira.
II. A Igreja Católica tentou incorporar as “reivindicações católicas” na Reforma Constitucional de 1926, obtendo sucesso. E nesse mesmo ano, como expressão dessa vitória, cria, com o apoio de intelectuais católicos, a Liga Eleitoral Católica (LEC) objetivando uma intervenção mais direta nos rumos da sociedade brasileira.
Falso. A Liga Eleitoral Católica (LEC) foi criada em 1932, e não em 1926.
3) (UECE – 2015) Dentre as afirmações a seguir, assinale aquela que está INCORRETA no que diz respeito à Confederação do Equador (1824).
- A) A Confederação do Equador estava afinada com os ideais de federação que serviram de base para a implantação da República dos Estados Unidos da América.
- B) A revolta começou com a exigência de que o Presidente da Província de Pernambuco, indicado por D. Pedro I, renunciasse ao cargo em favor do liberal Manuel de Carvalho Pais de Andrade.
- C) A Confederação do Equador uniu Pernambuco e as Províncias da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
- D) Cedendo as forças de repressão comandadas pelo Brigadeiro Francisco Lima e Silva, após cinco meses de resistência, os rebeldes se entregaram, sendo, por este motivo, anistiados.
A alternativa correta é letra D)
a) A Confederação do Equador estava afinada com os ideais de federação que serviram de base para a implantação da República dos Estados Unidos da América.
Correta.
b) A revolta começou com a exigência de que o Presidente da Província de Pernambuco, indicado por D. Pedro I, renunciasse ao cargo em favor do liberal Manuel de Carvalho Pais de Andrade.
Correta.
c) A Confederação do Equador uniu Pernambuco e as Províncias da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Correta.
d) Cedendo as forças de repressão comandadas pelo Brigadeiro Francisco Lima e Silva, após cinco meses de resistência, os rebeldes se entregaram, sendo, por este motivo, anistiados.
Incorreta. As discordâncias entre seus líderes fizeram com que o movimento se enfraquecesse, facilitando a vitória das tropas imperiais. Os revoltosos foram presos, condenados e alguns executados, como Frei Caneca.
4) (UECE – 2015) O calendário é um sistema muito antigo utilizado para registrar e medir o tempo e regulamentar os ritmos da vida humana. Nele temos a combinação de três elementos astronômicos: o dia, o mês e o ano. No decorrer da história ocidental houve dificuldades de combinar esses três elementos de modo satisfatório, resultando na elaboração de vários calendários. Atualmente está em vigor o calendário
- A) Juliano.
- B) Gregoriano.
- C) Hebraico.
- D) Metônico.
A alternativa correta é letra B)
a) Juliano.
Incorreta. Criado por Júlio César, até hoje ele é usado por cristãos ortodoxos.
b) Gregoriano.
Correta. Nota-se que em sociedades ocidentais, ou nas que colhem de sua influência, é utilizado o calendário gregoriano, que é o calendário solar para contagem dos anos, meses, semanas e dias e que tem como base as estações do ano. Foi um calendário criado na Europa em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII, e é o calendário que utilizamos atualmente, ou seja, possui 365 dias divididos em 12 meses, onde 4 meses possuem 30 dias (abril, junho, setembro e novembro) e 7 meses possuem 31 dias (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro).
c) Hebraico.
Incorreta. É um calendário utilizado dentro do judaísmo.
d) Metônico.
Incorreta. Este, é um ciclo temporal relacionado à astronomia.
5) (UECE – 2015) Os movimentos nacionalistas da Argélia nasceram no final da Primeira Guerra Mundial e apresentaram diversas soluções. Divididos entre extremistas defensores de um país muçulmano: aqueles a favor da total colaboração com os franceses e aqueles que aprovavam a ajuda da França desde que fossem reconhecidos plenos direitos políticos para os muçulmanos. Após anos de conflitos,
- A) a Argélia é proclamada independente em 1962, tornando-se um país que nasceu sob a marca de fortes contrastes entre os diferentes grupos de libertação.
- B) no ano de 1940, a França é derrotada pela Força de Libertação Nacional Argelina.
- C) em 1958, De Gaulle, defensor de uma “Argélia francesa”, concedeu autonomia e independência para aquele país.
- D) a França, para defender os seus interesses econômicos, sobretudo em relação ao Sahara, em 1961, fez um acordo de colaboração mútua.
A alternativa correta é letra A)
a) a Argélia é proclamada independente em 1962, tornando-se um país que nasceu sob a marca de fortes contrastes entre os diferentes grupos de libertação.
Correta.
b) no ano de 1940, a França é derrotada pela Força de Libertação Nacional Argelina.
Incorreto. A Frente de Libertação Nacional é um partido nacionalista argelino e foi criado em 1º de novembro de 1954 como uma fusão de pequenos partidos, com o objetivo de obter a independência da Argélia frente à França. Dessa forma, em 1940 ela ainda não existia.
c) em 1958, De Gaulle, defensor de uma “Argélia francesa”, concedeu autonomia e independência para aquele país.
Incorreto. A Argélia é proclamada independente em 1962.
d) a França, para defender os seus interesses econômicos, sobretudo em relação ao Sahara, em 1961, fez um acordo de colaboração mútua.
Incorreto. Esse acordo de colaboração mútua foi feito em 1962.
6) (UECE – 2015) Em 1909, em Portugal, vigorava o regime monárquico. A proclamação da República aconteceu no ano seguinte em 1910, quando rebeldes derrubaram o rei Manuel II. No decorrer de mais de uma década predominou a instabilidade, quando em 1926 instaurou-se a longa ditadura militar. Em 1932, assumiu o cargo de primeiro ministro e governou com punhos fortes e inspiração fascista
- A) Mario Alberto Nobre Lopes Soares cujo governo ficou conhecido como nobreza.
- B) Francisco Manuel L. de Sá Carneiro cujo governo ficou conhecido como cravismo.
- C) Pedro Manuel M. Passos Coelho cujo governo ficou conhecido como manuelismo.
- D) Antônio de Oliveira Salazar cujo governo ficou conhecido como salazarismo.
A alternativa correta é letra D)
None7) (UECE – 2015) Sobre a sociedade brasileira do período colonial, pode-se afirmar corretamente que
- A) buscava afirmar valores nativistas contestando a exploração colonial.
- B) era alicerçada em relações sociais que primavam por igualdade e fraternidade.
- C) baseava-se em relações sociais de cunho escravista e patriarcal.
- D) procurou imprimir uma nova dinâmica social que em nada lembrava a metrópole colonizadora.
A alternativa correta é letra C)
None8) (UECE – 2015) Acerca do projeto de expansão marítima dos portugueses, que resultou na chegada às terras americanas no século XVI, é INCORRETO afirmar que
- A) atendia aos interesses de diversos grupos sociais e instituições, visto que era oferecida uma saída para a retração econômica que Portugal vivenciava.
- B) recebeu o apoio financeiro da nobreza e da burguesia, interessadas na exploração de outras terras e na expansão do comércio.
- C) conquistou o apoio dos segmentos médios da sociedade portuguesa que, desejosos de encontrar novas fontes de renda, pretendiam mudar-se para as novas terras.
- D) recebeu o apoio da Igreja que sonhava em conquistar novos fieis e empreender seu trabalho de catequese em territórios virgens.
A alternativa correta é letra C)
None9) (UECE – 2015) “A primeira maneira de integrar-se é tornar-se cristão. Assim, no início do século X, o chefe normando Rollon aceita ser batizado. Ele muda de nome, adotando o de seu padrinho, Robert. Com ele, todos os guerreiros que o cercam mergulham nas águas do batismo. Por volta do ano 1000, o duque da Normandia chama um homem que sabia escrever bem o latim, formado nas melhores escolas – o portador da cultura carolíngia mais pura. Encomenda-lhe uma história dos normandos. Nela vemos como se deu a integração, ao menos, entre os aristocratas. Eles firmaram com as famílias dos países francos, casamentos que foram, com o cristianismo, o fator essencial do enfraquecimento das disparidades étnicas e culturais. Tornavam-se realmente participantes da comunidade do povo de Deus assim que começassem a compreender alguns rudimentos de latim e se pusessem a construir igrejas na tradição carolíngia.”
DUBY, G. Ano 1000, Ano 2000. Na pista de nossos medos.
Trad. Eugênio Michel da Silva e Maria Regina L. Borges-Osório. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
Segundo o texto de G. Duby, o batismo de Rollon é nitidamente
- A) um ato político.
- B) uma necessidade para o casamento.
- C) uma reivindicação de nacionalidade.
- D) um aprendizado da língua latina.
A alternativa correta é letra A)
a) um ato político.
Correta.
b) uma necessidade para o casamento.
Incorreta. O casamento em sí, representava um ato político capaz de permitir a interação entre os citados normandos e cristãos.
c) uma reivindicação de nacionalidade.
Incorreta. Esta não era o intuito básico da ação que promoveu o batismo.
d) um aprendizado da língua latina.
Incorreta. O interesse das partes envolvidas era a interação entre tais sociedades.
10) (UECE – 2015) No ano de 2006, os líderes religiosos, o Papa Católico Bento XVI e o Patriarca Ecumênico Ortodoxo Bartolomeu I, encontraram-se em Istambul, na Turquia. O encontro marcou a reaproximação entre Católicos e Ortodoxos, e renovou os compromissos em continuar o caminho da unidade dos cristãos e o diálogo entre ambas as religiões. A ruptura entre Católicos e Ortodoxos
- A) ocorreu em 330 com a transferência da capital do Império Romano para Constantinopla.
- B) foi conduzida pelo Imperador bizantino Justiniano, que governou entre 527 e 565.
- C) deu-se devido às desavenças entre católicos e o poder imperial, pela cobrança de indulgências.
- D) aconteceu em 1054 e ficou conhecida como Cisma do Oriente.
A alternativa correta é letra D)
None