(UECE – 2015) A descoberta do ouro no interior de Minas deslocou parte da população colonial do litoral para o interior. A região das minas foi ocupada por centenas de novos habitantes que careciam de tudo: alimentos, roupas, gado, cavalos, produtos europeus e muitos escravos para trabalhar nas minas. Atente para o que se diz acerca dessa que ficou conhecida como a “sociedade do ouro”.
I. A base da sociedade mineira eram os africanos escravizados, que constituíam boa parcela dessa sociedade. E, embora não representasse a maioria da população, seu trabalho era fundamental.
II. A atividade mineradora também deu origem a uma camada da sociedade que era extremamente pobre e que tinha sido atraída pela ilusão do ouro; era formada por escravos libertos e brancos pobres.
III. Havia uma camada média, composta principalmente de brancos, que incluía pequenos comerciantes, tropeiros e pequenos produtores de gêneros agrícolas.
Está correto o que se afirma em
- A) I, II e III.
- B) I e II apenas.
- C) II e III apenas.
- D) I e III apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
I. A base da sociedade mineira eram os africanos escravizados, que constituíam boa parcela dessa sociedade. E, embora não representasse a maioria da população, seu trabalho era fundamental.
Incorreta. O erro da afirmativa I está ao dizer que "a base da sociedade mineira eram os africanos escravizados". Neste período há a continuação da escravidão, entretanto, há o início das alforrias e o do movimento abolicionista; a maior parte da população era negra, contudo, não mais apenas negros escravizados. Além disso, há também a utilização da mão de obra de brancos pobres e indígenas. Ademais, há também a importância das atividades urbanas, do comércio e do surgimento de novas profissões. Os africanos escravizados sozinhos não compunham completamente a base da sociedade assim como foi no ciclo do açúcar.
Deixe um comentário